terça-feira, 18 de outubro de 2016

A espirirualidade é um jardim...uma vez criado precisa ser cuidado!!

Eu digo e repito...se não tem intenção de ser um bom médium e cuidar da espiritualidade não coloque roupa no centro!
Tudo requer cuidado e a espiritualidade também....embora muitos discordem os guias cobram sim dos seus filhos a boa conduta.
Não adianta por mais evoluída que uma entidade seja se você falar em nome dela(fingir estar incorporado),através dela mentir e enganar perderá a essência da umbanda e é um caminho sem volta.
Se existe essa bagunça hoje é porque as pessoas acham que a entidade estará ali o tempo todo mesmo com seus erros..não!!
Só não é cobrado quem nada tem a oferecer,livre arbítrio temos para entrar e sair da religião...mas não para usar a religião para enganar,mentir e fazer mal!
Conheço pessoas que erraram com suas entidades,e pagaram o preço...
Não é uma involução do guia mas é a lei do retorno...faça o certo!!
Muitos dizem o contrário...muitos porque não sabem e muitos porque estão no terreiro só de enfeite...nem deviam estar pois sequer foram chamados pelos guias...
É importante distinguir missão de simpatia....pois há os que necessitam e esses,sem sombra de dúvida,não podem brincar com o sagrado.
São puros,evoluídos mas justos,muito...
 Essa cobrança não é morte ou desgraça,por favor...mas problemas e dificuldades que surgem pela sua displicência..
Ter uma entidade que deixa de ajudar já é uma cobrança...e dificilmente alguém vai acreditar em quem muito errou e mentiu!!
É mais sério do que se imagina...
Um forte abraço e axé!

sábado, 15 de outubro de 2016

Porque nem todos encontram o amor??

Infelizmente nem todos encontram aquele ser que nos completa...Oque vemos muito na religião umbanda são pessoas buscando feitiços e amarrações para o amor,desesperadas para prender um parceiro(a) como se isso fosse tudo na sua vida.
Muitos procuram as pombas giras com a finalidade de encontrar,amarrar ou saber sobre o amor porém nem todos têm esse destino....o de encontrar alguém especial e com ele ficar por toda a vida.
Muitos que não tem sorte no amor não o tem por um motivo muito simples....não tem que ter!Muitos tiveram em vidas anteriores vários amores e nunca valorizaram,hoje são pessoas que simplesmente vivem sofrendo decepções porque não tem vínculo com ninguém para resgatar.
Há os que estão satisfeitos com a solidão e não querem um parceiro ou parceira porque já viveram essa experiência e por sofrimento ou até por não terem gostado não tencionam repetir.
Oque essas pessoas vivem na verdade é o resultado ou resgate daquilo que elas já viveram em uma outra vida.Muitos encontram a sua alma gêmea e há os que não tem alma gêmea....assim como há os que tem almas gêmeas.
Mas oque é uma alma gêmea?
Alma gêmea é um espírito com o qual lidamos em uma outra vida,esse vínculo pode ter sido fraternal,maternal ou de amor porém algo não se completou ou são espíritos pares de toda a vida,espíritos que se tornaram dois e se completam e caminham juntos em todas as encarnações.
Por exemplo alguem que teve que optar entre dois amores terá duas almas gêmeas...e numa outra vida uma delas poderá vir como filho e a outra será marido ou esposa.Pode ser também que você não fique com sua alma gêmea,mas se a vir irá reconhecê-la.
O importante é entender que os encontros acontecem por obra do destino e não por acaso,sejam eles para sempre ou não eles fazem parte das necessidades de nossa alma,nunca substime nem desvalorize e aprenda a se conformar com as suas perdas e descobertas....pois nem todos têm um amor inesquecível ,reciproco e perfeito para viver nessa vida!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Oque é o sincretismo religioso?

O sincretismo em verdade é a forma que os escravos encontraram para louvar os seus orixás em dias de festas cristãs.
Se o dia era de um santo católico,os escravos comemoravam um orixá,com festa "enganando"os seus senhores e assim tornavam possível reverenciar os orixás.
O sincretismo hoje é mais comum na umbanda e em verdade inventam sincretismos que nunca existiram,pois N sra da Aparecida nunca foi sincretizada com Oxun...isso é novo e invenção.
No candomblé maio é o mês de Oxun,mês das mães.. já Xangô tem sincretismo com São Pedro,São João e São Jerônimo.
Com o sincretismo surgem certos erros como por exemplo confundir São Jorge com Ogun...
Aquele altar dos terreiros de umbanda nem tem porque existir pois ali estão santos e não Orixás...
 Você não precisa agradar os seus orixás seguindo essas datas...pois os orixás não as reconhecem.
São Cosme e São Damião são santos católicos porém o dia da festa de erê geralmente na umbanda é em 27 de Setembro.
Esse sincretismo nada tem haver com o tempo da escravidão mas com o costume de ligar as duas religiões...catolicismo e umbanda.
Iansã não é Santa Bárbara mas o sincretismo acontece por ser essa santa conhecida pelo poder de acalmar as tempestades...assim como a sra dos ventos..iansã!
Louve como achar melhor mas não esqueça a essência do seu orixá e da sua religião!!
Não precisamos mascarar nossa fé!
Um forte abraço e axé!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Quem é exú na umbanda??

Exú não é diabo.Exús na umbanda são entidades que mais se aproximam dos humanos encarnados.
Exú antes de ser um guia ou entidade,eram pessoas normais,alguns ligados à boemia outros eram médicos,advogados,muitos da nobreza e viraram exú por essa ter sido a forma escolhida para a evolução espiritual e expiação de suas falhas.
As pombas giras(exú mulher)eram em sua maioria mulheres boêmias,dançarinas,prostitutas,mulheres comuns...muitas até da alta sociedade ou nobreza.
Raras são as pombas giras que fogem a esse padrão...e o fato de terem sofrido tanto por amor muitas morreram e mataram por esse motivo são grandes facilitadoras e ajudam muito em casos de amor.
Maria Molambo por exemplo era rica,porém foi desprezada e expulsa de casa pela família se tornando então moradora de rua.
Muitas pombas giras também vieram da realeza...
O sincretismo com o diabo é porque esses espíritos muitos deles fizeram coisas ruins em vida.. e são vistos como ruins.
Um exú se é ruim e faz maldade ele simplesmente deixa de crescer e cumprir a missão para a qual foi designado.Exús e pombas giras que trabalham para o mal estão saindo da sua real missão,porém essa característica que os tornam entidades ambíguas e esse comportamento depende do médium.Existem entidades que não desenvolveram esse lado bom,e por isso não trabalham na umbanda,podem vir e conversar mas funcionam como uma entidade para proteger o médium em casos extremos.. pois não foram "doutrinadas"
Só existe uma Maria Padilha? Não...existem várias porem a Maria Padilha chefe de falange empresta seu nome a muitas outras.. da mesma falange.
Elas dão o nome da falange que pertencem..  pois a chefe da falange acredito que venha pouco em terra...ou quando vem é sempre para doutrinar...
No astral existem exús e pombas giras de várias falanges.. porém todas tem força e todos tem a missão de fazer a caridade...não se deve pedir o mal, para que essas entidades não deixem de evoluir e nos ajudar...
São próximas de nós pois conheceram o sexo, vício, bebida, mentira, traição... essa proximidade com as vicissitudes é que fez deles exú!


Renata da Cigana Morgana