terça-feira, 6 de março de 2012

Toda escolha gera uma renúncia

Sabemos que toda escolha gera uma renúncia,porém essa frase é muito mais complexa do que parece,pois não se trata somente de renunciar a um casamento para viajar,ou a uma faculdade para ter um filho.Existem escolhas que geram renúncias que nós nem sequer percebemos.
Ao escolher, por exemplo ser mal humorado, intransigente,antipático,você renúncia a ter amigos,ou só terá amigos por interesse, pois a companhia de pessoas assim não costuma agradar.Essa é uma escolha errada,pois com certeza portas se abrirão para uma pessoa sorridente,compreensiva,que gera uma energia boa.
Sei que ninguém se faz,mas o dia à dia nos ensina,nada no mundo é tão forte quanto os exemplos.Aquele que finge não ver,geralmente sofre por repetir atitudes que obviamente não serão favoráveis.Como já diz a frase:"Errar é humano,persistir no erro é burrice. "
O que nos molda são as nossas experiências, pois é através delas que aprendemos a perceber onde estamos errando e onde temos que mudar,renunciando assim a velhos hábitos e fazendo novas escolhas.Para isso é importante estarmos atento aos sinais,pois são esses sinais que nos mostram.Muitas vezes alguém nos fala algo e naquela frase conseguimos perceber uma crítica a nossa atitude,e através dela,se preciso,mudar.
Quando escuto, por exemplo,uma mulher dizer que só encontra homem casado,sei que é ela quem procura ,escolheu esse perfil,talvez por algum motivo que nem ela consiga perceber.Ao proferir essa frase, simplesmente tenta redimir a sua culpa atribuindo sua atitude ao destino.Pois temos o direito de dizer NÃO para tudo que nos faz mal,para tudo que não é BOM.
Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas,se uma pessoa é alcoólotra ou viciada,não pode atribuir seu vício a um ambiente desestruturado na infância,ou a algum mal exemplo,pois ninguém obrigou esse alcoólotra a dar o primeiro gole,e se sabemos aonde a droga pode nos levar,experimentar para quê?
Temos livre arbítrio, e é comum conhecermos pessoas criadas em um mesmo ambiente,e expostas às mesmas dificuldades terem atitudes tão diferentes diante da vida. Ninguém escolhe nascer na miséria,mas muitos escolhem permanecer nela,assim como não se nasce bandido,mas se escolhe ser e continuar a ser mesmo depois que a vida mostra o alto preço a ser pago por isso.
Preste atenção às suas escolhas,pois até mesmo chegando atrasado diariamente ao trabalho você está fazendo uma,está escolhendo não ser confiável,e mostando não estar preparado para assumir um outro cargo,pois você mesmo já lança esse sinal com a sua atitude.
Meu amigo sempre diz que se o malandro soubesse como é bom ser honesto,seria honesto só de malandragem.Apesar de existir uma outra frase que diz, o mundo é dos espertos,prefiro ficar com o primeiro exemplo.Pois concordo que malandro demais se atrapalha,e nunca se engana a todo mundo o tempo todo.Escolher ser honesto,é uma forma de renunciar ao alto preço que se paga pela desenestidade
A verdade não tem dono, mas ela existe,e sempre se mostra,por isso escolher ser verdadeiro e bom é a principal e melhor escolha que podemos fazer na vida,pois estaremos renunciando a sofrer no futuro pela implacável lei do retorno.
A justiça,seja ela de Deus ou de Xangô,pode até tardar,mas nunca falha.

Nenhum comentário: