domingo, 5 de junho de 2011

Como acontece a iniciação na umbanda?

Afinal,como acontece a iniciação na umbanda?

Esse início acontece de forma parecida para a maioria das pessoas.Geralmente o médium vai a uma sessão de umbanda e recebe a informação de que é médium e precisa colocar roupa.Os guias costumam usar o termo”colocar roupa”que significa passar a freqüentar as sessões de umbanda usando a tradicional roupa branca.Então,surge aquele dúvida. Devo ou não colocar roupa?
Essa dúvida muitas vezes surge por temer algo que não se conhece,e também por experiências negativas de outras pessoas.Pois infelizmente há pessoas que se tornam umbandistas por algum interesse e quando não conseguem aquilo que almejavam,abandonam tudo e se tornam evangélicas,inventando mentiras em relação à umbanda e criando mitos inexistentes na religião.
Quando comecei na umbanda,aos 16 anos,sempre escutava os mais velhos dizendo:é muita responsabilidade,se entrar não pode nunca mais sair,e assim as pessoas acabam até ficando amedrontadas,pois iniciar algo em que não se pode sair sob o risco de sofrer algum castigo com certeza é um pouco amedrontador.Mas na verdade não é assim,é que ao criar um vínculo com as entidades,você passará a ter um elo e eles estarão próximos á você,irão esperar pela sua presença e pela sua dedicação.Você vai passar a fazer parte do culto,participar de preceitos,e se de uma hora para outra,abandonar tudo,os guias podem sim cobrar o seu comparecimento,ou às suas obrigações.Não se trata de castigo,nem de nunca mais poder sair,cada caso é um caso e se você irá ou não sofrer alguma cobrança vai depender dos motivos que te levaram a se afastar.
As pessoas precisam em primeiro lugar saber que a umbanda é uma religião de respeito e não uma bagunça.Muitos incorrem no erro de colocar roupa para conseguir algo e quando não conseguem simplesmente abandonam,como se fosse uma roupa ou sapato que já não se quer usar.
O princípio da umbanda é a caridade.Você passará a ser um canal através do qual os seus guias passarão a fazer a caridade,ajudando todo aquele que for em busca de algum auxílio ou amparo.Não pense que por ter uma pomba-gira terá os homens aos seus pés,ou por cuidar de um exu nunca mais será enganado,roubado ou sofrerá qualquer mal.Isso é outro erro,pois você só terá aquilo que estiver no seu caminho e tiver que ser seu.Os guias e orixás ajudam sim,não há dúvida,mas é preciso fazer por merecer e buscar aquilo que se deseja,com luta e determinação.Aquele que pensa que por ser umbandista terá algum poder extraordinário está enganado
No início o médium passa por um desenvolvimento,onde os guias muitas vezes não vêm,apenas deixam o médium tonto ou o fazem balançar,e noutras incorporam mas não falam,e nem dão consultas.Pouco a pouco os guias passarão a vir de forma diferente,e também irão falar e conversar com as pessoas falando o seu nome e as suas preferências.Não acontece sempre assim.Muitas pessoas quando iniciam,ficam confusas pois pode ser pois que os guias deixem o médium semi consciente,ou até consciente,mas isso não significa que ele não esteja incorporado.
É preciso sempre conversar com o pai ou mãe de santo e tirar todas as suas dúvidas.
Com certeza o que é preciso é ter o coração aberto,e amar a umbanda,pois para mim não há maior prazer do que poder colocar a minha cigana,meus caboclos exus e minha vovó e as minhas entidades para trabalhar,pois os amo de paixão.É muito gratificante poder ajudar ao próximo,e a umbanda para quem sabe amá-la e respeita-la é sem dúvida,maravilhosa.

289 comentários:

1 – 200 de 289   Recentes›   Mais recentes»
Tatiana disse...

Renata, achei seu texto perfeito. Estou iniciando nos trabalhos da Umbanda agora e tudo que vc descreveu é exatamente o que estou vivendo. Minha última sessão foi assim, balançando, mas ainda sem incorporar meus guias. Estou muito feliz por, finalmente, me envolver mais com a minha religião. Que Deus te proteja.

Pamela disse...

Texto curto e bem esclareceddor... tudo o que eu precisava saber era isso... Obrigada por cada palavra...
Abraços

Renata De Almeida disse...

Fico feliz que tenha gostado,a umbanda é linda demais mesmo,e nunca deixe de buscar a pureza da religião,pois infelizmente as pessoas acabam estragando essa religião tão linda!bjs.

Kitty disse...

Posso pegar esse texto para colocar no meu barração?...é perfeito

Renata De Almeida disse...

Kitty,ficarei orgulhosa de ter o meu texto no seu barracão,só o fato de ter gostado já me deixa feliz.

Kitty disse...

Grataa Renata!!

Robson Pereira disse...

Bem claro o seu texto,estou iniciando também e hoje na sessão de caboclo, eu fiquei meio confusa, pois o meu caboclo me rodou muito e o Ogan falou que caboclo não roda tanto assim, será que é a minha insegurança, meu medo ou algo está errado.Vou procurar a Mãe de santo para perguntar,estou assustada e sinceramente com medo e vergonha.bjs fique com Deus.

.

Renata De Almeida disse...

Robson NUNCA sinta vergonha dos seus guias,saiba que caboclo,exú,preto velho,qualquer guia roda sim...Não é o guia,é a incorporação que difere de uma pessoa para a outra,o seu guia está desenvolvendo no aparelho dele(você)nem tudo que se escuta pode-se confiar.Não se assuste,está tudo certo.Meu início também não foi fácil.Tenha fé.Beijos.Fique com Deus.

Anônimo disse...

Parabéns..lindo e bem claro seu texto. Estou iniciando também e agora entendo o porque que as vezes me vem uns "flashes" mas não consigo coordenar meu corpo.. Como é linda a nossa umbanda..

Anônimo disse...

Oi! Assim como as outras pessoas, eu gostei muito do seu texto e finalmente consegui tirar a dúvida do que aconteceu comigo. Bom, eu nunca tinha ido a unha casa e logo na primeira vez senti uma tontura e até chorei. Mas, pelo medo e por falta de conhecimento, não quis aceitar no dia. Hoje estou pesquisando e me acostumando em aceitar a religião que pertenço. Enfim, gostaria de saber o que eu devo fazer nas próximas vezes que voltar à casa? Já que agora resolvi aceitar. Desde já, obrigada!

Renata De Almeida disse...

Se você resolveu aceitar e colocar roupa,saiba que é algo sério.O ideal é que sempre antes de ir às sessões você tome um banho de ervas frescas pode ser abre caminho,elevante,macaçá,manjericão...e acenda o seu anjo de guarda.Abstenha-se também de beber,ou praticar sexo antes de ir às sessões.
Boa sorte nessa sua nova e linda jornada.
Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...

Adorei o texto. Frequento a 2 anos mas só aflorou recentemente. Ainda sou da assistencia. Qd entrei no centro pela primeira vez, sem qualquer conhecimento, minha pressao caiu, passei mal, e pensei que eu estivesse com mau olhado. Hj acredito que ja pode ter sido manifestacao dos meus guias. Depois, sentada, ja senti uma movimentacao involuntaria em certos pontos. Agora o meu pai de santo as vezes me deixa dentro do terreiro para girar. Perdi o medo, mas existem duvidas ainda. Provavel que eu faca as obrigacoes do santo no proximo ano. Estou tranquila quanto a isso, os filhos da casa me ajudam, o pai de santo e a mae biologica dele tb. Infelizmente nao tenho o apoio da minha mae, descrente de tudo, e esse vem a ser um motivo de discussoes frequentes. Mas a cada dia venho me importando menos com a opiniao alheia. Adotei a umbanda em meu coracao como religiao e prioridade. Se n fosse ela talvez seria agnostica e a toa. Que nos proximos dias eu tenha boas novas qto ao meu desenvolvimento.

Renata De Almeida disse...

Mais uma irmã para levar a nossa bandeira!Com certeza você só tem a ganhar cuidando dos seus guias.O importante é não ter pressa,e se informar sempre em relação aos seus guias.Boa sorte e axé!

Renata da Cigana Morgana

Anônimo disse...

O eu achei sei texto muito lindo eu fiquei feliz de saber q tem uma pessoa como vc q ama a sua religiao eu sou catolico mas nem por isso deixo de frequentar terreiros de candomble e centros espiritas agora eu nunca fui num terreiro de umbanda pois meus pais sao catolicos mas tou muito afim de conhecer um tambem se um pai de santo me pergunta se quero colocar a roupa vou ter q dizer infelizmente q nao por causa de minha mae e por eu ser menor de idade mas ela como todos aqui em casa respeita a umbanda pois a familia dela quase toda e do candomble e da umbanda e minha madrinha q eu tanto adoro e umbandista e no futuro nao tao distante daqui a dois anos q e quando e completo 18 anos eu acho q vou colocar a roupa e vou querer ajudar a muita gente pq eu tenho amor pelas pessoas e pelas intidade e eu acho q o ser humano precisa de muita ajuda de todas as religioes pois o mundo ta me dando muita tristeza.
Q Deus lhe proteja e q vc seja muito feliz!!!!

Renata De Almeida disse...

Fico feliz por você gostar da umbanda.A umbanda precisa disso,de pessoas caridosas,pois o princípio da umbanda é a caridade mas infelizmente muitos se desviam desse caminho por olho grande,inveja e vaidade.Ajudar é melhor do que ser ajudado,pois é melhor poder oferecer do que precisar.Obrigada,e que oxalá lhe proteja e você também seja muito feliz.Pois apesar de novo,já mostra ter uma boa cabeça.Deus te conserve assim.

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Renata De Almeida disse...

Lucas,é difícil te dar uma orientação assim sem conhecer você ou sua mãe.Trabalho espiritual para o mal existe sim,porém você não deve temer esse obcessor que foi lá dizendo que ia te matar.Geralmente eles falam isso,mas não quer dizer que consigam.
Aconselho a sua mãe a ir jogar búzios em uma casa de confiança,de preferência até uma outra casa e não nessa que aconteceu tal problema.
De qualquer forma acenda uma vela para sua mãe yemanjá pedindo proteção,e mantenha o anjo de guarda da sua mãe sempre aceso.Seria bom também um banho de ervas.Elevante,abre caminho e macaçá,também defume a sua casa com defumador comum aquele que queima sem brasa,e casca de alho.Me dê notícias.

Um forte abraço e axé
Renata da Cigana Morgana

Anônimo disse...

O meu nome e Lucas fui eu quem escrevi a memsagem anterior agora e vou te contar uma coisa e quero saber o q vc acha e tbm se e verdade.
Minha mae comecou a ter dores na perna ela comecou a piorar cada vez mais no dia 16 ela teve uma convulsao que so passou por sinal depois q minha tia acabou de rezar o pai e nosso ai nos levamos ela no hospital o medico disse q ela tava com trombose ficou 5 dias internada no hospital no dia 21 de dezembro q foi o mes q tudo isso aconteceu no final de dezembro pra janeiro uma amiga dela ligou e ela falou o q aconteceu ai a amiga dela q e do candomble falou que fizeram um trabalho pra ela morre e esse trabalho foi feito no cemiterio na lama.
Agora a um mes atras foi eu, minha mae e meu colega fomos a um terreiro de candomble q e da mae da comadre de minha mae la passamos por boiadero por iemanja taro descobri q sou de de iemanja soba no final da secao apareceu serra negra e depois q ele apareceu a secao acabou todo mundo ja tinha ido embora so continuava eu minha mae e mae amigo e um filho de santo que dirrepente baixa uma entidade e vem pra cima de mim dizendo eu vou te matar me chingando de todos os nomes q vc imagina eu fiquei mau por uns dias me disseram que isso que me atacou foi por caisa de minha mae do trabalho em q fizeram para ela vc pode explicar o que foi q aconteceu?
Pq ele veio em cima de mim e nao nela?
Pq quando ela foi tocar nele ele empurrou a mao dela e disse sai?
Tem como descobrir quem foi pq so disse que foi uma mulher morena?
Vc pode me ajudar mesmo a distancia.

Anônimo disse...

O me desculpe por eu ter mandado outra foi pq eu nao tinha visto q vc tinha respondido vc me ajudou muito to mas calmo e vc e uma pessoa de coracao grande muito obrigado pelo esclarecimento.
Eu sou de salvador sei q vc e do rio tenho parente ai me mande o endereco do seu barracao. Muito obrigado sua mensagem me ajudou muito.
Seja feliz que minha mae iemanja te proteja.
E por favor pessa a seus guias para nos proteger.
Muito obrigado!!!!!
Ass: Lucas

Anônimo disse...

Na umbanda tambem acontece o q aconteceu comigo no terreiro de candomble?
Ass: Lucas

Renata De Almeida disse...

Na verdade os obcessores são espíritos não evoluídos que aceitam qualquer agrado para atrapalhar a vida de alguém.No candomblé só quem fala é erê,orixás não falam,e oque se manifestou foi um obcessor.Saiba que não dá para confiar em todo e qualquer terreiro,existe gente muito boa em Salvador também,mas é bom procurar uma casa séria.
Não estou julgando o lugar que você foi,até porque nem conheço,mas não acredite em tudo que vê.Pode ser que a sua mãe esteja sim sendo vítima de feitiço,e se for o caso é preciso fazer uns ebós para tirar esse negativo.
Pode enviar um e mail com os seus dados para mim,é rennattah@yahoo.com.br,se puder com certeza irei lhe ajudar.

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...

O eu sei q e de confianca pq ñ foi a primeira dizer isso a primeira foi uma amiga de minha mae de anos q salvou ela 3 vezes depois foi a tia de meu primo depois uma outra amiga dela depois foi nesse terreiro q nos fomoa q e da mae da comadre de minha mae por isso eu disse isso mas te agradeco e quero saber de uma coisa vc ja veio em salvador quando vc vier posso te conhecer?
Vc e uma pessoa de espirito forte gostei muito de vc mesmo sem nem conhecer vc me passa como se fosse uma paz a distancia.
Vc pode me explicar o q e uma cigana tipo assim entidade q vc recebe tou muito afim de conhecer a umbanda e a pessoa q minha mae suspeita q fez foi a tia de meu pai.
Outra coisa nao te contei sou de sannto nao sei se vc acredita mas de nascenca diz minha mae o nosso santo passa de pai pra filho assim vai nao se vc acredita e isso existe?
Outra coisa ja incorporei uma vez e nessa fui para matar minha mae rezo para q isso numca mas aconteca.
Vc com isso q vc andou me falando vc me ajudou a me acalma sinto um pouco de culpa pelo q aconteceu pois se foi a tia de meu pai eu tive culpa se foi porque eu procurei coisa errada nao e droga nada disso nao viu e pq eu procurei feticaria braba mas nunca fiz so pesquisei .
Outra coisa queria saber uma pessoa q e da umbanda pode frequentar outra religiao tipo o catolicismo e ir comulgar tipo assim tomar a comunhao ou nao pode frequentar igreja ou nao?
E vc acha q quando aconteceu aquilo eu fui forte por ter resistido ou fui um fraco por ele ter feito isso?
A iniciacao da umbanda e igual a do candomble?
O eu sei q eu to sendo chato mas e porque eu quero ter conhecimento antes entra em uma religiao.
Minha mae e mas corajosa que eu quando ela quer uma coisa ela vai atras e faz e eu nao eu sou muito medroso por isso eu quero saber.
Vou mandar um email para vc e te contarei uma coisa que me aconteceu e nao posso contar em aberto por isso vou contar no email.
Que Deus te abencoe e valeu pela ajuda q vc anda me dando e tambem pelas as explicacoes e ter paciencia!!!!

Anônimo disse...

Andei lendo seus textos e gostei muito.
Ass: Lucas

Anônimo disse...

oi, meu nome é João Victor, eu quando era criança eu ia muito a centros e tal, mas eu fui deixando e hoje eu tenho 18 anos e a uns 7 meses mais ou menos eu tive uma incorporação durante a noite eu tava dormindo e sentei na cama e comecei a falar umas coisas e eu só sei porque minha mãe me falou e eu meio q acordei* muito assustado e eu já sabia que era médium mas não estava frequentando nenhum centro espírita e lembro que os espíritos que desceram em mim (eram 3 irmãos) falaram que era para eu desfazer um trabalho que tinham feito um tal de panos pretos amarrados na cama, aliás cama que minha mãe ganhou de uma vizinha e eu nunca gostei de sentar nela nunca me senti muito bem de estar perto dela, então fui a centro do meu patrão de exu e ele me disse que seria bom se livrar da cama mas ai eu me senti muito bem indo lá muito bem mesmo até que um dia eu começei a ficar tonto e outro o eu comprei um champagne para a pomba gira que eu sempre gostei dela e aconteceu uma coisa estranha e quando eu tava servindo o champagne na taça para ela eu fiquei tonto e tive q me segurar na parede e de repente tudo apagou e não me lembro de mais nada mas meu patrão me disse que eu sou medium e tenho que desenvolver minha mediunidade e eu estou na duvida sobre como proceder e toda vez eu ouço alguem (que nao vejo) dizendo voçe tem que voltar, e fico muito assustado com isso e quero saber o que devo fazer porque eu realmente gosto de estar no centro mas estou começando a ficar com medo, voçe pode me ajudar?
obrigado, João Victor.

Renata De Almeida disse...

João Victor pelo seu relato realmente você é médium,e se já está incorporando é sinal que está na hora de colocar a tradicional roupa branca e começar a desenvolver.
Não é necessário ter medo,oque você precisa é ter fé,e desenvolver com os seus guias uma sintonia para que consiga ter intuições,sonhos e assim saber pouco a pouco oque eles querem.
Você sabe que é um compromisso para a vida toda,não que ao colocar roupa você nunca mais possa deixar de frequentar,mas é como uma árvore,se você plantar e nunca regar ela seca e morre,porém se cuidar com carinho ela irá se desenvolver e dar frutos maravilhosos.Assim é a umbanda.
Lembre-se que ao começar em um terreiro é importante sempre acender o seu anjo de guarda(com um copo d'água e um lugar mais alto que a sua cabeça) e tomar banho de ervas.As ervas podem ser abre caminho,desata nó,macacá,elevante,manjericão...
Estar com o corpo limpo também é importante,ou seja sem ter consumido bebidas alcoólicas ou praticado sexo.
Seja bem vindo à nossa família umbandista,não sei se você já conhece o candomblé,mas acredito que futuramente você vai ter uma cobrança nessa parte,mas vamos dar tempo ao tempo.
Sempre que precisar estou às ordens.


Um forte abraço e axé!
RENATA DA CIGANA MORGANA.

Victor's disse...

muito obrigado, renata, realmente você me ajudou bastante, o blog é muito bom, parabéns!!! João Victor

Victor's disse...

Muito obrigado Renata, fico bastante grato por ter uma pessoa que se importa com assunto e se dispoe a necessidade de todos por esse tipo de cnheciemnto, o blog é muito bom obrugado, João Victor

Victor's disse...

desculpe encomodar, mas hoje eu estava ouvindo uns pontos de exu e comecei a cantar e tava ate concentrado e de repente comecei a passar mal nao tava sentindo as pontas do dedos estavam dormentes e meio que bastante tonto, isso tem algo aver com meu santo*?

Renata De Almeida disse...

Os pontos são cantados para chamar os guias,juntamente com o toque dos atabaques.Quando você canta um ponto com certeza você está se conectando com aquela energia,sendo assim como você ainda não é um médium desenvolvido pode se sentir mal ao cantar tais pontos.
Meu conselho é que você não cante os pontos fora do terreiro.

Um forte abraço e axé!
Renata da Cigana Morgana.

Renata De Almeida disse...

Os pontos são cantados para chamar os guias,juntamente com o toque dos atabaques.Quando você canta um ponto com certeza você está se conectando com aquela energia,sendo assim como você ainda não é um médium desenvolvido pode se sentir mal ao cantar tais pontos.
Meu conselho é que você não cante os pontos fora do terreiro.

Um forte abraço e axé!
Renata da Cigana Morgana.

Victor's disse...

oi renata sou eu de novo, eu gostaria de saber como é a iniciação na umbanda vc pode explicar?

Victor's disse...

Olá, Renata, Feliz Ano novo,

agradeço a ajuda que vc tem me dado até agora e estou com algumas duvidas:

eu estou tendo uns sonhos de um senhor falando pra mim que eu preciso realmente me desenvolver o mais rapido possivel e eu estou inseguro para ir ao centro pra isso pois nao sei qual ir, eu fui ao kadercista e nao gostei do jeito que fui tratado, fui a umbanda do meu amigo e gosto demais de la mas o sr. zé me pediu um frango e eu nao acho que é certo matar, eu estou totalmente perdido e as coisas na minha vida nao ta dando mais certo incluindo tudo relacionamento vida financeira, tudo! e não sei porque mas acho que é o meu "santo" (usei este termo pois nao sei qual usar) tentando me avisar que eu preciso me desenvolver.

e eu quero muito isso mas ainda tenho um pouco de medo e nao sei qual é o certo*.

se vc puder me ajudar agradeço

muito obrigado, João Victor

Renata De Almeida disse...

Em primeiro lugar um feliz ano novo para você também.
Uma das diferenças entre a umbanda e o candomblé é justamente no que se refere à matança.Na umbanda geralmente só se oferece comidas secas,não frango.Pombas giras e exús costumam até receber frango,mas não é sempre,mas os Pilintras geralmente não.
Para Zé Pilintra e malandros oque se oferece é um prato com frios(azeitona,queijo,presunto,salame),espetinho de churraco,sardinha frita...Pode até ser que em alguns casos um malandro peça um frango,mas com certeza não é comum e se o fizer,será para alguém que já trabalha com ele,o próprio cavalo,não para terceiros.
Você com certeza teve um sonho para ser orientado,mas não se apresse.Visite vários terreiros,pois infelizmente nem em todos você pode confiar,e antes mesmo de sair de casa converse com os seus guias para lhe ajudarem a encontrar um lugar certo.
Em relação aos problemas que você vem enfrentando pode sim ter haver com a cobrança espiritual.
Vou te dar um outro conselho:Lugar perfeito não existe,mas se o pai ou mãe de santo é correto e sério já valerá à pena,pois cabe aos pais e mães de santo corrigirem os filhos que erram na casa,prejudicando o bom andamento da umbanda.

Faça esse pequeno trabalho que vou lhe ensinar:

Faça uma canjica para oxalá pedindo misericórdia,peça ao pai oxalá que lhe oriente,que lhe auxilie para que você consiga resolver seus problemas e achar um bom lugar para desenvolver.Converse com fé,pois oxalá é o orixá da paz,peça que ele lhe cubra nesse momento.
Arreie essa canjica coberta com açucar cristal juntamente com uma vela de 7 dias.

-Tome um banho com abre caminho,elevante e macaçá,pode tomar esse banho de 15 em 15 dias e sempre que o fizer acenda seu anjo de guarda.

Se quiser me enviar um e mail é rennattah@yahoo.com.br


Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...

Oi Renata, me chamo Fabíola e tenho 18 anos, desde meus 9 anos frequento centros espirita e sempre que vou eu umas de minhas entidades tenta vir mais como eu não me sinto preparada não deixo vir.
Depois de um tempo comecei a vir ao centro espirita contra a vontade de minha mãe e em uma dessas vezes eu só me lembro que eu estava no meio do barracão e não me deixaram sair até que eu consegui sair e me sentar..
(CONTINUA)

Anônimo disse...

(Continuação)
Resumindo:
Um colega da familia veio rezar minha mãe (ELA TÁ DOENTE) e ele encorporou a entidade dele o Pai Joaquim das Almas e ele falou que me via de roupa branca mas que só era para eu entrar para um casa quando meu coração pedisse.
Renata meu maior medo é minha mãe não me compreender e não me ajudar, me ajuda!

Anônimo disse...

(Continuação)
Resumindo:
Um colega da familia veio rezar minha mãe (ELA TÁ DOENTE) e ele encorporou a entidade dele o Pai Joaquim das Almas e ele falou que me via de roupa branca mas que só era para eu entrar para um casa quando meu coração pedisse.
Renata meu maior medo é minha mãe não me compreender e não me ajudar, me ajuda!

Renata De Almeida disse...

Fabiola não adianta tentar fugir,quando as entidades começam a querer se manifestar algo precisa ser feito.
Você não é obrigada a colocar roupa,mas você terá sim que fazer algo para pelo menos eles aguardarem o momento de você poder desenvolver.A escolha precisa ser sua,não da sua mãe.
Eu comecei com 16 anos pois adoeci,e minha mãe em verdade era muito católica,mas não teve escolha.
Eu não me arrependo da minha escolha.
Acenda uma vela para o seu anjo de guarda com um copo d'água no centro que você já foi,faça uma canjica para oxalá cubra com açucar cristal e ofereça em um jardim,pedindo misericórdia.Os seus guias precisam esperar,e pode ter certeza que sendo da vontade deles sua mãe com o tempo vai sim aceitar.
A religião é algo sério,e a umbanda é muito linda.

tome um banho de abre caminho,com elevante e macaçá,macere e coloque a borra em um jardim.

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...

Fabíola aqui!
Renata eu adora a umbanda mais minha mãe diz que se eu quiser me envolver era para eu esperar ficar de maior e ter um trabalho porque só assim eu poderia fazer minhas obrigações e etc.
Minha mãe sempre vai a Realengo se consulta e as vezes eu vou com ela e uma vez eu fui fazer um pedido e quando eu acordei a cambona estava me segurando e minha mãe me chamando e minha mãe por um tempo me afastou de lá e outro lugar que eu ia com minha tia mais ela esquece que os filhos crescem e não adiantou de nada.
Renata eu me sinto incompleta no meu dia-a-dia e quando eu vou ao barracão eu me sinto tão bem que não sei de onde tiro felicidade.
Eu queria tanto entrar para a umbanda mais com o apoio da minha mãe porque só assim eu me sentiria melhor.
Todas as entidades que falam comigo e minha mãe está perto falam que eu vou vesti branco e eu fico mega feliz porque eu gosto de ajudar as pessoas e ela sabe disso.
Já me falaram que tenho a Cigana da Estrada e desde quando eu soube já senti um afeto por ela e minhas outras entidades ALGUNS EU SEI O NOME E OUTROS NÃO mais mesmo assim continuo tendo o mesmo afeto por todos iguais.
Tem 4 meses que não vou onde eu ia porque minha mãe está doente e tendo dificuldades de anda e eu quem ajudo ela em tudo mais só eu sei a falta que estou sentindo de ir lá novamente.
Obrigada Renata
Axé.

Anônimo disse...

Fabíola aqui!
Renata eu adora a umbanda mais minha mãe diz que se eu quiser me envolver era para eu esperar ficar de maior e ter um trabalho porque só assim eu poderia fazer minhas obrigações e etc.
Minha mãe sempre vai a Realengo se consulta e as vezes eu vou com ela e uma vez eu fui fazer um pedido e quando eu acordei a cambona estava me segurando e minha mãe me chamando e minha mãe por um tempo me afastou de lá e outro lugar que eu ia com minha tia mais ela esquece que os filhos crescem e não adiantou de nada.
Renata eu me sinto incompleta no meu dia-a-dia e quando eu vou ao barracão eu me sinto tão bem que não sei de onde tiro felicidade.
Eu queria tanto entrar para a umbanda mais com o apoio da minha mãe porque só assim eu me sentiria melhor.
Todas as entidades que falam comigo e minha mãe está perto falam que eu vou vesti branco e eu fico mega feliz porque eu gosto de ajudar as pessoas e ela sabe disso.
Já me falaram que tenho a Cigana da Estrada e desde quando eu soube já senti um afeto por ela e minhas outras entidades ALGUNS EU SEI O NOME E OUTROS NÃO mais mesmo assim continuo tendo o mesmo afeto por todos iguais.
Tem 4 meses que não vou onde eu ia porque minha mãe está doente e tendo dificuldades de anda e eu quem ajudo ela em tudo mais só eu sei a falta que estou sentindo de ir lá novamente.
Obrigada Renata
Axé.

Renata De Almeida disse...

Muitos caminhos que escolhemos não são aceitos pelos nossos pais,mas principalmente no que diz respeito à religião você precisa ter autonomia.
Você ama a umbanda,e pelo que diz quer fazer a caridade,esse é justamente o princípio da umbanda,e pessoas assim,infelizmente,estão cada vez mais raras.
A sua mãe está até certa por um lado,mas ela devia te apoiar,o gasto não é assim tão grande.
De início vá visitando casas,pois você não pode entrar em qualquer lugar,e cuide dos seus guias,acendendo velas,dando agrados simples,mas é preciso manter essa sintonia que você está demonstrando ter.
Converse com os seus guias para que eles lhe orientem e tão logo você comece a trabalhar você vai colocar roupa.
Eu comecei com 16 anos,e tive todo o apoio da minha mãe.
Se quiser conversar com a minha cigana,estou às ordens.

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...

Fabíola aqui!
Muito obrigada mesmo Renata, não tenho palavras para dizer o quanto você me ajudou eu estava tão angustiada em poder falar para alguém minha situação e você foi a única pessoa com que eu consegui falar apesar de eu ter amigas elas são muitos novas e até tenho uma amiga que mora em Pavuna só que agora está muito ruim de nos falar porque ela está trabalhando.
Renata você é de que bairro aqui do Rj, eu mora próxima ao Méier.

Renata De Almeida disse...

Eu sou de Niterói,qualquer dúvida pode me enviar um e mail é rennattah@yahoo.com.br

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana

Anônimo disse...

Muito Obrigado pelo seu texto me ajudo mesmo... eu sempre vou a um terreiro mas depois nao vou mais, mas agora eu to destinado a ir realmente.

Unknown disse...

Meu no me é Fabiana, gostaria de saber se há alguma diferença entre candomblé e umbanda? Estou frequentando um centro que tem as doutrinas de candomblé mais também toca pontos de umbanda (umbandomblé)foi a uma festa de marinheiro na umbanda e não senti nenhuma energia, já na casa que frequento no segundo dia que fui senti as energias e na saída de santo do pai da casa passei mal, estou muito confusa com tudo.

Anônimo disse...

adorei o texto tirei muitas duvidas

Renata De Almeida disse...

Boa noite Fabiana.Em primeiro lugar umbanda e candomblé são muito diferentes,na umbanda incorporam entidades que já viveram na terra,pretos velhos,caboclos,exús,boiadeiro,mineiro,etc,já no candomblé são orixás,e esses orixás representam forças da natureza porém nunca viveram na terra.
Os orixás são originários da África,e vieram para o Brasil juntamente com o tráfico de escravos,já as entidades de umbanda são índios(caboclos)exús(pessoas comuns que se tornaram exú por alguma particularidade)na linha de exú encontramos as pombas-giras,mulheres como vócê e eu porém para a sua evolução necessitaram fazer a caridade.Não tem nada haver com o diabo cristão,há exús que foram médicos,e pombas-giras que eram prostitutas,dançarinas,etc isso varia muito.
Umbandomblé é um nome que eu até desconheço,oque acontece é que existem pessoas do candomblé que também tocam umbanda,e existe o omolocô,que é a umbanda e o candomblé nagô.
Se você sentiu maior vibração na saída do candomblé é porque você deve ter alguma cobrança de orixá,e marinheiro é da linha do oriente,se você não tem pode até nem sentir a vibração.

Um forte abraço e axé

RENATA DA CIGANA MORGANA

Anônimo disse...

Bom dia Renata,passei minha infancia frequentando igreja evangelica por causa da minha mae,dps resolvi sair. Tenho muita curiosidade na Umbanda e admiro muito, algo me diz que devo começar a frequentar . Como faço ? O que acontece nas primeiras idas ao terreiro?
Desde já obrigada,axé!

Anônimo disse...

Fabíola aqui!
Bom Renata quinta-feira passada minha mãe faleceu e as 5 horas da manhã antes de acontecer isso eu acordei assustada porque eu viu um homem matando um menino na minha rua e quando foi 11 e pouca da manhã a minha mãe faleceu na sala aqui de casa.
No sábado fui ao centro espírita e contei para o Malandro de uma conhecida da minha tia sobre o sonho que tive horas antes da acontecer o que aconteceu e ele me disse que eu sou médium de visão (VEJO O QUE JÁ ACONTECEU O QUE ESTÁ ACONTECENDO É O QUE VAI ACONTECER) e eu já tinha uma desconfiança sobre esse dom.
Renata você acha que já está na hora de eu desenvolver a minha mediunidade?

Anônimo disse...

Fabíola aqui!
Bom Renata quinta-feira passada minha mãe faleceu e as 5 horas da manhã antes de acontecer isso eu acordei assustada porque eu viu um homem matando um menino na minha rua e quando foi 11 e pouca da manhã a minha mãe faleceu na sala aqui de casa.
No sábado fui ao centro espírita e contei para o Malandro de uma conhecida da minha tia sobre o sonho que tive horas antes da acontecer o que aconteceu e ele me disse que eu sou médium de visão (VEJO O QUE JÁ ACONTECEU O QUE ESTÁ ACONTECENDO É O QUE VAI ACONTECER) e eu já tinha uma desconfiança sobre esse dom.
Renata você acha que já está na hora de eu desenvolver a minha mediunidade?

Anônimo disse...

Fabíola aqui!
Bom Renata quinta-feira passada minha mãe faleceu e as 5 horas da manhã antes de acontecer isso eu acordei assustada porque eu viu um homem matando um menino na minha rua e quando foi 11 e pouca da manhã a minha mãe faleceu na sala aqui de casa.
No sábado fui ao centro espírita e contei para o Malandro de uma conhecida da minha tia sobre o sonho que tive horas antes da acontecer o que aconteceu e ele me disse que eu sou médium de visão (VEJO O QUE JÁ ACONTECEU O QUE ESTÁ ACONTECENDO É O QUE VAI ACONTECER) e eu já tinha uma desconfiança sobre esse dom.
Renata você acha que já está na hora de eu desenvolver a minha mediunidade?

Unknown disse...

ola!!
fui evangélico a vida inteira mas em determinado tempo da minha vida tive contato através de uns amigos com a umbanda a qual eu frequentei um tempo, tenho muita vontade de aprender mais sobre essa religião e de saber quais são meus guias e de desenvolve-los como proceder?
é possível saber quem são meus guias através da data de nascimento?
meu e-mail é joe500musical@hotmail.com.
desde já muito obrigado e fique na paz!!!!

Victor's disse...

Renata, saudações,

Já nos falamos antes, eu gostaria de relatar alguns acontecimentos que ocorreram comigo recentemente.

Eu percebi que em festas de exú e pombas giras, eu sinto mais energia e passo muito mal, mas noteis que isso acontecia com mais frequencia uns tempos atras, agora eu já frequento bastante mas não sinto tanto quanto antes, mas uma semana atras mais ou menos eu estava com minha tia de carro e tinhamos acabado de sair do depósito de bebidas que eles tem aqui perto de casa, eles tambem são da umbanda, e ai no meio da encruzilhada eu encorporei crianças, (não lembro de nada, minha tia me contou), e elas disseram para a minha tia: "não vou falar é feio! não deixa acontecer!" e eu estava em prantos chorando bastante ai ela me levou para a casa dela e a vó tava lá ela é umbandista e kardecista e ela e olhou e veio conversar comigo e eu falei (as crianças falaram) que o meu tio que havia ficado no depósito, não poderia sair de lá (ele é corretor e tinha um encontro mais tarde com um cliente que ele nao conhecia, e elas falaram que tinha dois homens no meio do caminho e que iriam mata-lo a mando de uma antiga funcionária que havia trabalhado para ele. e ai as crianças foram embora mais a vó falou que a mulher tinha mandado um obcessor pra ficar do meu lado para eu nao contar nada que era por essa razao que eu chorava e nao conseguia contar, enfim eu lembro de ter acordado cheio de doces e minha dúvida é a seguinte: eu nao tenho o santo feito mais eu encorporei, porque?
e porque eu se a vó tava lá e ela já tem anos de experiencia com isso ? eu estou com muitas duvidas e gostaria que vc desse a sua opinião.
desde já agradeço por tudo.

Anônimo disse...

Ola Renata, boa noite. Me chamo Elyvelton tenho 19 anos e a algum tempo atras tive sonhos no qual eu incorporava entidades. Na realidade nao sei se foi somente sonho, pois no momento em que a entidade saia era o exato momento em que eu acordava, logo ao acordar eu me sentia muito mau e com arrepios fortes, como se ali estivesse algo presente. No primeiro sonho a entidade apenas dizia " senta, senta, senta" ... Alguns dias depois sonhei novamento, dessa vez fugindo de um homem montado em um cavalo de roupas brancas e de capacete de ferro, no sonho ele me dizia que independente do local que eu fosse ele sempre estaria por perto (no sonho eu corria, procurando fugir dele). Depois de algum tempo passei a ir em algumas sessoes de umbanda, nessas sessoes a pombo giria me disse que eu era mediun, e que meu orixa era ogum e que minha pombo giria era Cigana do Oriente, mas que nao tinha so ela , e sim legiao.
O grande problema e que ultimamente venho sentindo dores de cabeça, e uma certa confusao nos meus pensamentos, acredito que seja meua guias mas nao sei. O que posso fazer?
Agradeço desde ja.

Anonimo disse...

olá renata , nunca fui a nenhum terreiro , queria saber como faço pra ir a primeira vez

Renata De Almeida disse...

Escolha um local onde você não tenha a necessidade de ficar até o final,pois existem locais que só se pode sair quando termina(acho isso desnecessário) pois assim caso não se sinta bem poderá ir embora.
Antes de ir acenda o seu anjo de guarda,peça que lhe dê proteção contra tudo de negativo e vá.

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

sabe ainda tenho duvidas e edo de estar errando não sei esplicar,sera que estou indo no caminho serto?

Anônimo disse...

Bom dia Renata!
Adorei seu texto muito clara sua forma de expressar...
Bom o que me tráz aqui é uma dúvida, estou na umbanda já ah 2 anos e somente agora que recebi minha bomba gira, mais achei muito estranho porque vi tudo, parece que eu estava ali dando as consultas, vi e ouvi tudo o que as pessoas falarão para mim, isso é normal? Não é injusto acontecer isso, ou seja eu me lembrar das intimidades das pessoas...? Me ajude por favor..

Marcio disse...

Eu sou Márcio. Quanto custa uma iniciaçao na mina Renata? Queria saber, Pois pretendo me recolher.... bjs espero sua resposta!

Unknown disse...

Boa noite Renata!
Gostei muito do seu texto , tenho 16anos e pretendo entra para ubanda,estava um pouco com medo mas lendo seu texto,entendi um pouco melhor sobre isso ,entao ja tive varios sonho q eu recebia e na hora q eu estava sonhando eu sentia uma certa vibração mas nao entra em mim so estilo fica tremendo. e o coração batia muito forte mesmo ,mas quando a tremedera e o coração diminuia eu acorda e sentia alguem proximo de mim e o pior e q isso ficava durante semanas toda noite,mas agora parou um pouco so acontece de vez em quando,tambem ja sonhei q minha tia q era do candonble falava para mim q eu era de ogum ja e a partir dai ,tive um sonho q aparecia um rapaz mas estava todo de branco , entao acordeio e vi ou seja sentir q estava um vento muito forte batendo em mim mas do nada cai no sono de novo e falavam para mim q era ogunja ou ogumja nao Lembro exatamente,entao pesquisei um pouco fui em candonble mas nao fiz obrigação nenhuma,porem agora fui na ubanda e me senti muito bem e gostei muinto desta religião entao to querendo entra para ubanda q e uma religiao q eu me indentifiquei bastante. E quero saber como eu faço e o q tenho q fazer para estar iniciando la ubanda por favor preciso da sua ajuda.
E porfavor vc pode estar explicando um pouco mais sobre essas tremederas e sonho q tenho de vez em quando.

Assi:washington.
Quaquer coisa meu email e washington020@hotmail.com ou wotho020@gmail.com
Grato.

Anônimo disse...

Boa noite Renata, muito bem explicado o texto, em função disso peço sua ajuda: frequento a um centro de Umbanda branca a 15 anos uma vez por semana,nunca coloquei roupa, porem tenho certeza absoluta q sou médium e tenho uma Pombo Gira de frente Maria Padilha das 7 Encruzilhadas, sou uma mulher bonita q amo a noite, festas sambas, etc... . Nesse centro nunca me pressionaram para que eu trabalhasse, porem hj fui a uma consulta em um centro de Cadomblé o qual minha irmã frequenta como assistente,e me consultei com uma entidade Dona Figueira. Ela foi mt clara e objetiva alegando q a minha vida só melhoraria apos eu me iniciar colocando roupa no cadomble, e que a minha entidade não era de Umbanda, e q dai pra frente minha vida mudaria. Estou sem emprego a 4 meses, meu marido faleceu a 3anos e meio e me deixou um restaurante e um sócio q me deu uma volta, ou seja ele vendeu o restaurante e eu sai sem nada em função de um doc. q eu assinei na base da confiança, para teoricamente o negócio não falir, falta de orientação... Agora eu quero prestar concurso para área de segurança, e de acordo com essa entidade vou conseguir, porem, só se for colocada a roupa pelo Cadomble. Gosto muito do centro de Umbanda que eu frequento e se eu tiver q colocar roupa seria por lá e não pelo Cadomblé. Estou confuza, pois alem de ser umbandista conheço uma parte do Espiritismo de Allan kardec, assisto palestras já fiz cursos, enfim por favor me de uma orientação.
Att Iara

Karina disse...

Retana, já freqüentei muitos centros quando pequena e tinha medo, depois de grande voltei a freqüentar, mas como ficava um pouco perdida e senti muita dor de cabeça resolvi me afastar. De um tempo pra ca tenho tido muita vontade de volta, dias atras sonhei que estava recebendo um santo, e depois um ere me convidou para entrar no terreiro...vi um orixá me assustei e acordei. Depois desse sonho fiquei um pouco pertubada. Será alguma mensagem?

Renata De Almeida disse...

Com certeza o seu sonho foi uma mensagem.Visite centros espíritas de confiança,mas antes sempre acenda uma vela para o seu anjo de guarda,peça para lhe orientar e lhe mostrar o lugar certo.
É bom acender uma vela para oxalá,pedindo paz e orientação.
Não deixe de viver isso,a religião é linda e você só tem a ganhar.

Um forte abraço e axé!

RENATA DA CIGANA MORGANA

Anônimo disse...

Olá Renata, Boa Tarde!
Parabéns pela página, amei.

Estou frequentando um centro de umbanda desde o ano passado, estou indo por amor, pq quando estou lá me sinto bem e gosto do que vejo e do que sinto, na verdade não consigo ficar sem eles mais (peguei amor pelas entidades), quando me consultei com uma baiana, ela me pediu para que eu fosse em uma gira da esquerda e que pedisse a uma pomba gira para que aflorasse o que tem dentro de mim, na hora pensei em desenvolvimento para incorporar, e eu estava certa, quando falei com a adorável e admirável Maria Mulambo, ela me disse que eu só poderia fazer isso se eu estivesse realmente certa disso e que ela até poderia me ajudar mais a decisão ela não pode tomar por mim, realmente sei que é assim, mais isso quer dizer o que então?, tenho mediunidade?, pois não sinto nada de estranho, não vejo, só tenho uma intuição muito grande, e depois que comecei a frequentar lá, parece que falo comigo mesmo quando estou fazendo/falando algo de errado, na mesma hora parece que eu mesma falo para mim mesma dentro da minha cabeça "não era pra vc ter falado/feito isso", ai se acontece outra situação (que eu sei que é errada) eu já me privo e fico quieta, ai vem uma sensação de conforto.
O que é isso? é assim mesmo? será que estou aprendendo algo? amo a umbanda não quero ficar sem ela, escuto rádio umbanda o dia todo no meu serviço pela internet.
Por favor me fala onde estou errada, ou o que devo fazer.
Fico no aguardo, um abraço, muito obrigada.

Unknown disse...

Oi renata gostei muito,da maneira que vc condus nossas duvidas,a minha e a seguinte estou frequentado um terreiro de umbanda na gira, ja foi me dito por uma entidace que posso receber a pomba gira,maria figuera,estou pesquisando sobrel ela mas oque encontro sao contradicoes ,a saites que se referen a ela como dona figuera e outros como maria padilha da figuera estou com duvidas .muito obrigada silvana

Laary disse...

Oi Renata gostaria de tirar uma dúvida .. Comecei a me desenvolver já faz 1 mês e até agora só sinto arrepios e mais nada .. é normal demorar assim ??

Anônimo disse...

eu estou alguns meses no centro eu vejo rosto de lado muitas pessoas falam que eu sou vidente por que eu consigo ver o rosto de lado e converso por pensamento demoras mais ou menos contos anos pra mim bota a roupa

Unknown disse...

Oi gostaria de saber algumas coisas sobre a umbanda tem como vc me add no whatsaap 05180494546 ou Skype israelcolorado2

Renata De Almeida disse...

Você está no centro mas não coloca roupa?geralmente o médium sente a necessidade porque sente as vibrações dos guias,tonteira,dor de cabeça...
Eles cobram,isso varia muito.

Um forte abraço e axé!
Renata da cigana Morgana

Renata De Almeida disse...

Um mês é pouco,o desenvolvimento pode durar anos,não tenha pressa,pouco a pouco vai acontecer.A entidade que mais desenvolve o médium é exú

Um forte abraço e Axé!
Renata da cigana Morgana

Unknown disse...

Ola Renata,uma boa tarde,prazer lhe conhecer;meu nome é Carlos,tenho uma filha linda e moro com a mãe dela que se chama Stephanie.Sou de Recife-PE gosto muito da Umbanda acho muito lindo mesmo,de vez em quando eu vou em reuniões de umbanda,agora dei uma paradinha porque estou trabalhando a noite,mim sinto muito bem quando estou em reuniões,mim sinto até um próprio pai de santo;gostaria muito de saber uma coisa alguns pai de santo mim diz que sou médium,uns diz que filho de Ogum outros diz que sou de Xango com Oxum mais Oxum esta de frente e tenho que tirar ela da frente e deixar Xango não entendo bem isso mim explique por favor? Outra quando eu vou em reuniões sinto muito arrepio e mãos e pés gelados mais nunca recebi,mais um dia gostaria de receber mais tenho medo o que faço?

Unknown disse...

Ola Renata,uma boa tarde,prazer lhe conhecer;meu nome é Carlos,tenho uma filha linda e moro com a mãe dela que se chama Stephanie.Sou de Recife-PE gosto muito da Umbanda acho muito lindo mesmo,de vez em quando eu vou em reuniões de umbanda,agora dei uma paradinha porque estou trabalhando a noite,mim sinto muito bem quando estou em reuniões,mim sinto até um próprio pai de santo;gostaria muito de saber uma coisa alguns pai de santo mim diz que sou médium,uns diz que filho de Ogum outros diz que sou de Xango com Oxum mais Oxum esta de frente e tenho que tirar ela da frente e deixar Xango não entendo bem isso mim explique por favor? Outra quando eu vou em reuniões sinto muito arrepio e mãos e pés gelados mais nunca recebi,mais um dia gostaria de receber mais tenho medo o que faço?

Renata De Almeida disse...

Bom dia Carlos!Pode ser que oxun esteja de frente,mas ainda não esteja definido se é ela o seu orixá de cabeça.Porém,uma vez definido,não existe nenhuma razão para tirar e colocar um oboró(orixá masculino).
Quanto ao medo,não o tenha,pois é maravilhoso a incorporação.Pelo que você diz você é sim médium e oque voce sente no terreiro,é a aproximação dos seus guias.
Alguns só recebem depois que colocam roupa,pois quando o fazem,os guias entendem que você está ali para isso.
A umbanda é linda,eu particularmente,acho que você é filho de ogun.

Um forte abraço e axé

Renata da Cigana Morgana.

Anônimo disse...

Estou frequentando um centro de umbanda desde o ano passado, estou indo por amor, pq quando estou lá me sinto bem e gosto do que vejo e do que sinto, na verdade não consigo ficar sem eles mais (peguei amor pelas entidades), quando me consultei com uma baiana, ela me pediu para que eu fosse em uma gira da esquerda e que pedisse a uma pomba gira para que aflorasse o que tem dentro de mim, na hora pensei em desenvolvimento para incorporar, e eu estava certa, quando falei com a adorável e admirável Maria Mulambo, ela me disse que eu só poderia fazer isso se eu estivesse realmente certa disso e que ela até poderia me ajudar mais a decisão ela não pode tomar por mim, realmente sei que é assim, mais isso quer dizer o que então?, tenho mediunidade?, pois não sinto nada de estranho, não vejo, só tenho uma intuição muito grande, e depois que comecei a frequentar lá, parece que falo comigo mesmo quando estou fazendo/falando algo de errado, na mesma hora parece que eu mesma falo para mim mesma dentro da minha cabeça "não era pra vc ter falado/feito isso", ai se acontece outra situação (que eu sei que é errada) eu já me privo e fico quieta, ai vem uma sensação de conforto.
O que é isso? é assim mesmo? será que estou aprendendo algo? amo a umbanda não quero ficar sem ela, escuto rádio umbanda o dia todo no meu serviço pela internet.
Por favor me fala onde estou errada, ou o que devo fazer.
Fico no aguardo, um abraço, muito obrigada.
19 de março de 2014 12:22

"Renata, como acima, estou postando novamente, pois não recebi respostas, no aguardo, obrigada."

Renata De Almeida disse...

Boa noite!Desculpe não ter respondido antes é que são muitos e mails e acabo sem tempo.
Mesmo que você não receba,você ainda assim pode ser médium,mas saiba que há pedsoas que só recebem depois de anos.
Oque você descreve é intuição,e isso é espiritual.Ainda que você não trnha incorporado,você pode abraçar a umbanda como religião pois sempre haverá uma função no terreiro para você desrmpenhar.
Continue frequentando e absorvendo as coisas boas da religião.

Um forte abraço e axé!

Unknown disse...

ola renata tenho tantas duvidas sobre a minha umbanda,ja faz 10 anos que estou num terreiro,mas escuto e vejo com a minha mae e normal ....pode me ajudar

Anônimo disse...

Olá . Frequento um terrero de umbanda mais as vezes sinto muito medo nao sei por que eu estava numa gira de xango e derrepente minha escostas ficou dormente e meus punhos doendo

Anônimo disse...

Poderia me ajudar ja me falaram que sou um medio mais as fezes sinto uma sensação que tem gente do meu lado assim ....
Natan .....

Anônimo disse...

Errei ali Desculpas terreno e pq to no cel obg ate mais

Anônimo disse...

Sou o mesmo anonimo de baixo aii

Anônimo disse...

Ola!bom primeiramente gostaria de falar que gostei mto do textos e os comentarios sao bem interessantes..Seguinte,uma vez fui a um terreiro de candomble,mas ha anos,cerca de uns 6,7 anos nao me lembro ao certo e senti uma sensaçao de mal estar,mas como era bem mais nova pensei q fosse bobagem.Desde entao nao frequentei mais.Somente fui 2 vezes num terreiro d umbanda mais lugares diferentes.Na primeira jogar cartas numa sala em reservado,nao tinha toque nem nada,mas mesmo assim nao me senti confortavel,na segunda vez acompanhando uma tia para uma conversa com a mae de santo.Ao conversar com ela e ver aquelas imagens,velas ao meu redor comecei a passar mal,tipo uma fraqueza,palidez e leve tontura e tremores,ela percebeu e fez oracoes em mim,pediu para que eu escrevesse meu nome e colocasse em baixo de uma imagem de um preto velho e eu'fiz.conversei com ela pelo fato de ter sido diagnosticada com ansiedade,e confesso depois desse dia os sintomas amenizaram sofri muito pois nao e facil,sensacao d sufocamento,taquicardia,dores de cabeca.Tenho duvidas se isso pode ser espiritual pois exames nao detectam nada.venho pesquisando sobre a umbanda e estou gostando do que vejo,mas gostaria da opiniao de alguem que entende do assunto.Ah detalhe minha mae ja teve um baiano quando jovem,mas por motivos q nao convem contar agora ela largou a religiao,mas as vezes ela me diz q posso ser medium.E so pensar muito no assunto sinto dores de cabeca.O que voce acha?aguardo resposta pode me chamar de Cris Obrigada desde ja

Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata De Almeida disse...

Sim é normal,você só precisa confiar e não influenciar no que eles falam ou fazem,agindo como um mero espectador.

Um forte abraço e axé!

Renata De Almeida disse...

Cada um sente as vibrações de uma forma,é normal.Sempre acenda o anjo de guarda antes das sessões

Renata De Almeida disse...

Essa sensação é a presença de alguma entidade ou Egunéegun são espíritos desencadeados e não trazem boa energia,tome banho de àgua com anil ou gotas de amônia e acenda seu anjo de guarda.

Um forte abraço e axé!

Anônimo disse...

Oi, boa noite! Fui hoje a uma sessão pela primeira vez e me informaram que preciso desenvolver minha mediunidade e colocar a roupa para que minha vida melhore (ele mesmo disse que anda muito ruim e isso é um fato). Contudo, apesar de respeitar muito não gostaria de colocar a roupa, me identifico mais com o espiritismo ligado à Alan Kardec. Posso desenvolver a mediunidade de outra forma? frequentando outra religião?


Anônimo disse...

Olá Renata,entrei pra roda umbanda meio que no susto,sinto que agora não estou preparado,como posso deixá-la? E isso vai me prejudicar futuramente quando estiver preparado?... Adoro o Blog...

Áurea Oliveira disse...

Ola renata bom , tenho 15 anos e desde meus 7 anos começou a acontecer coisas estranhas comigo eu dormia chorando pq sabia q eu ia ter pesadelos e no mesmo eu dormia e do nada nao conseguia me mexer nem respirar por alguns segundos e isso ocorre até hj . Como se nao bastasse comecei a ouvir barulhos estranhos , vozes , e passos dentro da minha casa durante a noite desde pequena .. Mas agora as coisas estao piorando , vejo sombras q passam bem rapido e vultos de um lado pro outro ... De noite sinto q tem mais alguem (imaterial) dentro de casa e as vezes de dia ou de noite sinto q tem alguem me observando .
me falaram pra procurar a umbanda q la me ajudariam aí como nao posso ir "ainda" procurei na net nossa me APAIXONEI pela umbanda sinto cada dia mais a nessecidade de ajudar as pessoas por amor sinto cada dia mais afeto pela umbanda aah e adoreeei seu blog . Qnd eu escuto pontos cantados eu me sinto mto bem e qnd eu escuto pontos cantados do OBALUAÊ sinto fortes arrepios ele pode ser meu pai cabeça ?? Me ajuda

Áurea Oliveira disse...

Ah esqueci , só pra acrescentar , tenho dor de cabeça todos os dias as vezes tontura e vibraçoes estranhas . Se me ajudar serei totalmente grata

Unknown disse...

Oi renata ....
Meu nome é jenifer tenho 18 anos e a pouco entrei no candomble. Foi tudo meio que no susto, o primeiro guia a vir foi meu exu ele veio p ajudar um amigo meu, foi na rua e foi tudo muito assustador pra mim. Hj ja tenho 3 meses na casa de candomble, amo meus orixas, mas estava muito encomodada pelo fato de eu permanecer conciente mesmo quando meus guias vem. Eu ainda nao foz cabeça mais meu santo de cabeça vem em terra através de mim. E como comigo foi tudo muito rápido fiquei cm receio de contar p minha mae de santo, mais o seu texto me esclareceu muita coisa.
Que xango de guarde e muito axe na sua vida

Renata De Almeida disse...

Obrigada!Com o tempo mais amor você terá pelo orixá,que é puro e lindo.
Em relação a ser consciente,saiba que a maioria das pessoas é.
Só te dou um conselho:siga a sua intuição e guarde suas experiências espirituais para você!

Renata De Almeida disse...

Provavelmente você é filha de obaluaiê ou iansã,pois são orixás que tem muito haver com egun(espírito desencarnado)e pelos seus relatos você está com influência de egun.
Faça pipoca com azeite jogue sobre você e despache em um jardim.Faça uma guia de oxalá(branca leitosa)e coloque de molho em água macerada com saião e depois coloque em você.Pode comprar pronta.
Você deve tomar banho de água comum com um pouco de anil e jogar na porta de casa um pouquinho de amônia(espanta egun)
Desculpe perguntar,mas tem alguém doente na sua família?
Você é médium com certeza,e deve manter o anjo de guarda aceso.
Os arrepios e essa sensação de peso sem poder mexer é sim espiritual,assim como a falta de ar.
Você tem uma espiritualidade forte e escuta,vê e sente.Se cuida,tome banhos sempre de ervas,manjericão,aroeira,abre caminho...
Um forte abraço e axé

Renata De Almeida disse...

Também sentia,é vibração espiritual.

Unknown disse...

Sim sim. Eu tenho tido essa intuição mesmo. Obrigada

Áurea Oliveira disse...

Tem sim , meu irmão de 11 anos nao anda desde quando nasceu , minha vó foi curada de um cancer pelo pai Obaluaê , minha mae me conta isso ate hoje ... Oq devo fazer ??? Ah obrigada pela ajuda Axé !!!

Áurea Oliveira disse...

Ah renata , como posso saber e ter certeza de quem é minha mae e meu pai de cabeça ??? Ah pouquissimo tempo passei por uma encruzilhada aqui na rua da minha casa e senti vibraçoes diferentes , na rua da minha casa tem uma encruzilhada e de frente um cemiterio , fui entrar la com um amigo meu e na hora o tiu dele q é umbandista (tocou) nele tipo ele sente sabe ?... E falo q era pra gente sair dali imediatamente , nos obedecemos claro ! Vc acha q se eu tiver alguma duvida ou querer alguma ajuda posso ir falar com o tiu dele ???

Áurea Oliveira disse...

Quando minha vó era viva ela tinha um cancer na cabeça , o medico falou q ela só ia viver mais 4 dias , aí minha mãe chamou um pai de santo e ela disse q ele pediu pra ela estourar pipoca com azeite de dende , minha mãe fez isso e o entregou a pipoca ela disse q ele deu um banho de pipoca nela e tals...
aí ela viveu mais 4 anos ..
ah Renata se for possivel me responde uma coisa , o que é influencia de Egun , e como assim "despachar num jardim " ???
obrigada e um Fortíssimo Abraço

Renata De Almeida disse...

Na verdade o cemitério é um local de muita energia,e não se deve ir à toda hora,principamente sem uma proteção.Se precisar mesmo,ao voltar tome um banho com 7 gotas de amônia.

Áurea Oliveira disse...

Sim sim , não entro mais la , mas renata oque é "influencia de egun " ???

Unknown disse...

Meu vo tem.um terreiro e estou indo a algum tempo,.mas ainda nao.incorporei, um dia o chefe de terreiro me.colocou no meio e me girou eu fiquei mt.tonto.e.apaguei, como vou saber meus guias?. Demora.para incorporar? O.fato.de.eu tocar age atrapalha meu desenvolvimento?.sou mt.ansioso, quero evoluir.logo (tenho 15 anos)

Áurea Oliveira disse...

Oii renata bom , ontem eu fui comprar umas coisas e comprei a guia branca de Oxalá e eu tive a oportunidade de comprar uma pulseira feita de palha-da-costa mais conhecida como contra-egun .. Mais eu nao comprei , e , essa noite quase q eu nao acordei , pensei q eu ia morrer ... Tive o PIOR pesadelo da minha vida e quando acordei nao conseguia me mexer .. Depois eu dormi de novo e maaais pesadelos e aquilo q eu te falei nao consegui me mexer , nem respirar por alguns segundos Nataaa oq eu faaço ? :'(

Renata De Almeida disse...

Isso ainda hoje acontece comigo,é normal.Mantenha seu anjo de guarda aceso em um lugar mais alto que sua cabeça com um copo dágua.
O contra egun é bom,mas tem que ser preparado por alguém antes.

Áurea Oliveira disse...

Atah Obrigadaa totalmente grata pela ajuda !!!
logo mais estarei aqui denovo rsrs
Axé !!!

Áurea Oliveira disse...

Ah ! E antes q eu me esqueça rs
essa noite eu sonhei q tinha um homem de capa e cartola me contando a historia de uma Pomba Gira enquanto me levava para um lugar onde queria me mostrar uma coisa q eu precisava ver, enquanto nos andavamos e conversavamos eu usava um lenço vermelho , laranja e amarelo q só deixava meus olhos visiveis e ele me contando a historia da Pomba Gira nos chegamos no lugar onde ele me levára e me falou : ENTERRARAM O CORPO DAQUELA BELA MOÇA E ENCIMA DELA NASCEU ESSA FLOR ! Q HOJE E SEMPRE FOI CHAMADA DAMA DA NOITE eu me aproximei daquela flor delicada e linda q nunca vi na vida , senti seu perfume e a flor era branca com um tom escuro em suas bordas .. Oq isso quer dizer ? Sera q ela pode ser minha guia ?

Anônimo disse...

Olá, meu irmao e minha cunhada sao da Umbanda. Comecei a frequentar e amei... ai onde ia nas consultas e os diversos orixas me falavam que tenho dom, que para as coisas melhorarem eu tinha q trabalhar... mas, o centro que ele frequentava ficou meio avacalhado e ele n foi mais. Mais cotinua fazendo feijoada para seu preto velho em casa e ele recebe as vezes tbm... pois bem, ontem na casa do meu irmao teve a festa da cigana... ontem na festa e eu me concentrei e a minha pomba gira desceu, junto com a da minha cunhada...ela veio varias vezes... to meia confusa, náo sei por onde comeco, j[a que aqui quase n temos centros para frequentar... quero mto dar continuidade, ja que a paz que sentimos e dificil de descrever...

Anônimo disse...

preciso de uma luz, por favor... to perdidaaaa nesse sentido de como continuar, como vou saber se é minha pomba gira.... o que tenho que fazer para colocar ela pr trabalhar...bjosss... aguardo resposta!

Renata De Almeida disse...

Em primeiro lugar se o seu irmão organiza e realiza festas é porque ele já tem um certo grau de desenvolvimento,sendo assim ele pode fazer ao menos uma vez por mês o seu desenvolvimento com a ajuda de uma entidade dele.
Se ele tem realmente algum tempo na religião e o preparo necessário,pois aos poucos os guias vêm,mas você não pode ter pressa em receber e trabalhar,isso varia de pessoa para pessoa.
Vá acendendo sempre velas de 7 dias para o seu anjo de guarda,e as segundas acenda uma vela para os pretos velhos,e exú.
Para a cigana coloque umas 7 frutas na praia,praça ou em casa com uma vela de 7 dias colorida e peça orientação e caminho.
Tenha fé e siga em frente

Unknown disse...

oi meu nome é Carlos e eu li o seu texto e gostei muito pois me identifiquei com ele pois meu sonho sempre foi colocar a roupa eu via minha mãe(biológica) trabalhar e eu ficava admirando e quando fiz 18 anos eu entrei em um terreiro tem quase um mês e tenho incorporado.Mas eu via a ouvia mas meus braços e pernas não podia controlar,tem algo de errado ?? e na umbanda como que é tratado a masturbação seria o mesmo que uma relação sexual?? obrigado se vc tiver facebook ou google+ para eu seguir se tiver como manda o link obrigado

Renata De Almeida disse...

Que bom ter gostado do blog,leia pois vai te ajudar a tirar dúvidas.
A sua mediunidade é consciente,e você deve se acostumar,não questione a incorporação,pois é normal.
Masturbação é algo natural do ser humano,a umbanda não se posiciona contra isso.
Oque você faz em relação a sua sexualidade é prooblema seu,desde que respeite o local do culto e as entidades.


Um forte abraço e axé!

Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Áurea Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renata De Almeida disse...

É um sonho muito bonito,acredito que você trabalhe com a pomba gira Rosa negra,ou pomba gira do cabaré,que é muito bonita.
Sempre que tiver certos sonhos evite falar para as pessoas,para continuar a tê-los pois são mensagens para você.
Compre uma rosa e ofereça para a sua moça com uma vela,pode ser em casa mesmo,de preferência no quintal.
Esse moço deve ser Tranca Rua.
Os sonhos são uma forma dos seus guias entrarem em contato com você.

Renata De Almeida disse...

Pode me contatar via e mail rennattah@yahoo.com.br

Áurea Oliveira disse...

Ah pode deixar , obrigada por responder todos os meus e-mails está me ajudando bastante !!!
"COMPRE UMA ROSA E OFEREÇA PARA A SUA MOÇA COM UMA VELA" no caso essa moça é a pomba gira ? E a vela deve ser q cor ?
um Abraço !!!

Áurea Oliveira disse...

Ah pode deixar , obrigada por responder todos os meus e-mails está me ajudando bastante !!!
"COMPRE UMA ROSA E OFEREÇA PARA A SUA MOÇA COM UMA VELA" no caso essa moça é a pomba gira ? E a vela deve ser q cor ?
um Abraço !!!

Anônimo disse...

Boa noite, tenho dúvidas que perturbam, sinto presença de alguém e seguindo, me vêm a mente informações que desconheço tanto para curar alguém geralmente alguém próximo, porém também existem informações que surgem quando tenho sentimento de ódio por alguém que me fez mal ou mal a quem amo, são informações que brotam na mente, me informando por intuição oque fazer para o bem ou o mal são como feitiços ou mesmo coisas estranhas que parecem magia negra, só sei que isso me ocorre a pelo menos 15 anos hoje estou na casa dos 30, fui convidado a vestir branco na Umbanda a 3 meses e desde o começo entidades se manifestam, gosto de ter certeza de tudo, e vc me pareceu séria,
Se puder me envie um e-mail por favor wm.tech@homail.com
Te agradeço muito.

Renata De Almeida disse...

As informaçòes são intuição que as entidades dão,costumamos dizer assopram,e a impressão de ter alguém perto,são as entidades.

Aglaer disse...

Renata Boa noite!!! Amei seu blog, frequento a umbanda amo de paixão lá eu me sinto em casa. Quando fui falar com as entidades me disseram que eu tenho uma mediunidade muito forte, eu sempre senti algo, presentia muitas coisas, e fui frequentando a umbando a alguns meses.... mais ou menos um mes atras o pai de santo me chamou para dentro do congá para trabalhar para Iemanjar, nessa hora eu gelei fiquei mto apreensiva pois não sabia como seria, senti minha mãe tremer uma sensação maravilhosa.... ai na semana passada me chamaram e me disseram que eu estava na hora de ficar lá dentro. E nessa sessão que teve nao incorporei mas senti uma peso nas minhas costas um peso uma dor que eu nao sabia explicar, e nesse dia as entidades que vieram trabalhar era os pretos velho. Tenho uma duvida como proceder agora, como que funciona nesse caso, fico muito apreensiva. o que irei sentir qdo essa entidade querer incorporar.

Outra dívida meu marido frequenta igreja evangelica, e eu frequentava antes com ele. Mas resolvi não ir mais pois nao me sinto bem. Mas eu queria apenas lhe fazer companhia pode?

Sera que vc pode me ajudar.
Beijos

Anônimo disse...

Olá, trabalho com amigas em um grupo que iniciou buscando o universalismo, já que a maioria de nós tem conhecimentos kardecistas e outras em reiki. o fato é que sentíamos a necessidade de ampliar os trabalhos porque tanto em uma linha quanto na outra a espiritualidade é vista de modo estanque. Não aceitando o auxílio de caboclos, pretos velhos e guardiões e queríamos tb trabalhar com estas energias, caso o atendimento ao público assim necessitasse. De uns tempos para cá está chegando ao grupo pretos velhos, caboclos e exús guardiões. Mas uma de nossas colgas foi em uma sessão de caboclos tomar passe e um caboclo disse a ela que para trabalhar com eles é preciso assentamento das entidades. Ficamos confusas porque não sabemos o que é isso. Você pode me auxiliar esclarecendo isso, bem como os riscos (se é que existem) em dar passagem a estes guias de umbanda sem o tal assentamento? grata, paz e luz!

Anônimo disse...

Olá, trabalho com amigas em um grupo que iniciou buscando o universalismo, já que a maioria de nós tem conhecimentos kardecistas e outras em reiki. o fato é que sentíamos a necessidade de ampliar os trabalhos porque tanto em uma linha quanto na outra a espiritualidade é vista de modo estanque. Não aceitando o auxílio de caboclos, pretos velhos e guardiões e queríamos tb trabalhar com estas energias, caso o atendimento ao público assim necessitasse. De uns tempos para cá está chegando ao grupo pretos velhos, caboclos e exús guardiões. Mas uma de nossas colgas foi em uma sessão de caboclos tomar passe e um caboclo disse a ela que para trabalhar com eles é preciso assentamento das entidades. Ficamos confusas porque não sabemos o que é isso. Você pode me auxiliar esclarecendo isso, bem como os riscos (se é que existem) em dar passagem a estes guias de umbanda sem o tal assentamento? grata, paz e luz!

Renata De Almeida disse...

Se os pretos velhos,caboclos e Exus chegam é com o objetivo de ajudar nos seus trabalhos e isso é muito bom!
Não sei como é feito esse trabalho,nem com que frequência,porém fazer uma espécie de altar(firmeza)é uma forma de criar e fortalecer esse vínculo,e aumentar a capacidade dessas entidades de ajudar as pessoas tornando-as fortalecidas.
Me envie um e mail e lhe oriento rennattah@yahoo.com.br

Um forte abraço,parabéns pela iniciativa

Unknown disse...

Boa noite ,
Parabéns pelo blog ,é muito esclarecedor , preciso de sua orientação.
Por duas vezes tive uma experiência estranha , da primeira vez estava doente dos rins e senti como se fosse desmaiar e fiquei semi-ausente por alguns instantes ,não lembro muito bem o que aconteceu ,mas sei que consegui me sentar , mas meus filhos e meu ex marido me disseram que eu não desmaiei , meus olhos ficaram estranhos e um de meus braços fazia um movimento lento e repetitivo e além disso não deixei ninguém colocar a mão em mim como se brigasse com quem tentou encostar em mim.Enfim assustei minha família e não lembro !
Já na segunda vez foi a pouco tempo , uma prima minha operou um cancêr de mama e veio pra minha casa para que eu fizesse curativo e cuidasse dela até retirar os pontos da cirurgia , bem no primeiro dia que fui fazer o curativo tudo corria bem até que eu senti a mesma sensação que senti da primeira vez , só deu tempo de eu avisar a ela que ia acontecer algo , tentei chegar ao sofá mas abaixei no chão e não lembro muito bem de mais nada , moral da história pensei que tinha desmaiado , mas todos que estavam a minha volta disseram que eu não desmaiei , quando voltei estavam todos nervosos , mas me disseram que era espiritual , e tive o mesmo comportamento da primeira vez , mas não falei nada . Minha prima disse que parecia omulu ( eu não sei por que), mas ela disse que já viu isso acontecer com minha tia que tem omulu . Eu particularmente , não sei quem é ,ou que aconteceu , mas já sei identificar quando vai acontecer , sei como é a sensação , é como se eu fosse desmaiar , tudo vai ficando distante os som ,a visão vai apagando , uma luz forte na minha direção e eu meio que apago , dá a sensação de que vou desmaiar , daí me ausento , mas o interessante é que não saio por completo , ainda sei de alguma forma quem esta perto de mim , onde estou , não fico totalmente inconsciente , difícil explicar ! Só sei que é uma força muito grande que eu identifico e reconheço a sensação de quando vai acontecer , mas não consigo controlar é muito forte!
Eu já fui em centro de umbanda e por 2 vezes me senti mal quando começaram pontos de chamado ( e quando chamaram pombagira e me disseram que eu tenho 2 guardiãs ) mas todas as vezes que senti consegui controlar e não permiti , me segurei firme e nada aconteceu . Mas quando se trata desse em questão , que eu acredito que seja um homem é muito forte eu não consigo segurar . Acredito que ele não venha por completo , e já observei ele só vem em caso de doença , mas quando ele vai embora eu fico bem e não sinto mais nada , como se tivesse novinha em folha , não sinto dor e nem medo dele , muito pelo contrario de alguma estranha forma mesmo sem saber quem ele é eu confio e sinto que ele cuida de mim e consigo identificar a vibração de sua chegada. Mas é muito estranho não saber de quem se trata . Gostaria muito de uma orientação.

Anônimo disse...

1 parte
Boa noite! Primeiramente gostaria de agradecer o espaço para que eu possa perguntar e tirar algumas dúvidas que estão me "matando". Desde pequenina fui uma criança problemática( tinha crises de bronquite, era chorona, muito carente de afeto e etc...) sempre gostei de animais, andar com os pés descalços (mesmo nas crises de asma e bronquite, o que deixava minha mãe maluca correndo atrás de mim com os sapatos, tadinha rsrs).Na época escolar sempre fui péssima aluna, nunca queria ir a escola, não conseguia prestar atenção ás aulas, sofria bulling por ser dentuça e sempre tirava notas baixas! Sem contar que eu era uma menina molequinha! Brigava e batia até nos meninos! Imagine essa cena numa escola de freiras católicas!rsrs meus pais viviam sendo chamados a escola. Sempre fui muito arteira e um pouco briguenta, mas nunca tive maldade no coração nessas brigas, muito pelo contrário, eu acabava comprando as brigas dos meninos e meninas mais fracos por sentir dó por eles não conseguirem se defender dos coleguinhas mais maldosos! Minha infância e começo de adolescência sempre foi um alto e baixo, ora eu estava bem sorrindo e feliz ora eu estava depressiva largada no sofá sem ter vontade de fazer nada! Você já pode imaginar o diagnóstico né? Depressão. Fui medicada enfim, tudo o que meus pais católicos(mas já freqüentaram o kardecismo) poderiam fazer pela "pequena caçula garota problema".chegamos a ir num centro kardecista, fui a uma terapeuta de vidas passadas e por onde eu passava o diagnóstico: ela é medium, tem excesso de ectoplasma.Mas eu nunca freqüentei firme um local para estudo.

Anônimo disse...

2 parte
Eu me sentia muito mal, pois nossa vida financeira sempre foi de altos e baixos e eu sempre sofri muito com tudo isso ( hoje acredito que eu "captava" o desespero dos meus pais por causa destas situações) sempre tive uma ligação muito forte e ao mesmo tempo perturbadora(acredito até em ligação karmatica) com meu pai, ele não é uma pessoa má, mas acredito que ele também por ser médium (e não trabalhar sua mediunidade) por todos os problemas da família dele, acabava descontando em mim (ou alguma força ruim nos forçava a brigar) ele e sempre agiu com muita agressividade..levei surras de cinta homéricas, que nos momentos me geraram muita raiva mas logo depois eu esquecia e o perdoava por amá-lo muitooo.Mas você imagina o nosso lar como sempre foi um "inferno"! Alguns fatos curiosos que aconteceram comigo foram:
Aos 12 anos eu estava em um dos quartos da minha casa e como eu sempre gostei de tarô, signos, oráculos e etc... Adorava aquelas revistinhas do João bidú, enfim estava com uma dessas revistinhas e numa página ensinava a fazer uma bruxinha com meia de náilon forradas de ervas para ser sua bruxinha patuá, para você pedir os seus desejos e etc... Imagine eu com 12 anos bobinha achava que iria fazer uma companheirinha para mim! Mas não senti maldade alguma em fazer a bonequinha. Você não imagina o que aconteceu, eu comecei a procurar no meio dos meus retalhos (porque também gostava muito de artesanato/costura) achei uma meia cor da pele e comecei a costurar apenas os bracinhos e tal, mas as ervas eu nem tinha e nem tinha pensado ainda em como iria consegui-las, quando de repente a lâmpada do quarto estourou!!! Não queimou de queimar normal, o vidro da lâmpada se espatifou!! Minha mãe correu no quarto nervosa por causa do estrondo e me perguntou o que havia acontecido, e eu assustada também com os cacos no chão contei normal... Aí ela ficou assustada e brava e falou: para de mexer com essas coisas!!! Mas eu juro que não era nenhuma coisa errada, eram aquelas revistinhas inocentes do João Bidú!!!

Anônimo disse...

3 parte
Bom esse foi um dos fatos mais assustadores e digamos físicos que eu passei... Eu nunca vi espíritos, aliás tenho muito medo disso tudo, apenas uma vez que eu acordei no meio da noite e ainda deitada na minha cama ensonada, abri meus olhos e na cama da minha irmã do lado um vulto preto de uma pessoa sentada virada para o meu lado me olhando dormir!! Aquilo para mim foi terrível! Uma descarga de adrenalina que eu nunca tinha sentido antes! Enfiei minha cabeça em baixo do cobertor comecei a rezar ave Maria e voltei a dormir.
Os episódios mais estranhos que tenho muito é com sonhos...
Tive vários mas esporádicos não é toda noite.. Um deles foi quando meu tio apareceu para mim em sonho desculpando-se... Esse meu tio suicidou-se e no sonho eu me encontrei com ele atrás de uma janela de vitrô, sabe dessas antigas? Então, ele estava de um lado e eu do outro( o vitrô nos separava)...eu perguntei a ele: tio por que você fez isso?? E ele só dizia: me desculpa, me desculpa... Aí ele disse assim para mim: filha estou preocupado com o seu pai, estou preocupado para aqueles lados que ele anda...
Eu tinha uns 20 ou 21 anos quando sonhei com ele, e esse sonho foi por volta das 5:30 da manhã. Eu sei o horário pois a minha primeira vontade foi de levantar e falar com o meu pai, mas olhei no relógio e pensei: não vou acordar meu pai a essa hora, mesmo por que ele já iria acordar daqui a pouco para ir viajar a trabalho e eu não quis incomodar! Passei o dia todo com esse sonho na minha cabeça! Quando foi a noite por volta das 20:00 apareceram em casa avisando que o meu pai havia sofrido um acidente de carro na pista na volta da cidade que eles estavam há mais ou menos 2 semanas viajando! Na hora lembrei do meu tio falando : por aqueles lados que ele anda....
Outro fato também quando eu tinha uns 15 anos e estava em outro estado viajando com a minha irmã quando de repente eu quis falar com meu pai desesperadamente! Coitada, minha irmã quase ficou louca, por que tentávamos de orelhão em orelhão e nada do telefone de casa atender!! E a cada ligação eu me desesperava mais e mais... Quando voltamos de viagem ele e minha mãe bem que tentaram esconder mas nós descobrimos que ele sofreu uma aritimia cardíaca e quase infanto, tendo que fazer até cateterismo! O mais estranho é que como havia fuso horário entre onde estávamos e a minha cidade, começamos a nós lembrar dos horário em que começou o meu desespero e chegamos a conclusão que foi na mesma hora!!!!!, mais uma vez isso me assustou! Mas sabe quando você não da muita "bola", ou seja não vai pelo amor??

Anônimo disse...

4 parte
Pois bem, e assim a minha vida caótica continuou... Namorei mocinhos errados que só me traiam, entre uma depressão e outra eu ia vivendo e tomando meus remédios... Conheci meu marido aos 26, nos casamos tivemos uma MARAVILHOSA filha que hoje está com 4 anos e nesse meio tempo trabalhando com meu pai, temos um negócio próprio que até bem pouco tempo atrás não dava lucro nenhum, ou melhor ainda não dá, apenas minimizaram os prejuízos! E assim foi, até que eu descobri que meu marido me traia com 2 mulheres diferentes e tinha casos esporadicos com profissionais do sexo.. Me separei ano passado e me afundei na depressão! Principalmente ao saber que ele, após 1 semana da minha saída da nossa casa colocou outra mulher para morar lá! Meu. Deus parece até tragédia de novela né? Até que chegou este momento! Que eu acredito ser o "vai na dor" ( se não vai pelo amor...). Renata me perdoe se desabafei tudo isso mas é agora que vem todas as dúvidas.. Na minha busca incansável para saro da cama e depressão eu comecei a pesquisar muito sobre mediunidade, coisa que há muito tempo eu já deveria ter feito e não só agora com 34 anos!!! Ah detalhe, a vida toda comprei baralhos, normais, cigano, taro para tentar estudar mas nunca consigo "ler as cartas". Enfim fui em uma pessoa na cidade de campinas que lia taro, búzios etc... Fui inicialmente pela curiosidade em ver meu destino no taro... Mas segundo a medium ( que é umbandista) o taro "não abria"... Disse -me ela ser meu problema mais espiritual do que qualquer outra coisa e então ela laçou mão dos búzios.
Aí que vem as dúvidas...(me perdoa a ignorância mas esse mundo umbandista, que é lindo dignasse de passagem, é muito novo para mim!) Ela disse que eu tenho de cabeça Iansã e Oxossi, disse -me também que as minhas entidades de esquerda são muito pesadas ( ela usou o termo," sua esquerda é muito pesada") disse-me que eu tinha o 7 encruzilhadas e que o mesmo trabalhava com a sexualidade, por isso dos meus relacionamentos não darem certo e que eu teria que "cercar" muito bem essa minha esquerda que era muito pesada! Disse-me também que tenho cargo de santo e que eu procurasse um centro para desenvolver-me urgente pois se não o fizesse infelizmente minha vida só pioraria. Disse também que possuo um orixa que não incorpora chamado Yami Osoronga, E que quando minha mãe de santo soube disse iria ficar de cabelos em "pé". Ela foi muito profissional teve todo cuidado para me dizer essas coisas mas você imagina o estado em que eu estou??? Eu entendo que devo trabalhar a mediunidade mas tenho muito medo de achar o lugar correto e não cair nas mãos de charlatões, entende... Eu li seu blog e me senti muito a vontade para expor a você tudo isso, você me passou confiança!! Pena que eu moro em outro estado que o seu!
Por favor me ajuda, me dê algum esclarecimento sobre essas informações dos búzios... O que quer dizer ter Iansa com Oxossi de cabeça? O que quer dizer ter um 7 encruzilhada de uma esquerda "brava" que deve ser muito bem tratada? E esse orixa temido yami osoronga? Por favor me ajude com qualquer esclarecimento.... Já me será de grande valia! Muito obrigada por me ouvir, ou melhor me ler rsrs gratidão!

Anônimo disse...

5 parte
Desculpe só mais uma pergunta, eu tenho que desenvolver minha mediunidade em um centro umbandista ou Kardecista? Existe uma "norma" para isso ou é em qual eu me sentir melhor?
Muito obrigada

Renata De Almeida disse...

Em primeiro lugar muito obrigada por confiar em mim!Acredito que tudo tem hora certa para acontecer e se só agora,aos 34 anos você se deu conta da sua espiritualidade,é porque tinha que ser assim!Talvez antes você não conseguisse a dedicação necessária para viver esse seu lado.
Acho que para um primeiro jogo foi passado para você muita informação que dificulta o entendimento para uma pessoa leiga.
Você parece ser mesmo de iansã pois foi traída,largou o marido,e deu a volta por cima!Mulher de iansã é guerreira e não baixa a cabeça para homem,até porque ela vive bem sozinha se preciso for.
Seu 7 é um exú de muita luz,e você pode agradá-lo e estreitar a sua ligação com ele,mas não ofereça diretamente para ele,ofereça para o seu exú e peça para ele lhe intuir o nome,ou lhe mostrar em sonho.Pois muitas pessoas dão o nome sem a absoluta certeza e as pessoas acabam agradando a entidade errada.
Faça um padê de dendê(farinha misturada com dendê)um charuto,vela e cachaça e ofereça num encruzo,ou num canto em casa se tiver quintal,converse com exú para ele lhe mostrar o caminho.
As yamis são feiticeiras,geralmente vêm no caminho de oxossi e oxun,porém nem pense em agradá-las,para mexer com elas é preciso saber,e se for o caso,você será orientada na hora certa.
Quanto ao desenvolvimento,deve ser iniciado em um centro de umbanda,primeiro assista a uma sessão,sinta a vibração,veja se se identifica e gosta.Antes de sair de casa acenda uma vela para iansã pedindo que se é esse o caminho, que ela lhe mostre.
Sinto que você tem uma espiritualidade latente,e vejo que você vai entrar e gostar muito da religião,vejo alguns desentendimentos em família por falta de conversa,porém você é o alicerce da sua família,aquela que sempre tem que ser forte!
Faça um banho com aroeira e elevante e acenda seu anjo de guarda,vela de 7 dias num lugar mais alto que a sua cabeça com um copo dágua.
Se quiser pode me contactar por email rennattah@yahoo.com.br


Um forte abraço,axé,saúde e paz!

Anônimo disse...

Muito obrigada Renata pelas palavras e pelo esclarecimento!
Gratidão! Abraços

sirlei disse...

oi td bem.renata eu acabei de me batizar na religião da umbanda gostaria de saber se pode ser jogado os búzios duas vezes para comfirmar os orixás,pois minha mãe de santo ficou em duvida e quando eu voltei pra me batizar ela disse que iria jogar de novo para ter certeza,desde de já agradeço a sua atenção

Anônimo disse...

Amei o seu texto... A um mês atrás eu fui em um centro de umbanda escondido da minha mãe e quanto foi tomar o passe seu Zépilintra perguntou se eu já havia ido em um lugar como aquele ai eu falei que já que quando eu era pequena eu frenquentava mas minha mãe saiu e não deixa eu voltar para a umbanda, então ela pediu permição para pomba gira da mãe da casa para me levar pra pedra, quando subi em cima começei a ficar tonta, e não conseguia parar de tremer, a minha mãe de coroa encorporou no corpo de uma moça que estava lá e minha amiga falou que ela chorava muito,a pomba gira da madrinha falou que eu tinha que entrar na gira urgente, mas minha mãe não deixa e eu so tenho 15 anos..
O que aconteceu comigo? Para que serve aquela pedra? O que eu devo fazer agora?

Renata De Almeida disse...

Em verdade joga-se duas, três... Pois há pessoas que só têm essa certeza quando são iniciadas. Muitos têm o pai ou mãe de cabeça bem definido, outros têm dois guerreando pela cabeça do médium. Na incerteza, basta ir agradando aos dois até que a situação se defina.

Um forte abraço e axé

Renata De Almeida disse...

Bom dia! Provavelmente essa entidade chorando era Oxun ou Yemanjá que costumam vir chorando quando incorporam na umbanda.
Fique tranquila, eu comecei com essa idade mas minha mãe não se opôs. Você com certeza é médium, mas pode ir acendendo o anjo de guarda(com um copo daqui em um lugar mais alto que a sua cabeça), tomar banho de areia, abre caminho, e conversar com os seus guias acendendo uma vela de 7 dias.
Indo ao centro você vai fazer com que eles se aproximem e vai passar mal, é melhor que só vá de vez em quando, já que não dá para começar a desenvolver agora.
A pedra é um elemento da natureza, consagrado á Xangô, e no centro ela deve usar como um local sagrado.

Um forte abraço e axé

Nayara disse...

Oi , tenho 14 anos gostaria de saber com que idade poderei participar? So que eu tenho medo da reação do meu pai , pois ele era só que abandonou, perguntei a uma baiana se um dia eu também iria está na roda, só que ela me disse que nem sempre é o que a gente quer e que ela não tem permissão de me falar, poderia me ajudar ? Os cantos de Cosme e Damião e da Baiana da saia rodada não sai do meu pensamento, me ajuda ?
BJS FIQUE COM DEUS

Renata De Almeida disse...

Na verdade existe a idade que os guias pedem, e essa vontade pode se manifestar tanto lhe fazendo sentir isso dentro de você(intuição) como por
sensações que as próprias entidades lhe dão.
Se o seu pai abandonou esse caminho pode acabar tendo que ser seguido por você, por ser filha.
Você é médium mas vejo que vai entrar, sair, e depois ficar definitivamente. Você tem muita intuição e se começar a cuidar logo poderá estar na roda. De início frequente, acenda seu anjo de guarda, e acenda vela quando puder para yemanjá e Oxum

Um forte abraço e Axé

Nayara disse...

Renata, eu tenho uma irmã que ela tem que ir por que se não os caminhos das nossas família não anda , bom fui algumas vezes com ela mais escondido do meu pai, quando eu estou lá me sinto muito bem , me sinto feliz mais quando chego em casa parece que tudo muda fica tudo tão sem cor, as vezes eu queria trocar de vida com minha irmã, a baiana disse pra minha mãe que logo logo ela estaria lá de branco também, mais pra mim não disse nada apenas que tenho que tirar cartas e um outro baiano disse que eu também estaria lá, quando falei pra minha irmã que eu queria entra pra umbanda ela falou pra mim para de ir :/

Nayara disse...

Bom Renata , estou aqui dnv dessa vez quer lhe contar por detalhes algumas coisas, quando eu era mais nova acho que eu tinha uns 7 anos, tava de noite ja quando o Marinheiro veio em meu pai mais so que naquela época meu pai ja tinha se afastado, bom ele tinha me pegado no colo e me levou para o quarto de minha irmã, ele ficou mostrando umas coisas para meus irmãos so que eu era a única que não conseguia ver , ele me mostrou algo que eu não me lembro mt bem , dai em diante passou alguns anos, e minha irmã me levou num terreiro de candomblé acho que aquela foi a minha primeira visita, lembro me de ter conversado com O Preto Velho , isso achu que foi com 11 anos, nesse ano visitei um terreiro de umbanda, onde minha irmã teve que começar a usar roupa branca pois meu pai tinha abandonado e ela teve como obrigação a seguir, neste sábado passado minha mãe foi lá no terreiro, onde ela teve que tirar as coisas mandadas pra ela, e que foi tirar isso dela Foi o Capa Preta e um outro que não conseguia identificar, enquanto eles estavam fazendo o trabalho aquela fumaça do charuto (acho que é isso ) me deu mt tontura vc poderia me explica o que aconteceu ? Desde o dia que comecei a frequentar o terreiro de umbanda não consigo dormir com as luzes apagadas pois tenho fortes pressentimentos que alguu está atraz de mim , minha irmã disse para mim parar de frequentar a umbanda mais não quero, só que ela não deixa eu ir mais, sempre quando acordo ouço os pontos de baianos por que parasse que se eu não ouvir ou cantar meu dia não vai ser bom, poderia me ajudar ?

Renata De Almeida disse...

Banho de aroeira,corrigindo.bjs

Renata De Almeida disse...

A sua irmã sozinha,não tem como abrir os caminhos de toda a família,isso é uma responsabilidade que atribuem a ela mas ela na verdade,não tem.
Ela frequenta por necessidade dela,e se ela te pede para ficar longe ou ela te acha nova demais ou ela na verdade,vai por vocês atribuírem a ela essa responsabilidade de cuidar de toda a família.
Sentir presença de alguém perto é espiritual, experimente tomar um banho com àgua e 7 gotinhas de amônia,defumar a casa com casca de alho também é bom.
Tudo tem sua hora,seu momento vai chegar.

Nayara disse...

Obrigada, fique com Deus, :*

nayara disse...

Renata poderia me Passar seu whats ? Preciso lhe contar algo..

Renata De Almeida disse...

Não tenho pode ser pelo e mail rennattah@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Renata eu tenho andado muito triste ,cabe baixar por poblemas familiares constatemente ,sempre pelas mesmas pessoas que nao gostam de mim infelismente e meu irmao e namorada dele que ja tentou ate me matar por querer ficar com a casa eu ja pedi pros meus guias me ajudarem mais ate agr nada o que eu faço? Minha navalha ja me ajudou fazendo com q a namorada dele saisse de dentro d minha casa.Eu nao quero o mal de ninguem sb, so quero um pouco de paz .

Anônimo disse...

Ola! Tenho duvida sempre fui da umbanda porem por outros motivos fiz deitada 2no candonble fiz completo so nao aceitaram raspagem de cabeca tem que ser feita uma vez por ano quando nao faco apanho muito . A dois anos fiz e me afastei entao retornei para unbanda porem meu orixas estao meio la e ca minha mae vem como no candonble meu pai sumiu de cabeca e alfuns vem outros principais ate ere sumiu o que pode esta acontecendo ? Sera que o fato da ultima deitada interfiriu em alguma coisa?

Renata De Almeida disse...

Suas entidades não sumiram, e quando se faz Santo no candomblé geralmente não se recebe mais aquele Orixá na umbanda. Se você é de out, na umbanda ela já não virá mais só no candomblé.
Para mim você precisa de um bori e depois tudo voltará ao normal.
O que você tem que fazer todo ano?

Anônimo disse...

Acho linda a religião meu sonho ser médium , fui uma vez e apaixonei na religião , mas como não conheço a religião fico sem saber o que fazer para entrar na religião oque eu faÇO , QUAIS OS PASSOS QUE EU TENHO QUE DAR ...
ENTRE EM CONTATO:Juniorgyn2014@hotmail.com

Continue sendo essa linda pessoa e amei o texto

Anônimo disse...

Boa tarde Renata gostei muito do seu blog.Meu nome é Renata tenho 31 anos e quando eu tinha uns 7 anos eu estava dormindo e quando eu acordei eu vi um esqueleto como se fosse um homem em pé ele tinha uma capa preta com capuz na cabeça e segurava na mão eu acho que era uma foice,quando eu tinha 12 anos eu entrei no meu quarto e vi uma mulher de vestido todo vermelho com um cabelo preto até a cintura ela rodou e desapareceu sem deixar eu ver o seu rosto agora tem uns 2 meses eu tenho tido uns sonhos primeiro eu sonhei que eu estava numa mata e aparecia três indias uma falava que era a cabloca jurema a outra era jupira e a outra juciara e depois aparecia um indio meio coroa moreno e dizia que se chamava cabloco sete flechas ele ficava me olhando e jogando a fumaça do seu charuto em cima de mim.o outro sonho foi que eu estava em uma mata e via uma mulher negra vestida com uma roupa toda amarela que mais parecia ouro ela estava em cima da cachueira dançando e segurava alguma coisa namão eu não consegui ver o que era por causo do brilho da sua roupa que reluzia no sol e parecia ouro.eu tenho intuições muito forte principalmente quando uma pessoa vai morrer e duas vezes eu estava sonhando que eu levantava da cama e ficava olhando para mim mesma deitada na cama dormindo como se eu tivesse saido do meu corpo e o meu cunhado que que morreu vinha falar comigo dizia que queria passar uma mensagem por mim e eu ficava com medo dele achando que ele tinha vindo me buscar e que eu não ia mais voltar pro meu corpo,vc pode me ajudar sobre isso

Anônimo disse...

Ola.penso muito em umbanda, frequento um centro perto de minha casa e me sinto muito bem nele e quando saio fico melhor ainda. Minha pergunta e como eu sei se posso entrar para a umbanda?
Recentemente tive um sonho em que só em escutar o nome da entidade(xapanã) ou o ponto já me contorcia todo e ficava tonto, confesso que apos isso fui novamente ao centro tomar um passe e me senti tonto novamente a ponto de me desequilibrar e quem estava me dando o passe me pediu para comparecer mais vezes ao terreiro.
O que voce me diz sobre isso pois não sai da minha cabeca a umbanda.
Obrigado e desculpe se não soube relatar bem o que aconteceu.

Anônimo disse...

Olá Renata , me chamo Mariana e tenho 16 anos estou começando na umbanda minha mãe é umbandista mais não tenho contato com ela desde 28 dias de nascida .. fui criada na igreja mais não tem jeito , fui no centro uma vez com minha mãe que ela me convidou pra um encontro e eu não sabia que era em um terreiro .. chegando lá fiz o jogo tudo direitinho e depois que eu fui embora começou às perturbações na cabeça como se estivesse algo querendo que eu entrasse muitas coisas estavam acontecendo , tive medo não sei o que era e eu acho que é o meu destino por minha mãe ser , por gerações , eu visitei mais 2 barracão e me disseram os orixas de cabeça totalmente diferentes mais disseram os exus certos nas 3 casas e eu tô confusa estou pra entrar em uma que eu me sinto muito bem e disseram coisas que realmente aconteceu eu estou confusa vou começar a sessão do desenvolvimento quinta feira .. O que eu faço ?

Disyanne disse...

Boa Tarde Renata,Gostaria de te parabenizar pelo blog e o esclarecimento,voce eh muito atenciosa com as pessoas tem muita iluminaçao. Me chamo Disyanne e desde pequena sinto coisas ¨"diferentes" bem pequena ainda com uns 8 anos comecei a ver vultos ate que um comecou a sentar sobre minha cama sempre a noite me perturbou muito fiquei muito tempo com medo e ele so deixou de vir quando meu pai muito catolico orou dinate da biblia no meu quarto,agora estou com 21 anos e na adolecencia tive visoes de espiritos do lado de pessoas e luz na barriga de uma mulher gravida sem saber eu que ela estava gravida sexto sentido etc..,em 2013 tive começo de depressao e uma voz que me acompanha desde a adolecencia me ofende e manda eu me matar ,cortar os pulsos e ate me jogar na frente de um carro sempre quando estou exessivamente triste, tive duas crises com essa voz de homem e em uma dela a mais antiga cortei toda a minha coxa ,fiz muitos cortes nao por que a voz pedia mais pelo meu descontrole e mostrar pra voz que eu cortaria as coxas mais nao os pulsos,pra me sentir melhor nao sei.Fui num centro de umbanda no mes passado e ao entrar pra pegar o passe foi faltal coloquei o pe direito e ja cai,fiquei totalmente conciente porem nao tinha o controle do corpo e nem da fala,creio que fiquei assim por uns 8 minutos ouvia e via todos do centro mais estava inativa,tomei passe com uma moça que dizia estar incorporarada da pomba gira mais quando eu olhei pra ela vi que ra mentira mais mesmo assim testei pra ver o que ela tinha pra me dizer e ela jogou um verde falando que eu estava atras de um homem que ja tinha dona ai vi que era mesmo falso,pois sou casada e nao estou atras de ninguem,ai eu disse pra ela mentira e começamos a conversar ate que chegou num ponto agrassivo que ela pediu pra eu me retirar ,depois por meio de uma amiga um guia mandou dizer que eu tinha varios guias inclusive uma cigana muito bonita sofro com dois nodulos passivos na tireoide mais sinto que chegou em um ponto que devo me desenvolver me sinto incompleta e tnho certeza que mesmo antes algum guia ja me ajudava,gostaria de uma opiniao sua,obrigada um grande Beijo.

Renata De Almeida disse...

Boa noite!Desculpe a demora,mas espero lhe ajudar!
Você é médium com certeza e precisa de ajuda,a mediunidade é como uma porta aberta,onde pode passar as entidades de luz e os obcessores,para que isso não ocorra é preciso o desenvolvimento,banhos,e limpeza.
Você precisa passar por uma limpeza e procurar um lugar sério,onde não haja mentira.
Se você já não escuta essa voz te perturbando,melhor,mesmo assim precisa se limpar.
Tome numa segunda feira banho de água de arroz com anil,e na segunda seguinte água com 7 gotinhas de amônia.
Na outra segunda tome banho só de ervas,pode misturar abre caminho,relevante,macaca..
E acenda uma vela para o seu anjo de guarda,faça isso logo,vela de 7 dias com um copo dágua num lugar mais alto que a sua cabeça.
Na primeira segunda feira do ano,vá num encruzo acenda uma vela para exu,antes para Ogun sr do caminho,e peça a ambos caminho,que voc3 encontre um lugar para desenvolver.
Junto com a vela para exu arreie um padê,farinha de mesa com dendê,pedindo sempre e jogue 7 moedas em cima,coloque também um charuto.

Unknown disse...

Preciso muito da sua ajuda, pois ainda tenho algumas dúvidas e perguntas, queria muito que me ajudasse nessa iniciação, meu whats e telefone- 929382-9111 bjs e obrigado

Anônimo disse...

Olá Renata! Eu fui espírita por dez anos e após estar afastada por quatro anos,a cerca de seis meses estou frequentando o Candomblé. Como sou medium de incorporação, recebi a projeção da minha pomba gira logo na primeira reuniao. Atualmente recebo ela, uma Mestra e uma cabocla. Porém edsa semana eu pensei em deixar de frequentar as festas e tive a impressão de receber a intuição clara da pomba gira sobre esse assunto. Isso pode ser possível ou eu já estou desequilibrada? Me ajude por favor, ainda tenho medo dessa linha, mas gosto quando estou lá e me preocupo muito com o que as pessoas diram quando me descobrirem.

Renata De Almeida disse...

Em candomblé não se costuma ter muitas sessões de umbanda,candomblé cultua orixá.O ideal ao entrar no candomblé é fazer um jogo e passar por um bori,saber quem são os seus orixás e cuidar.
Quem dirá oque?se for querer agradar ou não desagradar as pessoas,não vai viver.Quem sabe do que é melhor para você é você

Anônimo disse...

Muito obrigada por sua resposta.Me ajudou muito, que Deus pai todo poderoso te abençoe sempre.

Anônimo disse...

Oi td bem , meu nome é sheyla tenho 29 anos sou do interior de São Paulo e hj na dúvida achei seu texto , li e gostei muito pois ne esclareceu algumas dúvidas que estava , mas além da dúvida da iniciação tenho mais algumas se puder me esclarecer fico muito grata...
Então minha mãe foi por muito tempo mãe de santo na umbanda e eu era criança e não consigo me lembrar mt bem mas vamos lá , me lembro que tinha um centro no fundo de casa e mts pessoas vinham até aond me lembro minha mãe chegou a começar a frequenta um terreiro de candomble acredito eu la em sc mas logo depois ela abamdonou td também não sei o motivo e se desfez d td que havia aqui imagens roupas atabaca td foi jogado no rio e o k me lembro e isso ja passa d e 20anos tenho certas dúvidas mas ela não gosta de falar sobre o assunto então a respeito. ..
Aqui na minha cidade não tem centro ou até tem mais sinceramente não confio , um amigo que é do candomble abriu um terreiro aqui e cm mta insistência de uma amiga que frequenta la eu fui sempre soube que eu sou filha de ogum e que tenho a 7saias mas nunca alimentei nenhum santo nem guia e de repente nos cantos do ponto pra cigana de uma pessoa que tava la comecei a sentir uma quentura pelo corpo e comecei a chorar e a balançar mas qnd eu olhavaa ppessoa que estava com a cigana parecia que não tinha ninguém ali sabe qnd vc ve que é charlatanismo e achei aquela sessão mt estranha os guias no caso era só exu e pomba gira mas eles subiam e depois voltavam isso pode ocorrer ?? Deles subirem e voltarem na mesma sessão? ? E outro fato também o ogan pode bater num cavalo pra que ele receba seus guias , e outra dúvida se eu quiser que minha moça venha como devo fazer o que é certo tem que trata ou é so chegar e ir pedindo pra ela vir como que é o certo por favor me ajude e desde já agradeço e mt axe !!!

Unknown disse...

Ola tudo bem? Então, minha mae mora ao lado de um terreiro de Umbanda e desde sempre ele existiu aqui [...] um dia fui convidado para a Gira, lá eu sentia muito frio nos pés e arrepios (Estava meio com medo e assustado) foi ai que então que o Orixá (Zé Pilintra) se aproximou... Ele me analisou em silencio e disse que eu tinha uma linhagem; Ogum (Orixá de cabeça) Cigano (Também foi revelado seu nome) e Exu (Apenas disse isso e nada mais, porem fiquei com receio de perguntar qual era) ele me disse que o meu cigano era muito bom pra trabalhar e assim como os outros era muito importante cuidar bem dele. Eu moro em outra cidade hoje e não costumo estar aqui com freqüência, então eu gostaria de saber se posso entrar cuidando deles de longe... Pois onde eu moro o ceticismo e muito grande e infelizmente o preconceito também, mas eu sem mesmo nunca ter incorporado amo muito a Umbanda e meus guias :3 e cada vez esse amor cresce principalmente dado ao fato de que toda vida sem mesmo querer pude ajudar as pessoas próximas a mim, e quando soube do trabalho realizado nesta maravilhosa religião me apaixonei mais. A única coisa que me incomada é o fato de morar longe... Pode me ajudar? Preciso de umas dicas pra tratar deles ate eu poder evoluir dentro de um terreiro passando a estar sempre presente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pinkbabista disse...

Oi . meu nome é lorhane verdan . tenho 14 anos . Acho a umbanda uma coisa muito interessante . As entidades e etc . Sempre que tenho um tempo pesquiso bastante sobre as entidades e a umbanda . Só que na maioria das vezes a gente nunca acha oque procura . seu texto foi muito esclarecedor . eu adorei . de verdade . Tenho muita vontade de seguir as entidades . só que tenho medo de conversar isso com minha família por que eles são evangélicos e etc .. Tenho um certo " medo " de ir sozinha para conversar com a mãe de santo e esclarecer minhas dúvidas . Mais espero que aconteça como você . No começo com muitas duvidas mais depois conseguir fazer parte disse que pelo oque dizem é uma religião maravilhosa . ou talvez isso não seja oque tenho que seguir . Sou nova ainda . Mais sei que minha religião eu vou encontrar .

Anônimo disse...

Olá meu nome é jasmim. E estou frequentando um terreiro à dois meses de umbanda e tem e já cai 2 vezes no terreiro, e falei minha perna. Isso é normal? O que devo fazer???

Nayara disse...

Oi lorhane meu nome é Nayara, também tenho 14 anos, :)
Bom tive um certo medo em contar para o meu pai, pois ele era so que abandonou, minha mãe não gostava mais hoje me leva em algumas sessões quando ela vai,
Pense bem, pesquise mais sobre a Umbanda, e não tenha medo de falar com uma mãe de santo, basta procurar alguma em que se sinta confortável, tente falar com seus país quando estiver pronto
, quando meu pai soube ele falou assim, Ixi ta na macumba que nem a irmã, virei me para ele e respondi , Pai cada um tem direito de escolher a sua religião não é só porque o senhor não gosta que não irei frequentar,
Hoje não toco mais nesse assunto com ele pois a escolha é minha e escolhi algo que me fez bem
Então tente conversar com eles com calma, mesmo que eles não entenda por agora, mais para frente irão compreender ��

Que Oxalá lhe proteja , boa sorte

Anônimo disse...

Meu nome e Michelli , e ja frequento a umbanda a 3 anos , desde crianca eu frequentava centros espiritas kardecistas, minha familia sempre frequentou e eu cresci no meio do kardecismo . Sempre senti que faltava algo, foi entao que fui em busca do que faltava , e meus guias me colocaram no meu terreiro, foi entao que aprendi tudo sobre a umbanda e me apaixonei, a primeira fez que fui na gira e ouvi o atabaque zoa eu sabia que era ali o meu lugar. Cada dia mais amo essa linda religiao , cada dia mais amo meus guias e sou agradecida por fazer parte dessa religiao e saber que nao ando sozinha pois tenho eles sempre comigo . Agora estou comecando meu desenvolvimento , antes eu tinha medo, medo de nao ter responsabilidade , medo da incorporacao , so que hj me sinto preparada e confiante , penso que se eu vim a terra com essa missao porque nao irei cumpri .minha familia nao da muito apoio porque fica com medo de eu nao cumpri tantas resposabilidade e ser punida por isso , so que aos poucos eles estao vendo meu amor e dedicacao e estao comecando a aceitar. agora eu estou estudando e tentando aprender cada vez mais sobre a espiritualidade, para me torna uma boa medium .A umbanda e algo incrivel , e amor sem fim e eu me sinto imensamente feliz de ter tido a oportunidade de fazer parte . Seu texto foi muito bonito e me fez muito bem ao ler, obrigada por essa palavras de que trouxeram tanto acalanto ao meu coracao e a minha alma .Que nosso pai oxala lhe permita sempre trasmitir essas mensagens e ajudar tantas pessoas no amor de nossa religiao . Muito axe

Renata De Almeida disse...

Fico feliz que tenha gostado do texto!A umbanda é muito maior doque vimos,ela transcende, pois é um karma que nos remete a ela.
Talvez você possa vir a se desiludir com pessoas dentro da umbanda,porém nunca permita que "melindres" a afastem da sua missão,pois as entidades são puras o ser humano é que não.
Um forte abraço, luz e sorte no seu caminhar...

Renata De Almeida disse...

Fico feliz que tenha gostado do texto!A umbanda é muito maior doque vimos,ela transcende, pois é um karma que nos remete a ela.
Talvez você possa vir a se desiludir com pessoas dentro da umbanda,porém nunca permita que "melindres" a afastem da sua missão,pois as entidades são puras o ser humano é que não.
Um forte abraço, luz e sorte no seu caminhar...

aline disse...

Boa tarde, texto lindo.....Bem não sou Umbanda porém tenho uma amiga que é e sempre me fala coisas boas ...Porém tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me responder a respeito há alguns meses minha cunhada irmã do meu marido entrou na Umbanda e candomblé, e deis de então algumas coisas tem acontecido com meu esposo sofremos um acidente em dezembro de carro que segundo ela o pai de santo já havia previsto, e ao chegarmos já houve várias coisas quase nos separamos sem motivos graves ou erros, e há duas semanas atrás meu esposo sofreu um novo acidente de moto que quase morreu, e por esses dias uma pessoa que é medium quando o viu começou a passar muito mal e perguntou se ele era da macumba ele falou que não....e ela disse você tem parente ele falou que sim e depois ela falou pra ele tomar muito cuidado porque várias coisas que estão acontecendo na vida dele de ruim e coisas que não vemos sentido como no nosso casamento ....Ela falou que tudo que fosse para acontecer de ruim com a irmã dele que é dessa religião que iria acontecer com ele...Mas porque?Ele é católico e ajuda as pessoas, e de re pente nossas vidas tem andado pra trás e tantos acidentes, gostaria de entender o que pode ser....Algum trabalho que fizeram pra gente?Fico triste se for isso porque sempre escutei que tanto a macumba, o candomblé ou a Umbanda usam o melhor de si para o bem.....Estou assustada sinceramente e gostaria de saber o que deve ser....fico grata se puder me responder ...

Renata De Almeida disse...

A irmã dele e ele são inimigos?Ou você e ela?Que motivo ela teria para fazer mal a vocês?Essa é a primeira pergunta.
Não ligue os problemas dele e seu ao fato dela ter entrado na religião.
Compre anil,misture na água e lave toda a sua casa,passando pano.
Peça para ele tomar um banho com 7 gotas de amônia e depois do banho acender uma vela para exú e outra para Ogun sempre pedindo.
Faça uma canjica,cubra com açucar cristal e acenda uma vela para Oxalá pedindo misericórdia e fim das guerras.
Só faça,não comente nada com ninguém.
A canjica deixe 3 dias e despache num jardim.A agua da canjica peça para ele tomar banho com um pouco de anil.
Pegue uma maçã,abra,coloque dentro o nome de vocês com mel e acenda uma vela para Oxun,pedindo a ela proteção no amor.
Você tome um banho de macaçá e dois dias depois cânfora.
Escreva o nome dele numa folha de comigo ninguém pode.
Faça isso e as coisas vão melhorar.
Não comente com a irmã dele.
Acenda o anjo de guatda dele com um copo dagua num lugar mais alto que a cabeça dele.Para você também.
Mas faça!

Renata De Almeida disse...

A irmã dele e ele são inimigos?Ou você e ela?Que motivo ela teria para fazer mal a vocês?Essa é a primeira pergunta.
Não ligue os problemas dele e seu ao fato dela ter entrado na religião.
Compre anil,misture na água e lave toda a sua casa,passando pano.
Peça para ele tomar um banho com 7 gotas de amônia e depois do banho acender uma vela para exú e outra para Ogun sempre pedindo.
Faça uma canjica,cubra com açucar cristal e acenda uma vela para Oxalá pedindo misericórdia e fim das guerras.
Só faça,não comente nada com ninguém.
A canjica deixe 3 dias e despache num jardim.A agua da canjica peça para ele tomar banho com um pouco de anil.
Pegue uma maçã,abra,coloque dentro o nome de vocês com mel e acenda uma vela para Oxun,pedindo a ela proteção no amor.
Você tome um banho de macaçá e dois dias depois cânfora.
Escreva o nome dele numa folha de comigo ninguém pode.
Faça isso e as coisas vão melhorar.
Não comente com a irmã dele.
Acenda o anjo de guatda dele com um copo dagua num lugar mais alto que a cabeça dele.Para você também.
Mas faça!

DMG 0705 disse...

Oi Renata,
Adorei seu texto e por isso me senti à vontade para lhe pedir uma orientação, se possível.
Comecei a frequentar a Umbanda esotérica, tem 2 meses e na primeira vez que fui, o pai José me falou q eu era médium e que eu teria que desenvolver, pq havia chegado a hora, mas eu que iria decidir se queria ou não.
Sempre fui católica, nunca havia ido a um terreiro, mas gostei muito de todas as vezes que fui.
Ele falou que teria q fazer 3 puxadas para me "limpar" e que depois eu poderia frequentar o terreiro ou vestir roupa branca.
Resolvi vestir a roupa branca e fui batizada esse sábado, na festa de Xangô Alafin. Algumas vezes, na festa, senti a vibração e comecei a suar frio e sentir um formigamento na ponta de um de meus dedos da mão.
Acontece que eu morri de medo de incorporar, meu medo é de perder o controle sobre meu corpo. Outra questão que me deixou muito mal é que minha mãe estava me incentivando a ir em um terreiro onde uma amiga minha frequenta, mas qdo falei a ela q fui e que me disseram q eu era médium e tinha que desenvolver, ela ficou assustada e parou de me dar força, me questionou quanto a ser católica e "de repente" mudar pra Umbanda. Me senti bem sempre q fui.
No dia seguinte ao batizado, acordei estranha, meio confusa, pelo q minha mãe disse, me sentindo culpada por ter ido, chorei um pouco, enfim... Estou confusa, pq me sinto bem qdo estou lá no terreiro, mas morro de medo da incorporação... E essa negativa de minha mãe, tb me confundiu mais ainda.
Quero continuar, pois sei q vai me fazer bem.
Por favor, se puder, me dê uma orientação. Obrigada!

DMG 0705 disse...

Oi Renata,
Adorei seu texto e por isso me senti à vontade para lhe pedir uma orientação, se possível.
Comecei a frequentar a Umbanda esotérica, tem 2 meses e na primeira vez que fui, o pai José me falou q eu era médium e que eu teria que desenvolver, pq havia chegado a hora, mas eu que iria decidir se queria ou não.
Sempre fui católica, nunca havia ido a um terreiro, mas gostei muito de todas as vezes que fui.
Ele falou que teria q fazer 3 puxadas para me "limpar" e que depois eu poderia frequentar o terreiro ou vestir roupa branca.
Resolvi vestir a roupa branca e fui batizada esse sábado, na festa de Xangô Alafin. Algumas vezes, na festa, senti a vibração e comecei a suar frio e sentir um formigamento na ponta de um de meus dedos da mão.
Acontece que eu morri de medo de incorporar, meu medo é de perder o controle sobre meu corpo. Outra questão que me deixou muito mal é que minha mãe estava me incentivando a ir em um terreiro onde uma amiga minha frequenta, mas qdo falei a ela q fui e que me disseram q eu era médium e tinha que desenvolver, ela ficou assustada e parou de me dar força, me questionou quanto a ser católica e "de repente" mudar pra Umbanda. Me senti bem sempre q fui.
No dia seguinte ao batizado, acordei estranha, meio confusa, pelo q minha mãe disse, me sentindo culpada por ter ido, chorei um pouco, enfim... Estou confusa, pq me sinto bem qdo estou lá no terreiro, mas morro de medo da incorporação... E essa negativa de minha mãe, tb me confundiu mais ainda.
Quero continuar, pois sei q vai me fazer bem.
Por favor, se puder, me dê uma orientação. Obrigada!

Renata De Almeida disse...

Você fez a escolha certa:seguiu o seu coração e oque lhe faz bem.Quantas coisas fazemos na vida independente da vontade dos nossos pais?
A vida é sua e você não pode ir contra os seus princípios para agradar alguém,mesmo esse alguém sendo sua mãe.
Lembre-se sempre de uma coisa,você não escolheu a umbanda e sim a umbanda escolheu você!Você foi chamada e disse sim!
Boa sorte em seu caminho,acenda vela para yemanjá que é a mãe de todas as cabeças e peça para ela fazer sua mãe aceitar.
Sua mãe também é médium!
Um forte abraço e muito axé!

Renata De Almeida disse...

Você fez a escolha certa:seguiu o seu coração e oque lhe faz bem.Quantas coisas fazemos na vida independente da vontade dos nossos pais?
A vida é sua e você não pode ir contra os seus princípios para agradar alguém,mesmo esse alguém sendo sua mãe.
Lembre-se sempre de uma coisa,você não escolheu a umbanda e sim a umbanda escolheu você!Você foi chamada e disse sim!
Boa sorte em seu caminho,acenda vela para yemanjá que é a mãe de todas as cabeças e peça para ela fazer sua mãe aceitar.
Sua mãe também é médium!
Um forte abraço e muito axé!

DMG0705 disse...

Obrigada Renata, pelas palavras e força! Bjo!

Anônimo disse...

Renata muito obrigada por esclarecer as nossas duvidas aqui, por favor continue escrevendo pois você me ajudou muito, sou insegura em vestir branco e como você disse no começo do seu texto temos insegurança de frequentar por experiência negativa de outras pessoas e etc.. cada palavra sua parecia que foi dita para mim. Lhe agradeço de coração. A maioria das pessoas da minha familia tem mediunidade e minha mae e minha irmã eram de um centro de umbanda elas sairam por causa das pessoas que fazia maldades para os próprios irmãos de santo e eu a meses atrás nao consigo me controlar quando vou ver as gíras, no centro de umbanda do meu namorado eu gostei de frequentar mais fico pertubada por nao saber escolher se quero entrar ou nao, disseram que eu deveria me decidir, ou pelo menos procura-se outro tipo de religião se eu me sentisse insegura na umbanda mais que eu precisava frequentar algum lugar urgente, eu queria so ir pra ficar do lado de fora pra me ajudarem no que eu preciso e ficar perto das entidades que me fazem bem, mais eu nao aguento pois as vibrações são muito fortes e eles chamam meus guias sem que eu queira dizem que eles querem vir pra cuidar de mim. Mais eles chamam mesmo que eu nao esteja completamente desenvolvida e passo muito mal o pai de santo tem que fazer um descarrego para que eu volte ao normal e por esses acontecimentos minha mãe disse que é melhor eu nao ir mais.. estou confusa, por mais que eu tenha muita fé, acho que nao me daria bem em outra religião. Você acha que eu devo entrar de uma vez pra vestir branco com o meu namorado ou espero minha mãe frequentar outro centro pra me unir a minha família na nossa religião?

Me ajude por favor

Dani Fri disse...

Oi Renata,
O médium na Umbanda, obrigatoriamente, tem que incorporar? Ou ele pode trabalhar em outra função no terreiro?

Renata De Almeida disse...

Não.Há médiuns que não incorporam,e ajudam no centro.Há também pessoas que gostam e participam sem ser médiuns.É por uma questão de amor e caridade.

Unknown disse...

Oi Renata adorei o seu texto, mas ainda tenho algumas dúvidas em relação ao preceito.. Será que existe algum outro meio de nos comunicarmos ou só por aqui mesmo ? .. É que eu não queria expor muito aqui, a história é meio complicada

Anônimo disse...

Oi Renata, me chamo Stefany tenho 17 anos. De uns meses para cá, toda vez que ouço nome de um Orixá eu me arrepio toda, e teve um dia que eu sentir uma vibração tão forte que sentir que tinha alguém do meu lado. Meu coração ta pedindo pra mim ir pra Umbanda, é eu amo essa religião. Eu queria saber se esses arrepios que eu sinto pode ser os Orixás? E será que eu posso ser Mediún?, pq sinto muitos arrepios. E o texto ta bem exclarecido, parabéns ! Axé .

Renata De Almeida disse...

Obrigada por elogiar o texo!Em verdade a forma das entidades se comunicarem é assim,através de sonhos,intuição,dando arrepio,dores de cabeça...Você provavelmente é médium,acenda uma vela para o seu anjo de guarda pedindo para lhe mostrar um lugar,e vá sim a um centro de umbanda.
Arrepio significa a presença de um espírito perto,quase sempre.Mesmo sem ser médium há quem sinta...
Um forte abraço.

Renata De Almeida disse...

Obrigada por elogiar o texo!Em verdade a forma das entidades se comunicarem é assim,através de sonhos,intuição,dando arrepio,dores de cabeça...Você provavelmente é médium,acenda uma vela para o seu anjo de guarda pedindo para lhe mostrar um lugar,e vá sim a um centro de umbanda.
Arrepio significa a presença de um espírito perto,quase sempre.Mesmo sem ser médium há quem sinta...
Um forte abraço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Renata
Me chamo Ana tenho 27 anos desde meus dez anos tenho visao vejo homem de capa preta vejo uma bela mulher no espelho ela usa uma maquiagem forte.. as vezes tenho visao de algo que vai acontecer e logo me vem a noticia q realmente aconteceu como na visao.....

Unknown disse...

Oi Renata
Me chamo Ana tenho 27 anos desde meus dez anos tenho visao vejo homem de capa preta vejo uma bela mulher no espelho ela usa uma maquiagem forte.. as vezes tenho visao de algo que vai acontecer e logo me vem a noticia q realmente aconteceu como na visao.....

Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata De Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata De Almeida disse...

Você teve uma visão das suas entidades,um exú que eu acho que é Marabô ou Veludo e uma pomba gira do Cabaret,talvez uma cigana.
Você é médium com certeza;agrade aos seus guias.

Renata De Almeida disse...

Você teve uma visão das suas entidades,um exú que eu acho que é Marabô ou Veludo e uma pomba gira do Cabaret,talvez uma cigana.
Você é médium com certeza;agrade aos seus guias.

Renata De Almeida disse...

Você teve uma visão das suas entidades,um exú que eu acho que é Marabô ou Veludo e uma pomba gira do Cabaret,talvez uma cigana.
Você é médium com certeza;agrade aos seus guias.

Anônimo disse...

alguem ai ja ouviu dizer que teve alguem que encorporou o espirito de jesus cristo, olha saiam fora disso procure uma igreja e busque a jesus, só ele pode nos dar tudo o que precisamos para sermos felizes, ame a jesus como o seu unico e fiel salvador.

Anônimo disse...

Oi boa tarde, me chamo me Michelle tenho 26 anos! Bom minha vida andava toda pertubada, nao consegui emprego vivia bebendo por ai e fazendo muitas besteiras .... Até que um dia cai de moto e machuquei minha perna muito feio quase morri... Até isso td bem, assim que eu comecei a trabalhar eu desmanhei na recepçao do meu trabalho! nossa foi uma loucura fiz exames de todos os jeitos e nãoa acharam nada que justificava aquilo! Nesse tempo que entrei nesse emprego novo conheci uma menina, ela ekedi só que no candomblé... Ela me disse que eu "bolei no santo", ela me chamou pra jogar buzios com o pai dela de santo, assim que jogou ele me disse que meu orixa estava pedindo minha cabeça etc... Bom não fui pra o candomblé fui para na umbanda pois se raspa pra mim "caos" rs ... Enfim estou na umbanda desde Janeiro desde ano, sei quais são meus orixas e sei que esta de frente ! Bom tenho sentindo vibraçoes ao deitar, como se estivesse alguem deitando por cima de mim, e n consigo levantar de nenhuma forma (me assusta muito isso ) o que pode ser ? pois ja deve pessoas que dormiram ao me lado e sentiram presença de alguem! ja falei com meu pai de santo mais nada se resolve .... me ajuda por favor

Anônimo disse...

Boa tarde Renata,me chamo kaio sou mediun iniciante faz nais ou menos 1 meses que iniciei na giria mas freguenta terreiros de umbanda desde que me conheco por gente,to aprendendo muito e me desenvolvendo ao pouco,sempre amei e admirei nossa religiao nao vejo a hora de meus guias estar pronto para poder da consulta ajudas aqueles que precisa,porem toda vez qe tem uma giria e eu sei qual vai ser eu fico com um pensamento tipo: De exu fico com vontade de fuma ate mesmo beber (e eu nao tenho nenhum tipo de vicio) e fica vindo em minha cabeça palavras e coisa pra fala ate mesmo fico pensando em gestos e movimentos a fazer como risca um ponto, uma reza,um modo de saudaçao essas coisas, e isso e com todas entidade,gostaria em aaber se e coisa da minha cabeça ou e meus guias me ajudando e mostrando oqe fazer...Grato !!!
Que Oxalá abençoe todos nós.

Renata De Almeida disse...

Que lindo!Com certeza são eles sim,também já tive isso!Isso é intuição e sintonia!
Muito interessante,não despreze esse aprendizado!
Axé!

Messi Milito disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Boa noite!!!
Estou com mediunidade muito aflorada(escuto,vejo e sonho).Procurei um centro de umbanda e quando chegou próximo ao meu cruzamento aconteceram várias coisas para não ir mais,fiquei de cama 5 semanas.Isso acontece sempre que procuro centros de umbanda que não trabalham com exús.Não sei mais o que fazer,tenho uma padilha e não encontro uma casa.

Carolina disse...

Lindo texto!!!
O medo existe e muito, estou tomando coragem para começar meu desenvolvimento.
Fico me perguntando se eu sou capaz de assumir essa responsabilidade.

Sempre fui católica, mas nunca me encontrei em uma igreja, quando fui pela primeira vez em um terreiro me apaixonei!

Renata De Almeida disse...

Vença esse medo,pois nem tudo que se fala é verdade!Responsabilidade precisamos ter para tudo na vida!Acredite nas suas entidades!Boa sorte
Você tem muita intuição!

Renata De Almeida disse...

Vença esse medo,pois nem tudo que se fala é verdade!Responsabilidade precisamos ter para tudo na vida!Acredite nas suas entidades!Boa sorte
Você tem muita intuição!

Anônimo disse...

Meu nome: Mi

Oi Renata tudo bem?! Lindo o texto! Renata, tenho 24 anos e nunca tinha acontecido nada de diferente comigo, nada que eu achasse sobrenatural, ate que a duas semanas atrás meu sogro veio a falecer, e no velório exatamente na hora que abriram o caixão eu incorporei, além de meu sogro mais uns 4 ou 5 espiritos, eu não conseguia controlar, simplesmente eles faziam oque queriam comigo, falaram com familiares e mexia com corpo entre outras coisas. Só consigui sair completamente do transe quando uma tia de meu marido incorporou o guia dela uma baiana, depois ainda tinha uma voz que falava na minha cabeça, mas eu ja me controlava 100%.Nunca fui em terreiro nem centro espírita, somente a uns 2 meses atrás antes de meu sogro ter falecido eu conversei com essa baiana na casa dela. Essa é a hora de trabalhar a minha mediunidade? Porque nunca tive sinais de que era medium? Desde a primeira vez que falei com a baiana já senti uma paixão pela umbanda, foi a primeira vez que tive vontade de participar de alguma religião, mesmo sem conhecer nada... Neste primeiro encontro que tive com a baiana ela me falou que eu tinha uma mediunidade muito forte, mas n falou que eu tinha q seguir a umbanda nem nada... Eu quero muito começar minha vida na umbanda, sinto carinho muito grande. Obrigada, desculpe tantas perguntas , bjos!

Libriana Luna disse...

Renata, encontrei seu texto buscando no google "porque médiuns sentem tonturas e fraquezas". Sou católica, mas gosto muito da umbanda, pesquiso bastante a alguns anos. Uma vez um pai de santo me falou que sou de Iemanjá, por intuição sempre pensava ser de Oxum.
Mas minha dúvida é a seguinte: De vez em quando vou a um centro aqui perto de casa na gira de preto-velho. E uma vez perguntei a pai Benedito, a entidade que dirigia a gira pq minha vida não caminhava (pois ela é ciclica, melhora e piora, melhora e piora e eu acabo não saindo do lugar em nada). Ai ele me respondeu que eu era médium, e tinha que trabalhar e me passou um banho de folha de algodão, mandioca, alecrim e arruda, para ser tomado na segunda, na quarta e na sexta e que depois voltasse la. Me mudei e nem cumpri o ritual.
As vezes rezo aos preto-velhos em uma segunda (com vela branca e cafezinho), rezo aos orixás no dia de cada um procurando colocar uma comidinha que eles gostam e uma vela da cor certa, rezo pra Santa sara kali e para os ciganos tbm. Sinto tonturas em algumas dessas orações, e já senti em ocasiões tipo dia de finado no cemitério. Será que para minha vida melhorar tenho que ser umbandista? não posso conversar com meus guias (que não sei quais são) se não estiver na religião?
Ranniet

Anônimo disse...

Oi Renata, na minha família algumas pessoas procuram e frequentam terreiros de umbanda buscando ajuda espiritual e de vez em quando eu apareço lá tambem por achar a manifestação de fé linda, por curiosidade ou por me chamarem para ir, nas últimas 3 vezes que estive com caboclos, eu acho, vovó Catarina, pai Joaquim e Sr. João Carreiro eles me disseram que vou trabalhar, eu queria saber se isso significa necessariamente incorporação. Foi um susto quando eu soube pq eu tinha medo mas pesquisando vi o quanto a umbanda é bonita e respeitável. Antes de saber já tinha visto em sonhos algumas entidades e na útima vez que estive com o Sr. João ele me pediu para ajoelhar ao lado da minha tia que estava sendo batizada por ele e cantou para alguem, eu que perdi um pouco o controle do meu corpo mas fiquei consciente. Sou filha de ogum, xangô e oxum e eles disseram que eu ai sentir pelas pernas a manifestação, duas noites atrás tinha sonhado que tentavam tomar posse do meu corpo e acordei assustada. Oq eu devo fazer?

Anônimo disse...

Eu quem mandou aí em cima, disseram que vou trabalhar na umbanda pura ou nação pq tinha dito que tinha sonhado com um barracão azul e branco.

Anônimo disse...

Me chamo Roberta Souza e sempre tive vontade de participar....Tudo me encanta na umbanda, a origem de cada orixá, as musicas...Porém quase toda a minha familia é evangélica o que dificultou as coisas...Mas quando pequena mesmo sem entender via "vovôs e vovós" e nunca tive medo... era aconselhada a andar sempre em bons caminhos e ouvia batuques como se estivesse em uma floresta e isso me remetia a uma visão de pessoas em roda com muita comida, rodando alegres e felizes saudando a natureza e realizando banhos e curas! Com o tempo (acho que por não praticar e por ter outro ensinamento religioso) parei de ouvir e ver! mas ultimamente algo dentro de mim deseja despertar....Gostaria de uma orientação pois ultimamente tenho me sentido muito confusa! Mas o desejo de conhecer a participar da umbanda é muito grande!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 289   Recentes› Mais recentes»