sábado, 11 de junho de 2011

OS EXUS DE UMBANDA

Dia 13 de Junho é dia de Santo Antônio,e também é dia de se agradar exu,pois no sincretismo exu é associado à Santo Antônio.

Exu é guardião e protetor,é o soldado que toma conta da guarda de um quartel defendendo do ataque do inimigo,na terra,no ar,no fogo e na água.São aqueles que foram predestinados por escalas superiores a zelar e defender os homens dos espíritos malignos.Tiveram sua passagem pela terra em várias encarnações onde aqui no mundo adquiriram altos cargos e postos como reis,médicos,advogados,juízes padres e etc.Atuam em demasia com o elemento fogo,falange altamente sábia e trabalhadora da caridade.A exu geralmente pedimos proteção contra os inimigos e dinheiro,pois exu é movimento,força e nunca podemos deixar de agradá-los.Existe um ponto que diz”Sem exu não se pode fazer nada”Tanto na umbanda como no candomblé ele é o primeiro a ser saudado,e nada se faz sem antes pedir licença à exu.
Trabalham como intermediários entre os orixás e os homens,em missão do bem.Formam numerosas falanges lideradas por grandes chefes e agindo diretamente sobre o mundo para levar a justiça onde for preciso no sentido exato da palavra.Além dos seus nomes de identificação possuem seus nomes cabalísticos.
Tem com eles o símbolo da fecundação, do movimento e do desenvolvimento.Cada um de nós tem um exu responsável pela força do nosso desenvolvimento.As suas cores são o vermelho(cura)e preto(trevas).Podemos dizer que exu é a cura sobre as trevas.Todas as cores podem estar relacionadas à exu.
É a força que liga o percurso de limites entre os caminhos verticais e horizontais, por isso foi relacionado a ele a encruzilhada,pela mesma ter o formato da cruz simbolizando o equilíbrio material e o espiritual.O símbolo do exu macho é o tridente quadrado e o caracol que tem como simbologia que de um ponto se abre até o infinito.Exú é o número ímpar pois o par significa a imobilidade e exu imprime o dinamismo.Sua incorporação sempre atua no sistema nervoso do médium fazendo assim o formato de garras nas mãos e as gargalhadas, reflexo direto do centro nervoso de cada um.Não é necessário apagar as luzes ou incorporar de costas para o altar,exu não é sinônimo de palavrão,vandalismo,obscenidades ou prostituição.Aqueles que recorrem a exu para pedir ajuda em atividades criminosas na verdade não recebem deles oque pedem,pois é tabu oque falam que exu só faz o mau.É um erro imaginar que exu tem algo haver com o diabo.Existem muitos espíritos obcessores que se denominam exus batizados,mas na verdade são apenas obcessores se passando por exu.
Muitas vezes têm atos parecidos com os humanos pois estão diretamente ligados à terra.

Seu dia é Segunda–feira e o patrono Santo Antônio.
Saudação: laroiê!
Atuação: mar,estradas,campos,matos e cemitérios.
Oferenda principal: o padê, que é farinha de mandioca com algum outro ingrediente(mel,cachaça,dendê,azeite doce,açúcar,água ou até suco de frutas).
Geralmente bebem cachaça ou bebidas finas,como uísque e licor.
Podemos oferecer a exu o padê de acordo com o caso em questão.Para acalmar uma situação por exemplo usamos água com açúcar,para resolver uma questão com rapidez dendê e etc.
As flores dadas aos exus machos são cravos e palmas vermelhas.
Sua data comemorativa geralmente é no mês de junho,devido ao sincretismo com Santo Antônio.
Pássaros: anun,corvo,pardal,urubu rei.
Ervas: arranha gato,dormideira,pinhão roxo,pó de mico,bambu verde,graveto do diabo,comigo ninguém pode,boldo leiteiro.
Frutas: fruta de conde,amêndoa,limão,cana de açúcar,banana dágua, jaca,Jamelão.
Todo terreiro tem seu exu responsável.
É a polaridade em todos os aspectos.
Chifres, pés de boi e indumentárias satânicas na verdade não tem haver com exu,é devido a um sincretismo com o diabo cristão,mas na verdade desnecessária e fruto da ignorância.
Oferendas para exu: carne crua,vísceras cruas,os nós da cana de açúcar,ovos crus não cozidos,pipocas estouradas na areia e no dendê,bifes de porco,doces,fitas coloridas,cadeados ,e bolas de gude. finos,vísceras de porco,doces pretos e nos trabalhos de descarga usam-se linhas
Suas oferendas geralmente são ofertadas na encruzilhada,nos cemitérios e estradas.
Sem exu realmente não se pode fazer nada,e para aqueles que tem fé com certeza ele nunca deixa de ajudar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Adoro esse povo, são seres importantes para tudo que se precisa e bons basta saber trabalhar com eles e respeitá-los.

Unknown disse...

Mystica por favor... Eu comprei um tridente de metal de exu macho, o quadrado para usar como proteção, eu posso fazer isso ou é indevido, por favor sinto interesse nesta crença maravilhosa brasileira... O que é o significado desse símbolo?

Renata De Almeida disse...

...".O tridente em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o ar água e fogo devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento terra (que é associado simbolicamente pelo numero 4) devido a haste central que tem como base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita"
Com certeza meu querido mal não fará,mas qual é o tamanho desse tridente?Você pode consagrá-lo a exú.
Acenda uma vela para exú pedindo ao mesmo que através daquele símbolo possa protegê-lo.Antes lave o tridente com àgua e sal fino.
Com certeza sempre que a pessoa mostra simpatia por uma entidade a mesma retribui.
A religião é realmente muito interessante e séria.Fico feliz que você goste,precisamos crescer sempre espiritualmente e aprender é um crescimento.

Um forte abraço e axé!
Renata da Cigana Morgana.

gabriel disse...

saudações
pelo que pude entender podemos recorrer a Exu para nos auxiliar nos momentos difíceis? podemos rezar para ele? ou o culto a Exu só deve ser feito em terreiros?

Renata De Almeida disse...

Exús de umbanda são as entidades mais próximas de nós,são as entidades da rua,erradamente associados ao diabo,pois não tem nada haver,mas são as entidades ligadas ao "profano".Não confunda com imoral,por favor.Tem ligação com jogo,bebida,etc...O melhor lugar para agradar exú é na rua com certeza.Exú macho charuto,velas,cachaça ou bebida quente,e padê,feito com farinha e
dendê(ao misturar pedir oque quer).E exu mulher pomba-gira,agradar com rosas,champagne e cigarro.Desculpe a demora da resposta.

Um forte abraço e axé!

RENATA DA CIGANA MORGANA

Déia disse...

Saravá!
Boa Noite.
Os Exus sofrem?

Déia disse...

Saravá!
Boa Noite.
Os Exus sofrem?