quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A responsabilidade de ser pai ou mãe de santo.

Há pessoas que têm a ilusão que para ser pai ou mãe de santo basta ter um cargo, outros nem se valem de cargo e acham que basta fazer a obrigação do sétimo ano(quando se tornará uma ebame)para abrir um terreiro. Infelizmente o que mais se vê por aí são pessoas que tem sim o cargo e abrem um terreiro, porém não estão preparadas para exercer tão importante função,e acabam se perdendo e fazendo com que muitos também se percam. Quando você se torna uma yalorixá ou babalorixá você passa a ser responsável pelos orixás e também pela vida dos seus filhos,pois a cada problema ou dúvida é na casa de santo que um filho procura resposta. Por desilusão com casas de santo mal administradas,muitas pessoas abandonam a religião e não querem nunca mais saber,pois a decepção faz com que desistam e sigam outro caminho. Não basta cuidar do orixá,é preciso cuidar também da pessoa,pois todo babalorixá e yalorixá também precisa ser um pouco psicólogo para poder acolher e aconselhar os seus filhos.Precisa aprender a lidar com os defeitos e qualidades de cada um,pois os filhos de santo precisam sim servir,mas é ao ORIXÁ. Conhecimento,postura,humildade e desprendimento,sem essas características não é possível chefiar um terreiro,seja ele de umbanda ou de candomblé,pois quando a vaidade chega o espiritual acaba dando lugar ao interesse,à ganância e é por esse motivo que tantas pessoas abandonam a religião,pois depois que ingressam na casa,percebem que toda aquela atenção,carinho e cuidado deixa de existir,o que causa grande decepção. Por desilusão com casas de santo mal administradas ,muitas pessoas abandonam a religião e não querem mais saber,pois a decepção faz com que desistam e sigam outro caminho. Costumo dizer que o orixá é puro,e nem todos estão preparados para lidar com essa pureza,muitos se valem de cargo,tempo de santo e conhecimento para humilhar e destratar as pessoas da casa.Esquecem que também já foram iaôs,abiãs e também já precisaram de uma ajuda para tirar dúvidas e também para aprender e pagar as suas obrigações. É muito comum fazer o santo com uma pessoa,e dar obrigação com outra,pois há yalorixás e babalorixás,que não sabem dar a assistência necessária para os seus filhos,e por não ter o conhecimento necessário”BRINCAM” com a cabeça do yaô,fazendo coisas erradas e prejudicando ao invés de ajudar. Existem muitos pais e mães de santo que parecem artistas,costumam deixar as pessoas esperando para falar com os mesmos por horas e nunca podem atender um filho,a menos que tenham algo a receber em troca Procure sempre casas sérias,que realmente honrem a religião,porém não se humilhe para ninguém,respeite a hierarquia e as regras da casa,isso é primordial,mas não se esqueça que tratar bem e respeitar também é um dever

22 comentários:

Unknown disse...

MUITO BEM COLOCADO ESSE TEXTO.
EU ABANDONEI A RELIGIÃO,DESDE QUANDO MINHA MÃE DE SANTO E SANGUE DESENCARNOU,POR PROCURAR UMA CASA SÉRIA E SÓ ENCONTRAR MARMOTICES,INTERESSES MATERIAIS E MUITA MISTIFICAÇÃO.
E POR NÃO ME ACHAR EM CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS, NÃO ME SENTIR PREPARADO
COMO SE DEVA E SER MUITO NOVO NA ÉPOCA,NÃO QUIS CONTINUAR DIRIGINDO O TERREIRO DA MINHA MÃE.

Renata De Almeida disse...

Nossa que pena!Todos devíamos ficar na religião e nunca nos afastar,mas infelizmente está difícil encontrar pessoas sérias,pensam que é um comércio.
Não desista,você abandonou a religião mas a religião não te abandonou.
Pense nisso,o seu orixá é muito maior do que a fraqueza das pessoas.

Tenha fé!

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana

obs.sinto oxalá e oxossi presentes demais na sua vida.

Anônimo disse...

Como é difícil encontrar um lugar sério e pessoas confiáveis. Parece que não entendem o significado das palavras amor e caridade. Fico pensando, se na hierarquia os que estão acima de nós tem atitudes ridículas, devo mesmo confiar nessas pessoas para me desenvolver? Parece que não sou aceita por eles, panelas, protegidos ... Estou decepcionada demais.
Coração apertado!!!

Renata De Almeida disse...

Infelizmente você tem razão,as pessoas não estão preparadas para assumir determinada função mas o fazem.O ser humano é falho,por isso temos que fazer um pouco de vista Grossa.
Vá as sessões,desenvolva,mas só guarde oque for bom.
Se precisar,pode me perguntar que lhe dou auxílio eu mesma nunca consegui ficar muito tempo em um centro muita coisa errada.
O bom é que já comecei a trabalhar recebendo os guias,e não precisei ficar em um lugar desenvolvendo

Um forte abraço e axé!
Renata da Cigana Morgana

jaqueline bovie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jaqueline bovie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jaqueline bovie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

tem uma mãe de santo otima e seria se aguem precisar de ajuda entre em contato com nilfreitas_83@hotmail.com

Renata De Almeida disse...

Mas ela é do Rio de Janeiro?É bom saber,pois está difícil mesmo!

Feiticeira do Amor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Feiticeira do Amor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Feiticeira do Amor disse...

Entra em contato com o meu email cassia_oliveira@hotmail.co.uk

Feiticeira do Amor disse...

Entra em contato com o meu email cassia_oliveira@hotmail.co.uk

Feiticeira do Amor disse...

Entra em contato com o email cassia_oliveiras hotmail.co.UK

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu quero a sua opinioes sim voce sabe di uma simpatia que fassa uma pessoa ficar cergo aos poucos

Unknown disse...

Parce que vc leu minha história... até chorei....

Renata De Almeida disse...

Que oxun lhe abençoe!!Fé e axé!!

Renata De Almeida disse...

Que oxun lhe abençoe!!Fé e axé!!

Anônimo disse...

Estou fazendo um importante trabalho de um curso relacionado a esta temática, que tem tufo haver com esta cultura religiosa, como posso entrar em contato com um de vcs.
Meu contato se possível comunique se com migo.
marianamonteiro195@gmail.com

Anônimo disse...

Nós últimos dias estou muito triste com a forma q estou sendo tratada ... fofocas e intrigas.. que a ya aceita e nunca escuta minha parte.. gente entrando na minha casa as escondidas para ouvir minha vida e levar para a ya.. são tantas dores q me pergunto .. será esse meu caminho? Espero em meu pai uma solução .. ou uma conduta cobdizente da ya.. sentindo me em pedaços

Renata De Almeida disse...

Infelizmente a fofoca pode acontecer onde há muitas pessoas mas se ela permanece é sem duvida culpa da sua mãe de santo.Já conheci nãouma mas várias mães de santo que tem alguém como um espião no terreiro,e se levam para ela ela também deve falar da vida dos filhos de uns para outros,oque é anti érico.
Oque afasta as pessoas do candomblé do écessa postura das pessoas nunca dos orixás mas você deve conversar com ela sim pois para existir isso ela permite.