quinta-feira, 23 de abril de 2015

São Jorge não é Ogun!

Adoro Ogun, e São Jorge é um dos santos católicos que mais gosto! Porém é santo e não orixá, o orixá é Ogun.
Oque existe é um forte sincretismo, tão forte que até os pontos de umbanda "unem os dois".Como em ..."no céu ele é são Jorge, na terra ele é Ogun!"
O sincretismo é muito utilizado na umbanda, menos no candomblé porém oque não se pode é confundir.
É feriado no Rio de Janeiro porque ele é o santo mais cultuado no catolicismo, pessoas ,muitas, só vão a igreja nessa data, e só louvam esse santo.
Seja como for o respeito é fundamental, a fé faz das pessoas seres humanos melhores, sem dúvida e seja ela qual for precisa ser respeitada!
Louve Jorge ou Ogun, mas não esqueça que oque mais precisamos pedir é para melhorarmos como pessoa, pois gente boa, camarada, como o santo guerreiro, está em extinção!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Nâo esconda a sua crença!

Sou espírita,ou melhor

dizendo:umbandista e candomblecista!Entrei com 15 anos na umbanda e com 19 raspei por necessidade!É como respondo se perguntarem a minha religião.
Não grito aos 4 ventos mas por usar branco toda sexta feira devido a uma promessa feita a Oxalá esse ano quem não sabia agora sabe.
O preconceito é maior devido ao preconceito que os próprios adeptos têm.
Você defende oque você acredita,ou pelo menos não se envergonha.Religião não se discute,assim como futebol e política maa você nunca esconde para que time torce.
Vamos levantar a nossa bandeira,ser espírita não significa colocar o nome dos outros na pimenta ou na boca do sapo,até porque feitiços qualquer livro ensina e geralmente não somos nós que temos essa mania de viver fazendo um trabalhinho aqui e ali.
A religião não existe sô quando os negócios ou amor vai mal,ela está no seu dia a dia,para te dar equilíbrio,força e paz!O medo de mostrar quem somos é que faz com que não nos respeitem,quebrem os nossos templos e imagens!
Nunca andei com fios de conta e nem preciso,o orixá está comigo e os guias também,mas não finja que não frequenta ou crê,pois isso não te diminui em nada!Menor são os que julgam sem saber,criticam e acham que só o caminho deles é o certo!
Orgulho e muito da minha religião,Deus existe sim e a minha cigana também!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Os seus guias aceitam o agrado que você pode dar

Fiquei muito preocupada com um e mail onde uma pessoa me perguntava se o fato de dar cachaça ao exú e não whisky faria com que o exú não o ajudasse tanto quanto uma pessoa que dá whisky!
Esse email me preocupou,tanto que resolvi abordar aqui o assunto.
Em primeiro lugar a bebida que a entidade usa é para trabalhar enquanto está em terra,e ele vai aceitar oque você puder dar,nunca deixará de ajudá-lo por isso!Há locais onde a entidade sequer pode beber.
As entidades podem ter sido ricas em vida mas não precisam de coisas caras para trabalhar.Se eu tivesse condições de cobrir minha cigana de ouro sei que ela não aceitaria,iria querer sim que eu ajudasse quem necessita.
Dê a sua entidade oque ela necessita,não oque a sua vaidade pede.
O pior foi ele dizer que a pomba-gira disse ir num centro onde ganha coisas caras porque as pessoas têm alto poder aquisitivo.Então será que ela só vai querer ir lá?Isso é realmente um exú?
Meu Deus,como uma entidade diz isso?
Dê um perfume importado a sua moça se puder,mas não pense que ela fará mais do que faria se ganhasse um perfume simples.As entidades são espíritos que já viveram na terra,não tem que necessariamente viver a mesma vida.
Não dei a minha Maria Farrapo uma saia de trapos,mas ela rasgou e passou vela na saia que ganhou.Nunca usará brilho ou beberá whisky porque ela é pura,não está infectada pela vaidade de um falso médium que faz da entidade um espelho do que ele gostaria de ser.
As vezes sou obrigada a concordar com os que dizem...a umbanda está acabando!


Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana