quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A VAIDADE QUE NOS AFASTA DO SAGRADO


    Responda por favor:ao chegar em uma casa de santo em que você repara primeiro?Nas pessoas,nas roupas ou no local em si?
    A maioria com certeza,repara no local.Não falo em limpeza,falo em luxo.Pois riqueza e limpeza são conceitos diferentes.
    Muitas pessoas ao achar o luxo mais importante acabam se iludindo e sendo enganadas em casas que têm sim,luxo,porém,o "axé",a força espiritual,infelizmente não possuem.
 Luxo não é necessário nem na umbanda ou no candomblé,pois nem todos podem ter uma casa rica e luxuosa,mas muitas vezes em um fundo de quintal encontramos uma entidade de muita luz,e através dela obtemos a ajuda que necessitamos.
 Importante não é a roupa das entidades ou a riqueza do local,e sim a força que existe.
 Pois infelizmente muitos pais e mães de santo possuem casas tão ricas que nem parecem casas de santo,e os orixás e guias também deixam a desejar,não no luxo,mas no próprio axé.
 Ter uma casa bonita e rica com certeza não é proibido,mas fazer disso o mais importante,esquecendo que orixá é pobre,simples e puro,não.Não queira fazer do seu barracão um castelo,pois orixá não precisa disso,e se é para encher os olhos dos que lá vão,pior ainda.Dê sim,à medida em que recebe,porém não exagere pois a vaidade acaba muitas vezes nos afastando do sagrado.
 Existem muitas pessoas que  só valorizam uma casa se todos os seus frequentadores tiverem um alto poder aquisitivo,se o pai de santo sair em jornais e revistas,e têm a falsa ilusão de que irão conquistar os mesmos bens que outrem.
 Conheci uma pessoa que pagou 5.000,00 por um trabalho,mas na verdade não foi pelo pai de santo,mas pelo lugar,acreditando que para cobrar tal valor realmente o trabalho daria resultado.Claro,ela não só foi ingênua como se deixou levar pela vaidade.
 Ser conhecido não significa ser bom,ter uma casa maravilhosa não significa ter axé.
 Claro que as pessoas precisam ter uma "casa"para iniciar um iaô,mas não precisa ter nome em revistas,jornais e uma mansão.Isso é uma ilusão que com o tempo você acaba descobrindo que não quer dizer nada.
 Muitas pessoas obtém ganhos materiais  por merecimento,trabalhando direito e realmente oferecendo todos os seus ganhos à melhora do centro e aos orixás e guias.Estão certos,não condeno.Mas muitos constroem seus castelos enganando pessoas leigas,cobrando valores exorbitantes e nem sequer resolvendo seus problemas.Por isso,não se deixe levar pelas aparências.
 Adoro colocar roupas bonitas na minha cigana,e fico triste quando vejo pessoas sem a menor vontade de embelezar os seus guias,porém não é a roupa que faz a entidade,minha cigana já vestiu saia e blusa de cetim,e continuou bela,pois quem tem fé e ama a religião sabe enxergar a entidade que existe além de qualquer brocado.
 Dê ao seu guia oque você puder,nunca se envergonhe,e se a casa é do tipo "aqui o orixá só sai assim e assado,pense bem se é oque você procura,pois cada um dá aquilo que pode.
 Como diz um velho ditado,nem tudo que reluz é ouro,vi um Ogun muito lindo vestido só de lese e mariô.Orixá não é só oque se vê,mas oque se sente...
 Você pode sim entrar em uma casa simples,com pessoas simples e lá encontrar axé.Pois já fui muito ajudada por pessoas humildes por isso nunca "pré" julgo um local.
 Há muitos anos atrás fui em uma gira de malandro em um morro em Niterói,e vi lá um malandro verdadeiro,quando em casas de nome muitas vezes só vi uma pessoa vestida de malandro,mas o malandro mesmo...
 Lembre-se que nem tudo que reluz é ouro.Cobrar altos valores nos trabalhos não significa que por isso o trabalho é mais forte,aquele que se afasta da caridade muitas vezes se afasta também da verdade.

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana

Nenhum comentário: