sexta-feira, 2 de março de 2012

A QUESTÃO DA RELIGIOSIDADE NA INFÂNCIA.

Não acho que obrigar uma criança a freqüentar uma igreja evangélica,católica ou uma sessão espírita contra a sua vontade é certo.Muito pelo contrário,a religião deve ser uma escolha pessoal, nunca uma imposição, pois o que nos é imposto não aceitamos de coração, e a religião precisa estar em nosso coração para que possamos praticá-la com fé.
Claro que por ser espírita meus filhos acabam conhecendo os guias com os quais trabalho, e até a gostar deles(ou não),mas sei que nem todos os cinco seguirão a minha fé,isso caberá a eles decidir.
Acho muito importante ter fé em algo,pois não acreditar em nada significa só poder contar com você mesmo.Ou seja,em nenhum momento você poderá recorrer a algo,nem que seja uma simples moedinha da sorte.Ser ateu é um direito do ser humano, mas imagino o quão forte o ser humano precisa ser para não ter fé, ter que explicar tudo pela razão quando sabemos que é impossível, e como disse Shakespeare, "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia".
Respeito todas as crenças, mas agradeço todos os dias por ser uma pessoa cheia de fé,pois é muito bom poder sentir a presença do divino em cada local onde se anda,é maravilhoso acreditar que nunca estou sozinha, e se quiser falar haverá sempre alguém a me ouvir.Os evangélicos tem essa sensação em relação à Deus,os católicos em relação à Deus e os santos da igreja católica, eu tenho essa sensação em relação a Deus,aos santos,guias,orixás,etc..Pois não é à toa que o me denomino MYSTICA.
Em verdade, crianças são como anjos,ainda sem pecado,e na verdade quem zela por elas são os pais,portanto, eu não acredito que uma crianças,por não ser batizada,acaba dormindo mal,tem pesadelos,a minha mãe pensa assim e respeito a sua opinião,até porque só um dos meus 5 filhos não foi batizado,mas cada religião possui o seu batismo porém sao cerimônias distintas.Falar de Deus é importante,mas impor uma crença não.
Cada um apresenta aos seus filhos o que acha certo,mas devemos respeitar as suas escolhas,se você acha correto passar todo o domingo na igreja,mas o seu filho acha chato,com certeza não deve levá-lo,assim como obrigá-lo a freqüentar uma sessão de candomblé ou umbanda também será um martírio.Caráter independe de religião,EDUCAR,isso é mais importante na infância do que qualquer religião,ensinar o respeito ao próximo,e todos os princípios básicos para se viver em sociedade.Pois hoje oque vemos são jovens que parecem ter sido criados entre os lobos,sem qualquer respeito ao próximo,com atitudes que envergonham até aos pais.Oque faltou,religião? Não,com certeza faltou limite e educação.
O princípio maior da religião é evoluir espiritualmente e melhorar como pessoa,se a sua religião não torna você uma pessoa melhor,e se não o auxilia na sua evolução espiritual,então com certeza não é a certa PARA VOCÊ.
Li uma entrevista sobre um ex pai de santo, filho de Xangô, que hoje é pastor evangélico. Gostei da entrevista principalmente porque em nenhum momento ele atacou a sua antiga crença,mas disse estar feliz agora.Isso só prova que cada um tem um caminho,e você pode trilhar por vários até encontrar o seu.Por isso devemos sim,apresentar a religião às crianças,mas permitir que as mesmas escolham se querem ou não participar,pois com a idade mudam os gostos e as escolhas,e esse é um direito de todo ser humano.
Gostaria muito que todos os meus filhos amassem a umbanda e percebessem a força e a grandeza dos orixás,dos quais sempre falo com eles,porém não é assim.Acredito que cada um possui o seu próprio meio de se conectar com o sagrado,às vezes nem precisando para isso frequentar um templo ou igreja.
Com certeza religião é algo que não se discute,porém deixemos as crianças serem crianças,e as reponsabilidades e necessidades da vida adulta,podem esperar.


UM GRANDE BEIJO E AXÉ.
Renata da Cigana Morgana.

Nenhum comentário: