sábado, 25 de agosto de 2012

A iniciação no candomblé.


Como acontece a iniciação no candomblé?

O primeiro contato com o candomblé, é feito através de uma consulta ao jogo de búzios,o oráculo dos orixás.É através do jogo que o consulente fica sabendo qual é o seu orixá de cabeça,e quais são as obrigações espirituais que necessita.
Geralmente o jogo de búzios é procurado quando a pessoa está passando por um problema, seja ele material ou espiritual ,e através do jogo as pessoas buscam respostas.Muitas vezes um simples ebó já resolve,mas há casos mais complexos onde a feitura se faz necessária.
Se o jogo indicar a necessidade de se fazer uma obrigação ,a mãe de santo então elabora uma lista,e em posse dessa lista o futuro Yaô (iniciado)irá começar a sua caminhada rumo à feitura do seu orixá.
Geralmente antes da feitura é feito um bori ,e o futuro iniciado torna-se então um abiã. Porém há casos que o bori somente não resolve, e a feitura se faz necessária.
O chamado do orixá ,ou seja,a forma que ele vai cobrar a feitura, varia muito.Há pessoas que adoecem,outras começam a ter problemas inexplicáveis na família,ou no trabalho,e em muitos casos as pessoas bolam.Bolar é uma espécie de desmaio,onde o orixá se faz presente e dessa forma avisa que quer a obrigação.
Todos têm um orixá,mas nem todos têm a necessidade de fazer o orixá.Se essa necessidade existir,você receberá os sinais,e o seu orixá irá lhe direcionar para esse caminho.
Conheci pessoas que dormiam o dia todo,outras que sentiam uma dor de cabeça insuportável,outras que bolavam e muitas,como eu mesma,que adoeceram.Cada pessoa tem uma estória,e cada um recebe esse aviso de uma forma diferente.
Enfim é um momento de muita responsabilidade, pois ao fazer o orixá você vai passar a pertencer a uma casa de santo, e dentro dela terá várias obrigações a desempenhar ,participando de festas,obrigações e dos preceitos da casa.Também cuidando do seu orixá,que estará representado através de assentamentos que variam de acordo com o orixá.
Difícil é encontrar um lugar para dar a sua cabeça, pois hoje existem tantas pessoas que não estão preparadas, mas que mesmo assim tem casa aberta,que você pode acabar se decepcionando e não alcançando o objetivo desejado.
O importante é procurar casas sérias,de preferência sendo levado por alguém de confiança,para que não se decepcione e acabe interrompendo a sua caminhada dentro da religião.É comum pessoas se afastarem do candomblé por trabalhos feitos errados,e também por não terem encontrado o que realmente procuravam:seriedade e verdade.
A feitura é algo muito sério,que requer muita responsabilidade e necessidade,pois não basta querer ser feito,é preciso existir a necessidade da feitura.Quando chega esse momento o orixá direciona para o caminho,cabe a você saber identificar esse momento, e fazer dele  algo único e especial.

Um forte abraço e axé!
Renata da Cigana Morgana. 

69 comentários:

Lilian disse...

OI Renata! me iniciei agora no candomblé. vi que vc tb e que vc trabalha com o povo cigano. gostaria de saber se é verdade que após a iniciação no candomble o povo cigano não incorpora mais por conta do ejé...

Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata De Almeida disse...

Bom dia,parabéns e axé!Nada haver,em verdade ficamos um tempo sem receber que é o período do kelê,e depois tudo volta ao normal.O ejé foi pro orixá,não para você ou ela!
Só não dê ejé para ela;nunca!
Beijos

Unknown disse...

Olá Renata, comecei a frequentar um terreiro de candomblé no inicio desse ano, que hoje é a minha casa. Ia em festas de santo e passava muito mal a ponto de quase virar,meu pai de santo falava que era necessário fazer meu santo já que passava muito mal.Mas minha família não aceita muito, e como ainda sou de menor preciso da autorização de minha mãe,então ela me exigiu que iria fazer santo só nos 18 anos. Com o passar do tempo fiquei doente, fui ao psicólogo e me disseram que estava com sintomas de síndrome do panico,passou uma semana e não sinto as mesmas coisas de antes, apenas muita fraqueza na cabeca e as vezes sinto que vou desmaiar e meu corpo dormece. Meu pai de santo disse que é a cobrança do orixá. E tenho uma duvida ainda, será possível a cobrança do orixá ter me causado síndrome do pânico?

Unknown disse...

Olá Renata, comecei a frequentar um terreiro de candomblé no inicio desse ano, que hoje é a minha casa. Ia em festas de santo e passava muito mal a ponto de quase virar,meu pai de santo falava que era necessário fazer meu santo já que passava muito mal.Mas minha família não aceita muito, e como ainda sou de menor preciso da autorização de minha mãe,então ela me exigiu que iria fazer santo só nos 18 anos. Com o passar do tempo fiquei doente, fui ao psicólogo e me disseram que estava com sintomas de síndrome do panico,passou uma semana e não sinto as mesmas coisas de antes, apenas muita fraqueza na cabeca e as vezes sinto que vou desmaiar e meu corpo dormece. Meu pai de santo disse que é a cobrança do orixá. E tenho uma duvida ainda, será possível a cobrança do orixá ter me causado síndrome do pânico?

Unknown disse...

Olá Renata, comecei a frequentar um terreiro de candomblé no inicio desse ano, que hoje é a minha casa. Ia em festas de santo e passava muito mal a ponto de quase virar,meu pai de santo falava que era necessário fazer meu santo já que passava muito mal.Mas minha família não aceita muito, e como ainda sou de menor preciso da autorização de minha mãe,então ela me exigiu que iria fazer santo só nos 18 anos. Com o passar do tempo fiquei doente, fui ao psicólogo e me disseram que estava com sintomas de síndrome do panico,passou uma semana e não sinto as mesmas coisas de antes, apenas muita fraqueza na cabeca e as vezes sinto que vou desmaiar e meu corpo dormece. Meu pai de santo disse que é a cobrança do orixá. E tenho uma duvida ainda, será possível a cobrança do orixá ter me causado síndrome do pânico?

Renata De Almeida disse...

Você nem imagina oque a cobrança é capaz de fazer...conheço pessoas...vivi isso comigo aos 17 anos quando fui cobrada,e com meu filho que raspou há 3 anos atrás com 6 anos!
É sim o orixá,o ideal é você fazer pelo menos um bori,para fortalecer seu ori.Oque você tem não é síndrome nenhuma,é espiritual.
Acenda seu anjo de guarda sempre!Mas antes de raspar jogue em mais de um local.Muitas pessoas fazendo santo errado por aí.
Um forte abraço e axé!

Renata De Almeida disse...

Você nem imagina oque a cobrança é capaz de fazer...conheço pessoas...vivi isso comigo aos 17 anos quando fui cobrada,e com meu filho que raspou há 3 anos atrás com 6 anos!
É sim o orixá,o ideal é você fazer pelo menos um bori,para fortalecer seu ori.Oque você tem não é síndrome nenhuma,é espiritual.
Acenda seu anjo de guarda sempre!Mas antes de raspar jogue em mais de um local.Muitas pessoas fazendo santo errado por aí.
Um forte abraço e axé!

Anônimo disse...

Olá,
Preciso de ajuda.
Estava com muitos problemas de saúde que me obrigou a buscar uma casa de Candomblé. Fui a vários casas e fiz tudo que mandaram. Na última assentei o povo de rua e por fim fiz um Bori, sempre acreditando que ia melhorar. Não só não melhorei dos meus problemas de saúde, como agora sinto uma fraqueza inexplicável, um desanimo horroroso que não permite nem fazer um arroz. Tem dia que não consigo segurar um copo de água para beber. Isto já estar começando a afetar o meu trabalho. Nem força para digitar eu tenho, tem outra pessoa fazendo por mim. Quando falo com o zelador escuto as desculpas mais absurdas possível e tudo continua sem explicação e eu passando mal cada vez mais. Se puder me indique uma casa séria por favor.
OBRIGADA

Renata De Almeida disse...

Se você não tem nada de saude realmente era para estar bem!
Pode ser que não estejam agradano o orixá correto...
Você é de que orixá e é de onde?
Faz uma canjica tome banho com folha de algodoeiro e ofereça a canjica para oxalá...peça misericórdia!
Durma com a cabeça em direção a essa canjica.
Você mora aonde?

Anônimo disse...

Olá Renata,
Boa noite obrigada por responder minhas dúvidas.Desde os 14 anos eu viro na Oxum, só que só agora é que sei disso, antes não sabia o que acontecia, minha mãe me explicava umas desculpas estranhas, foi somente quando estava no hospital no período que veio a falecer é que ela me contou que eu fui"batizada" na Umbanda,pois quase morri aos 9 meses de idade, só que a descrição da cerimônia, o fato de ter ficado dentro do quarto por 3 dias e da pessoa que fez na época era do candomblé, tenho minhas dúvidas se não foi um bori que fizeram em mim.Até os 14 anos fui proibida de cortar os cabelos,e comecei a virar na Oxum,segundo minha mãe eu deveria ter feito o santo aos 14 anos.com medo ela não fez nem nunca me contou nada.minha vida sempre foi muto difícil,por motivo de saúde novamente fui procurar o candomblé como já falei, só que dizem que sou de vários orixás, quase nunca da Oxum.Neste local onde vou agora disse que eu era de Oxum com Oxalufã ,mas que ele é que estaria na frente.fiz canjica,tomei banho com ela, e dormi quase 2 dias, depois do bori como já disse,comecei a passar mal,qto mais chamava por Oxalá pior ficava , e teve um dia que quase desmaiei, aí me veio na cabeça pedir Agô para Oxum, estava no trabalho sem força quase desmaiando,pedi ao meu marido para comprar um quindim , colocar um copo de água e acender uma vela amarela.não sei se foi coincidência, mas melhorei rápido,passei da água para o vinho só que falei com o zelador e ele disse que não tem nada disso .Que sou de Oxalufâ e pronto.me mandou acender uma vela de 7 dias nos igbás eu acendi para Oxalá tb e já saí do barracão passando mal.Por isso queria outra opinião. moro no Rj no Cachambi, mas vou a qualquer lugar pois não aguento mais passar mal, preciso trabalhar , cuidar da minha casa, da minha vida.Não aguento ficar como um zumbi,sem conseguir comer,com dores insuportáveis no corpo, corpo pesado jogada na cama sem forças.Meu Bori foi feito em 3 horas, numa 4af, e assentaram 6 Orixás dentre eles Bará, Oxalá, Oxum ,Ogum, Oyá, Yemanjá, no dia seguinte fui trabalhar e meu preceito cumprido por 7 dias conforme orientado.
Mais um vez obrigada pela ajuda.

Renata De Almeida disse...

Quero e vou te ajudar!Conheço uma mãe de santo de candomblé que raspou meu bem mais precioso:meu filho...e com 6 anos.Hoje ele tem 11
Me manda um e mail e te dou meu zap rennattah@yahoo.com.br

Renata De Almeida disse...

Se você passa mal quando agrada o orixá que ele diz ser seu tem algo muito errado.

Anônimo disse...

Embora não tenha muito conhecimento também concordo.
Acho que nenhum Orixá que penso ser uma força tão superior e pura, não castiga seu filho.
Agradeço muito sua ajuda.
Manteremos contato.
Um grande abraço e te desejo sinceramente tudo de MUITO BOM!!!a você e sua família.

Anônimo disse...

Ola, tenho uma dúvida, sou abiã, frequento a muitos anos uma casa de candomblé de Angola e já quase fui iniciada, estava com práticamente tudo comprado para a iniciação mas uma pessoa que não gostava de mim inventou umas mentiras para a minha mãe de santo que é a minha sogra e ela acreditou sendo assim sai da Ilê e eventualmente do candomblé, pouco depois me batizei na igreja evangélica, queimei e joguei tudo o que tinha comprado para a feitura, mas tbm não fiquei muito tempo na igreja e o destino me uniu novamente ao filho dá minha ex mãe de santo e voltei novamente a frequentar sua casa, estou comprando as coisas novamente para a minha iniciação, quando estou dando andamento nas coisas eu sou uma outra pessoa, fico mais calma, mais feliz, mais tranquila, mas se paro de comprar as coisas para a minha feitura eu mudo completamente meu comportamento, sou agressiva, estressada e muito chorona, vivo chorando do nada só de lembrar dá minha orixá de cabeça que é yansa, inclusive ela tem se manifestado nas festa que vai chorando, ela vira, dança no barracão mais fica o tempo todo chorando, o que vc me diz sobre tudo isso?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se mesmo o orixá pedir minha feitura e eu não quiser eu posso continua na casa que freguento a 30 anos assistindo?

Renata De Almeida disse...

Estranho...Como você vai se 30 anos e não aceita o chamado do orixá?
Estranho demais...
E quer continuar indo?Vai se sentir mal pois é oque ocorre quando há cobrança

Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata De Almeida disse...

Quem chora é vocêou ela?
Você tem magoa ainda dessa sogra
Na verdade nem virar esse orixá devia,muito menos dançar.
Você é instável pois queimar coisas de orixá é o pior que se pode fazer,mostra não ter amor já que o fogo destrói.
Se ela acreditou em mentiras uma vez pode acontecer de novo,e a fé e amor pelo orixá precisa ser verdadeira,virou evangélica já mostra estar confusa...
Se você compra e para por não ter dinheiro tudo bem mas se o faz porque tem dúvida por favor...Não faça nada com dúvidas.
Se está nervosa assim agrade oxalá e faça um bori mas jogue em outra casa.

Anônimo disse...

Bom dia, não frequento uma casa de umbanda específica, mas uma mãe de Santo que vou fez um trabalho para levantar meu anjo e me disse que minha mãe iemanjá está fazendo cobrança, gostaria de saber se tenho que fazer logo, e como posso ter certeza que ela realmente apareceu agora?

Renata De Almeida disse...

O ideal é você fazer um jogo sem falar nada na mesa de jogo,uma pessoa desconhecida e confirmar.
Mesmo assim eu te oriento a agradar yemanja,fazendo uma canjica,refoga com cebola azeite e camarão.Coa essa canjica.
Ofereça essa comida e converse com o seu orixá.Acenda uma vela de 7 dias...pode fazer em casa e despachar após 3 dias.
Sinto uma cobrança em você,do nada estão surgindo problemas e um pouco de nervosismo,inquietação.
Pode sim ser cobrança dela.
Sente dores de cabeça?

Anônimo disse...

Sinto dores de cabeça quase todos os dias, fora o cansaço sem motivos.. E sim anda aparecendo vários problemas, como se nada desse certo..

Anônimo disse...

Quero muito fazer um jogo, mas devido há experiências passadas, tenho dificuldade em achar alguém que realmente seja de confiança, então fico meio perdida rs

Anônimo disse...

Olá
Há alguns meses atrás eu estava passando por problemas de Durante o sono eu sentir alguém me inforcando e eu ficava imobilizada. Eu Ficava gaguejando até conseguir chamar por Jesus Cristo . Era sempre assim, só me soltavam quando eu chamava por Jesus.
As vezes acordava no meio da noite e via uma sombra de uma figura masculina deitada comigo mas eu não conseguia ver o rosto e quando ia embora eu ouvia barulho de morcegos.
Porém teve uma vez a tarde que eu tava deitada ne uma rede perto da entrada do fundo da minha casa e vi uma mulher , mas só conseguia ver do pescoço pra baixo e ela entrava na minha casa, não era um sonho, era real eu sentir o vento da saia dela quando ela passou por mim.
E meu namorado que mora em outro bairro começou a sentir coisas estranhas também, acordou no meio da noite e não conseguia se mecher, e em outra vez ele acha q viu algo no quarto.
Eu fui criada na igreja católica, quando criança eu ganhei uma santa(Santa Terezinha). Então Quando esses fatos começaram a acontecer eu sempre tinha pesadelos e né um deles foi muito real, eu estava em um quarto de vidro fumê e sentia presença de mais alguém nesse quarto mais não via, e esse alguém queria quebrar minha santa, ela tava do lado de Jesus Cristo. Mais era só essa santa que queriam quebrar.
Me ensinaram a fazer boneca de sal grosso pra eu dormir com ela. Comecei a botar sal grosso pra todo lado do meu quarto. Realmente tudo parou , mas ainda tenho medo de voltar a acontecer.
Hoje em dia ainda tenho medo, sinto dor de cabeça todos os dias, durmo e acordo com dor, tudo da errado, não só pra mim quanto pra meu namorado. tou sem ânimo, sem motivação, fora o cansaço sem motivos e vivi aparecendo problemas . Nesse meio tempo, meu namorado perdeu o emprego no 1° dia de trabalho, roubaram o veículo dele. Tou com divididas e desempregada, tive que parar a faculdade. Minha vida tá muito difícil

Lica disse...

Ha 5 anos atrás fiz o santo no candomblé, tudo na minha vida mudou depois da feitura, sai de lá muito agressiva, logo meu casamento se desfez e fiquei uma pessoa sozinha e triste. Com tantas turbulências larguei essa feitura em pouco tempo minha vida foi voltando ao normal. Depois desses quase 5 anos, fiz novos jogos dos quais me revelaram que o santo tinha feito errado, na maldade. Sempre tive essa sensação, de não me identificar com o arquétipo de iansa. Quando me revelaram nesses novos jogos depois de anos que eu era de oxum, tudo mudou, convívio com muita alegria porem hoje tenho procurado onde me cuidar,e carregou a duvida de como ficara esse santo que fizeram errado. O que a senhora acha?

Anônimo disse...

Olá, tenho muita dificuldade de me firmar em uma casa, eu tenho raízes desde q minha vó, minha mãe e tias ja foram de ubanda e hoje tenho um tio pai de santo. Eu sempre frequentei qnd pequena, agora depois de um tempo q fui buscar e comecei a cuidar ja exu, comecei a virar, inclusive muita cobrança ate quase bolar, mas essa casa q eu frequentava aconteceu muita coisa errada e eu sai. Fui em outra casa depois de um tempo sem procurar, fiz uns ebos e comecei frequentar e sai de novo. E fui p outra casa comecei a trabalhar, a aprender as coisas mas por motivos financeiros nunca faço nada p mim, então logo caio e saio. N tenho forças p voltar. E minha vida cada vez pior. Saúde, amor, financeira, emprego, todos os sentidos. Agora pior, n durmo a noite, passo dia dormindo sem ânimo, dores de cabeça, tomando remédio p tentar dormir q nem isso ta fazendo efeito, uma agonia só. O q vc acha?

Renata De Almeida disse...

Boa noite...é difícil uma casa onde você se firme mesmo...Quanto aos gastos a religião realmente é cara,ainda que não se cobre o chão o material para os ebós e oque se usa numa feitura é tudo muito caro.
Você é de onde?O orixá cobra mas entende nossas limitações.Faça canjica às sextas para Oxalá e tome banho com a àgua,acenda vela de 7 dias peça misericórdia.
Vejo uma Iansã na sua vida,um exú de muuuito luz também é uma pomba gira.
Você tem uma missão realmente dentro da religião e precisa cuidar.
Se você quiser lhe oriento mas jogo só conheço por aqui onde vivo no Rio

thalia disse...

Boa noite.. Eu adoro a religião umbanda, mas onde moro não consigo achar uma casa confiável, então queria saber se
mesmo eu não trabalhando meu orixá, se em algum momento ela se "comunica" comigo, pois me disseram que ela anda fazendo cobranças, então fico com medo de isso estar me atrasando..

Seria grata se pudesse me responder..
Obrigado!

Renata De Almeida disse...

Boa noite...Sim...a entidade nos dá intuição,sonhos...acenda vela para seu anjo de guarda,e quanto a te atrasar isso pode acontecer porque o medium retém energias e é sensível a elas,muitas vezes são prejudiciais pois sem um banho de ervas e sem nossos guias trabalharem ou serem cuidados ficamos muito "descobertos".
Mas para saber se existe a cobrança só um.jogo ou uma consulta...

Anônimo disse...

Ola Renata bom dia....me ajuda...tou com uma imensa confusão na minha cabeça comecei a frequentar uma casa de ketu.já tenho um ano a mae de santo me disse q tinha q ser feita com urgência pois estava vendo morte nos meus caminhos,mas tinha uma grande guerra de orixá no meu ori.assim foi feito todo procedimento tenho hj 16 dias de feita sou dofona de xango ela fez tudo com o seu próprio dinheiro.mas com um porem eu não virei no santo,sentia a vibração a energia dele me tremia toda mas eu não perdir a consciência vi e ouvir a maioria das coisas durante todos os procedimentos... Minha mente ta em tempo de da um nó e depois da saída nem a energia mas do orixá não sentir mas..VC tem como me explicar isso

Anônimo disse...

Ola Renata bom dia....me ajuda...tou com uma imensa confusão na minha cabeça comecei a frequentar uma casa de ketu.já tenho um ano a mae de santo me disse q tinha q ser feita com urgência pois estava vendo morte nos meus caminhos,mas tinha uma grande guerra de orixá no meu ori.assim foi feito todo procedimento tenho hj 16 dias de feita sou dofona de xango ela fez tudo com o seu próprio dinheiro.mas com um porem eu não virei no santo,sentia a vibração a energia dele me tremia toda mas eu não perdir a consciência vi e ouvir a maioria das coisas durante todos os procedimentos... Minha mente ta em tempo de da um nó e depois da saída nem a energia mas do orixá não sentir mas..VC tem como me explicar isso

Unknown disse...

Olá poderia me dizer para que serve o obi quartinha e o ebó de iku????

Renata De Almeida disse...

Obi é o fruto da vida,é uma nós de cola...usado para confirmação e em vários rituais.
Quartinha é aquela espécie de vasilha com tampa de louça ou barro,com alça para iabas e sem para oborós.
Iabá é orixá feminina e oboró masculino.A sua Quartinha no bori é parte que tem que ser cuidada e todos os assentamentos levam uma Quartinha com ou sem alça.

Renata De Almeida disse...

Iku é morte porém nunca ouvi falar nesse ebó.Creio que algo para tirar Iku do caminho.

Renata De Almeida disse...

Boa noite.
Seu orixá não virou?Nem nos presenteia?Acho um.pouco estranho.Ela é confiável?Será que é ele seu orixá?
Me passa um e mail rennattah@yahoo.com.br

Renata De Almeida disse...

Quis dizer nos preceitos...rs

Unknown disse...

Boa noite minha vida não anda estou sem energia em jogo de búzios foi falado tinha que ser feito cabeça que era de Exu não sei o que fazer preciso de ajuda

Renata De Almeida disse...

Precisar fazer santo pode ser...mas santo não se faz assim de uma hora para outra,pois pode se arrepender!
Alem da feitura oque pode ser feito?
Isso precisa ser visto...exú é um orixá dificil nem todo mundo faz,uns por medo outros por não saber.
Tente uma bori,faça canjica pra Oxalá...mas vá jogar em outro local é preciso confirmar!

Anônimo disse...

Eu vivo chorando quando penso em todo tempo perdido, quando penso na minha orixá, quando eu incorporo no meu santo ela vem, dança como sempre, mas vem sempre chorando...
Tem dias que estou super bem, tem dias que eu tô muito mal, tenho vontade de sumir, tenho raiva de tudo, e de todos, parece que vou ficar louca.
Estou comprando as coisas novamente para minha feitura, e quando começo a dar andamento eu me sinto outra pessoa, muito mais calma... Mas quando fico um tempo sem fazer nada, eu vou ficando ruim novamente, me dá esse nervoso, não tenho paciência com nada.

Anônimo disse...

Boa noite, minha mãe de santo disse que to na pendura com oxossi, que ele quer minha cabeça, só que não tenho condições no momento de fazer santo, nada tem dado certo para mim, venho sentindo muitas dores de cabeça, o que eu faço

Renata De Almeida disse...

Boa noite!Orixá entende nossas dificuldades!Vai pedindo a Oxalá,oferecendo canjica,se der faça um bori,sai bem mais barato e isso vai fortalecer seu orixá.
Não se desespere pois será pior.
Fiz santo por cobrança pois adoeci,consegui o dinheiro mas era muito jovem e minha mãe se desesperou.
Há casos e casos mas se endividar só se realmente tiver como pagar.. pois não adianta resolver um problema é criar outro.

Um forte abraço e axé!

Renata De Almeida disse...

Quis dizer fortalecer seu ori.

Regina Oliveira disse...

Bom dia

Iniciei na umbanda com 13 anos, mas abandonei e tambem já trabalhava em fabrica de tecelagem e tinha troca de turnos, se tornava dificil pois era em outra cidade; andei sondando o candomble e gosto muito. Tudo na minha vida foi muito dificil, alguns pais e maes de santo falam que é por eu ser de Yansa, Xango e Ogum, orixas de guerra. Ja fiz um bori certa vez num lugar extremamente sem vergonha, mas na verdade quem entrava ali ficava como que hipnotizado e quando nao se tinha mais como tirar dinheiro a mae de santo expulsava o filho da casa, a nao ser que ele se submetesse a ser serviçal em periodo integral para ela.
Moro numa cidade que a religiao é meio de ficar rico, se tem alguem que respeita, eu ainda nao conheci, nem pra jogar buzios. Confundem a religiao como meio de ostentar, promover unioes amorosas, ajuda para mal feitores e afins.
Sempre trabalhei arduamente, mas o que as pessoas com nem tanto esforço vem de sobra, o meu vem rastejando e muitas vezes nem chega, nao me casei (o que era meu sonho) minhas filhas apesar de todo meu esforço nao crescem na vida (embora excelentes alunas e como pessoa) e como eu tem uma facilidade enorme de atrair pessoas ruins para nossas vidas.
De alguns anos pra cà venho tendo perdas significativas, ou seja, envelhecendo e passando novamente por incertezas, agonias e sofrimento. Tenho força de vontade, depois dos 44 fui fazer faculdade, nao tenho medo de trabalhar e nao decolo, nao vem crescimento em minha vida.
Ja pedi aos Orixas, que se é meu destino ao menos me direcione para uma casa descente, pois já perdi muito dinheiro tentando consertar as coisas, talvez nao esteja em meu caminho ser medium, ser feita etc., mas queria ao menos ter uma existencia menos "pesada".

Anônimo disse...

Boa noite Renata, frequento.uma casa de candomblé e nao me acho muito pois tenho muitas dúvidas. Mas hj gostaria de saber pq eu sinto dor de cabeça muito forte parece enxaqueca quando estou no centro.muito obrigada.

Renata De Almeida disse...

É cobrança espiritual.O ideal é você dar um bori,que significa dar de comer à cabeça.Aí isso vai passar...todos são borizados antes da feitura.

Mateus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite, frequento a Umbanda já faz uns 15 anos já entrei nas rodas mas me afastei por um bom tempo, meu marido tbm frequenta a casa de Umbanda, a uns dois anos comecei a ir novamente em.a outra casa onde me sinto bem mas só vou lá para receber passes, só que desde quando fui nessa casa a primeira vez sempre eles falam que preciso vestir meu branco até sinto vontade mas passa. Fico com medo de desenvolver de uns dois meses para cá ando me sentindo muito mal, síndrome do panipâ, medos, insônia, tremores, tonturas, crises de ansiedade está muito estranho.

Renata De Almeida disse...

Bom dia!Pode ter origem espiritual.Experimente fazer canjica,tomar banho com a água,e oferecer com uma vela para Oxalá!
Seria bom fazer um jogo para saber!
Você tem medo de voltar por quê?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

BOA NOITE À TODOS!

TODA AJUDA, SERÁ BEM-VINDA!

Agradeço poder participar dos comentários do blog, tenho muitas dúvidas... Visitei um terreiro de Candomblé na primeira vez e gostei muito da forma que Yalorixá me recebeu e orientou.
Jogamos búzios e fui informado que sou filho de Oxumaré com Yansã, espero que seja algo bom.. Inclusive tenho tentado descobrir diversas formas de agradar meus orixás e mantê-los em harmonia comigo, seja ao acender velas ou eu mesmo preparar ebós que poderiam agradá-los.
Por outro lado, ao descobrir durante o jogo de búzios que preciso fazer um odú da prosperidade pra conseguir ser mais próspero, assim como um ebó para afastar pessoas de má índole que sempre me cercam, estive confiante e feliz por saber que logo faria ambos..
Então pesquisei sobre o que vinham a ser e também entender o que os orixás ganhariam me servindo desta maneira e fiquei amedrontado. Várias pessoas, ex-mãe de santo e coisas do tipo advertem que ao fazer as oferendas, ebós e coisas do tipo, tudo pode sim se realizar, mas num futuro eu serei cobrado de tudo que pedí ou ofertei como "agrado" para conseguir ter o quer quero e muito além disso, disseram que no primeiro "NÃO" que eu disser aos orixás, ou me negar à oferecer o q pedem, posso arcar com infelicidade eterna, perco tudo que conquistei, posso adoecer, ter uma doença ou problema sério de saúde, assim como alguém que amo ou alguém de minha família poderia adoecer ou até morrer...
RESUMO: REALMENTE QUEM BUSCA AJUDA DOS ORIXÁS, ESTÁ SUJEITO À COISAS DESTE TIPO?
EU IRIA PAGAR PARA YÁ EXECUTAR AS AÇÕES QUE PODERIAM ME AJUDAR, MAS EU SOFREREI REALMENTE PERSEGUIÇÕES?
POSSO SER COBRADO DE QUALQUER COISA QUE O ORIXÁ QUISER?
EU CORRO RISCO DE ME ARREPENDER OU VIR A DESENVOLVER DOENÇAS E QUALQUER TIPO DE COBRANÇA DELES FUTURAMENTE?
POR FAVOR, SEJAM MAIS SINCEROS E OBJETIVOS POSSÍVEIS EM SUAS RESPOSTAS, POIS ESTOU BEM CONFUSO... NÃO SEI SE DEVO OU NÃO CUMPRIR COM MEUS FUNDAMENTOS, ME AJUDEM!!!
ORIXÁS COSTUMAM COBRAR TUDO E EM DOBRO TUDO O QUE PROPORCIONAM À NÓS???
E MUITO LONGE DE MIM, DESRESPEITAR QUALQUER CRENÇA, MUITO MENOS O CANDOMBLÉ, MAS O QUE OS ORIXÁS GANHAM NOS AJUDANDO?
PEÇO UMA LUZ, UMA CLAREZA PARA EU PODER ENTENDER.. AGRADEÇO DESDE JÁ..

EMAIL: t.nalldo@gmail.com

AXÉ A TODOS!

Anônimo disse...

Olá Renata!
Tenho uma filha de 9 anos que desde pequena se mostra médium.
Desde abril deste ano a mediunidade dela sofreu um "boom" e ela vem sofrendo ataques espirituais, no qual apanhou de um Egum dia 4 de abril e o mesmo a perseguiu por muitos dias.
Após fazermos um ebo ele foi embora e vieram outros.
Ela tomou mais um ebo e fizemos na casa também, sendo que agora ela passou a fazer desdobramento espiritual e nos lugares aonde o espírito vai ela encontra com alguns espíritos e apanha deles.
Na última semana um passou a falar através dela, nos ameaçou, bate, é extremamente agressivo, só não usa palavrões e não diz coisa obscena, mas está sendo horrível.
O que podemos fazer pra resolver?
Já jogamos em 2 casas de santo, deu que ela é filha de Omolu e há uma disputa por Iansa e Oxum.

Lyne lyh disse...

oi renata boa noite frequento uma casa mas nao sinto nada que e pra fazer pro orixa sou de yansa

Unknown disse...

Olá! Frequento uma casa de Ketu fiz um bori e nele meu ori adormeceu não vi nada do que aconteceu, depois de algum tempo a zeladora me chamou e
eu despertei. Depois ela me disse que sou de Iansa e Oxum . Durante as funções não sinto nada além de arrepios . Minha zeladora disse que devo me concentrar e esquecer as coisas externas . Estou ficando constrangida pois ela fala junto aos irmãos de santo e me sinto constrangida. Estou perdendo a vontade de ir nas funcoes. Recentemente minha zeladora disse que além do Bori orixa quer ser assentado e que Oxum não recebeu o Eje e no bori . Perguntei sobre meu pai todos temos uma mãe e um pai , ela me respondeu que há uma guerra de orixa entre Omolu e Oxóssi. Achei que depois do Bori as coisas iriam se esclarecer mas ficou tudo mais confuso.

Unknown disse...

Olá Renata, bom frequento umbanda a muito tempo e fiquei 2 anos em uma casa de candomble lá eu tava ótima porém meu pai resolveu partir...nisso aconteceram várias coisas na minha vida... Moro em curitiba e é difícil uma casa seria que meu orixa realmente aceite.... encontrei um baba joguei confirmou meus orixá oya e oxaguian até aí beleza estou cm vários problemas espirituais ataques de pânico caminhos fechados não acho emprego de jeito nenhum me separei com 3 filhos.. esse baba me disse que tinha que fazer dois ebos até aí tudo bem... que daí minha mãe daria caminho e depois disso ela ia querer minha feitura até aí tudo bem tbm, até o momento do baba dar emcima de mim.. Estou insegura de fazer os ebos e desesperada as coisas andam difíceis cm 3 pequenos e complicado, tava querendo ir até são Paulo onde tenho parentes pra achar algum terreiro sei la.. se puder me orientar de algum lugar alguém agradeco

Unknown disse...

Minha casa é ketu e tem mais a 50 anos referência ketu com tradição.
Rua ceres 603 Bangu.
Procure dar um pulinho la tenho certeza de que vai se sentir melhor e segura .

Anônimo disse...

Ola Renata! Eu fui em um terreiro uma vez, por curiosidade então eu sei pouco sobre a religião mas gostaria de aprofundar. Pois bem um senhor chamado ze pilintra disse que eu tinha uma missão muito grande mas eu deveria descobrir ela nos terreiroS, procurar meus guias etc.
Eu não entendo nada sobre. Como eu faço isso? Se possivel, passe seu e-mail. Obrigada

Unknown disse...

Vc precisa urgente procurar uma ubanda clássica se vc e uma pessoa boa eles vão te tirar tudo de ruim e te proteger

Unknown disse...

Meu nome é Mário,sou renovado há oito anos no nagô, mas de uns meses pra cá tenho sentido minha cabeça com umas pulsações em vários locais, inclusive, no orí e de vez em quando sinto insônia. O que poderia ser isso?

Unknown disse...

Boa tarde! Nesse caso o período de kele seria de 21 dias ou 3meses ..sendo que paguei obrigação de 3 anos e já cumpri 21 dias de kelê

lara nascimento disse...

eu comecei a sentir dores de cabeca ,fiz varios exames e nada aparecia entao fui em um centro e la uma entidade incorporou em mim e eu fiquei mais perdida ainda , na verdade eu nunca havia frequentado entao uma colega me levou em um centro em outra cidade la sim minha vida foi destruida eu sentia dores na testa no ori na nuca e dos lados da cabeca eu perguntava para o cara que fez ele dizia que era assim mesmo...procurei achei uma pessoa q me ajudou um pouco disse que esse cara que fez o bori amarrou meu ori minhas entidades e ate meu anjo de guarda .. minhas dores melhoraram mas nao consigo incorporar na hora da gira parecem que todos vem ao mesmo tempo ...nao consigo firmar a cabeca ...e mais aquele que fez o bori nunca me devolveu a quartinha e me prejudica ate hoje ..isso ja tem 5 anos ...vcs conhecem alguem que pode me ajudar ?

Unknown disse...

Fiz um bori depois disso senti uma dor de cabeça terrível,dores no Ori e frontal!

Unknown disse...

eu tb to com esse problema , ja ja tanto e so piorei .

Unknown disse...

tb to com essa dificuldade

Unknown disse...

Olá me chamo Celly , me inicie no candomblé no fim do ano passado eu dei um Obi de água doce , me sinto mas em paz , porem o meu problema sempre foi financeiro, eu n consigo me manter sozinha isso me magoa muito mi sinto insuficiente n consigo emprego estou sempre dependendo de alguém por conta disso procurei ajuda no candomblé, o jogo de buzios mostro q meu orixa quer feitura mas como eu estava sem condições eu dei um obi porem n vi muita coisa mudar financeiramente n , quando foi essa semana estava na roça e um Erê me disse q minha mãe queria ser feita e q ela queria ser bem feita pq ela ia me ajudar e q depois q eu fizesse ela iria me da muitas muitas coisas disse tb q mh mãe é muito bonita, eu respin

Respondir q eu preciso q ela me ajude pra eu fazer q n tenho condições e ele me desse q ela iria me ajudar , estou com muita fé é com muita vontade de fazer meu orixa com muita beleza e fartura como ela pedio só q esta tão complicado mh vida financeira , alguém pode me da um concelho doq fazer ? Eu faço o santo ou eu devo esperar ? Axé tb Expresso aq meu grande amor pela mh Oya

Mateus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michele disse...

Olá Renata. Fiz recentemente uma limpeza e bori numa casa de candomblé. E ando tendo pesadelos e dor no peito. Isso é normal? Gostaria de falar com vc. Me mande um e-mail. Figueiramichele75@gmail.com obg.

Unknown disse...

Olá me chamo Patrícia, sempre simpatizei muito com o candomblé, aliás a minha família também, já fomos em algumas festas mas nada além disso, ultimamente tenho me sentido cansada, sem muita vontade pra nada, até a coisa que eu mais amava fazer que era cozinhar não faço mais, a minha vida conjugal está por um fio, e estou pensando ser espiritual, será que devo procurar ajuda em uma casa de Santo? Conheço uma que foi indicada por parentes, mas estou muito indecisa.

Unknown disse...

Dei o bori depois de dois ano meu ori fica formigano so onde colocou os fundamento enormal.

Anônimo disse...

Aonde é essa casa de santo?