sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Quem é exú na umbanda??

Exú não é diabo.Exús na umbanda são entidades que mais se aproximam dos humanos encarnados.
Exú antes de ser um guia ou entidade,eram pessoas normais,alguns ligados à boemia outros eram médicos,advogados,muitos da nobreza e viraram exú por essa ter sido a forma escolhida para a evolução espiritual e expiação de suas falhas.
As pombas giras(exú mulher)eram em sua maioria mulheres boêmias,dançarinas,prostitutas,mulheres comuns...muitas até da alta sociedade ou nobreza.
Raras são as pombas giras que fogem a esse padrão...e o fato de terem sofrido tanto por amor muitas morreram e mataram por esse motivo são grandes facilitadoras e ajudam muito em casos de amor.
Maria Molambo por exemplo era rica,porém foi desprezada e expulsa de casa pela família se tornando então moradora de rua.
Muitas pombas giras também vieram da realeza...
O sincretismo com o diabo é porque esses espíritos muitos deles fizeram coisas ruins em vida.. e são vistos como ruins.
Um exú se é ruim e faz maldade ele simplesmente deixa de crescer e cumprir a missão para a qual foi designado.Exús e pombas giras que trabalham para o mal estão saindo da sua real missão,porém essa característica que os tornam entidades ambíguas e esse comportamento depende do médium.Existem entidades que não desenvolveram esse lado bom,e por isso não trabalham na umbanda,podem vir e conversar mas funcionam como uma entidade para proteger o médium em casos extremos.. pois não foram "doutrinadas"
Só existe uma Maria Padilha? Não...existem várias porem a Maria Padilha chefe de falange empresta seu nome a muitas outras.. da mesma falange.
Elas dão o nome da falange que pertencem..  pois a chefe da falange acredito que venha pouco em terra...ou quando vem é sempre para doutrinar...
No astral existem exús e pombas giras de várias falanges.. porém todas tem força e todos tem a missão de fazer a caridade...não se deve pedir o mal, para que essas entidades não deixem de evoluir e nos ajudar...
São próximas de nós pois conheceram o sexo, vício, bebida, mentira, traição... essa proximidade com as vicissitudes é que fez deles exú!


Renata da Cigana Morgana


9 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde
sou nossa na umbanda e descobri que minha moça não gosta do meu namorado e que ela está chateada comigo . o que posso fazer para ficar em sintonia com ela?

Renata De Almeida disse...

Descobriu como?Suas escolhas não podem ser feitas por entidade mas por você...
Se ela não gostou pergunte o porquê!Se ele te trai ou traiu;usa drogas ou é bandido ela pode até não gostar,pois espíritos que estão na terra cumprindo uma missão para melhorar e evoluir realmente não apreciam certos erros.
O primeiro passo é saber o porquê e seja oque for que ela diga amiga ainda assim você não precisa fazer nada,ela não vai interferir mas não conte com a ajuda dela para essa relação....
Antipatia de entidade por nada não existe...isso é coisa de nós,espíritos encarnados...

Anônimo disse...

Exu me contou , quando eu pergunto o pq eles não fala , dão risada dissem que com a lua eu vou descobrir, toda linda da direita fala que ele é um bom homem que não tem o pq ela nao gosta dele . Só que quando saimos e eu bebo , dou em cima de outros cara e brigo muito com meu namorado . Pra mim isso é tudo novo .
você me ajudou muito obrigada

Renata De Almeida disse...

Você dá em cima...não culpe sua entidade por isso...
Não beba se se comporta mal...

Anônimo disse...

Como faço pra falar c vc Renata ?

Renata De Almeida disse...

Boa noite!Me mande e mail rennattah@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oi Renata. Tudo bem? espero que sim. Renata há muito tempo procuro alguém que fale sobre o tema Exu e me ajude. Há alguns dias atrás fiquei sabendo que podemos cultuar nosso exu protetor, já que eu sou iniciante, fiquei sabendo através de búzios por uma consulta online o nome do meu exu protetor. Mas, não sei se é o certo mesmo. A minha dúvida é. Posso cultuar mesmo Exu ou preciso de um guia da umbanda para me ajudar? Outro detalhe é que não tenho lugar. Tem que ser em encruzilhada? Se for como faço porque não sei fazer o padê. Posso pedir para outra material. Quanto aos ingredientes que vou usar posso reutilizá-los? Copo, garrafas de cachaca ou wisky. Como faço o culto certo?

Renata De Almeida disse...

Exú é caminho!Ele é a entidade que trabalha conosco o tempo todo,é o guia que mais está ao nosso lado.
Você pode agradar esse exu se sentir se realmente é ele o seu.
Pode fazer bife no Dendê,colocar rodelas de cebola,padê,frutas,cachaça,charuto.
Pode ser num encruzo...com velas brancas ou vermelha e preta.
As segundas feiras você pode acender vela se não der para colocar agrado
Pode reutilizar sim,oque sobra e Dendê,cachaça...
Tem exú que come frango assado,
os malandros(que não são exú)comem churrasco,frios,você deve fazer um agrado para a Pomba Gira também.



Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.