domingo, 5 de agosto de 2012

A importância da gratidão

"A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você...
(Wikipédia)
Deveria  ser algo automático,ou seja,se eu te faço o bem,você me retribui da mesma forma ,porém  não é assim.E ao invés da reciproca acabamos tendo como retorno a temida ingratidão,e sofrendo a ponto de muitas vezes nunca mais ajudarmos alguém.
.Minha mãe costuma dizer que dinheiro se paga,mas favor não pagamos nunca.Isso é verdade,pois quando alguém nos favorece em algo,geralmente ficamos tão agradecidos que acabamos querendo retribuir,e dependendo do gesto achamos que nada que fizermos será suficiente para pagar aquele favor.
Pessoas ingratas não pensam assim e  nunca retribuem,pelo contrário, muitas vezes sequer mencionam a palavra mágica:"obrigada"
Tem um ditado que diz que quem ganha oque não merece raramente agradece oque ganha,isso significa  que nem todos  merecem os nossos favores por isso é preciso selecionar melhor as pessoas que ajudamos,pensar se aquela pessoa realmente merece a nossa ajuda naquele momento.Pois em verdade, existem certas adversidades que são necessárias para o nosso aprendizado,e necessitamos passar por aquilo para aprender e evoluir.
A ingratidão dói,machuca,mas mesmo assim não devemos desistir de sermos bons,pois a retribuição virá. Cada vez que você faz algo de bom por alguém, o universo   cria uma dívida com você,e seu  gesto será retribuído de forma inesperada.Quem dá recebe,esse é um princípio forte e verdadeiro,e aquele que é ingrato em algum momento também será vítima dela e verá o quanto dói.
Faça uma análise das suas atitudes e veja se você foi ou está sendo ingrato com alguém,nunca é tarde para retribuir um favor ou se desculpar,pois enquanto estivermos encarnados nessa terra,nunca saberemos de quem iremos precisar,e nem quando...

Um forte abraço e axé!

Nenhum comentário: