quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COMO AGRADAR A DEUS?

Uma pessoa,que na verdade não tem religião definida,porém se considera muito correto porque vai à igreja de vez em quando,outro dia falou para mim que eu não acredito em Deus,pois não faço nada para agradá-lo.
Mas como agradar a Deus?Para mim agradar a Deus é muito simples,pois para agradar a Deus basta saber agradecer à vida e ser bom.Para mim a bondade é a única maneira de se encontrar a paz,a felicidade  e principalmente agradá-Lo.
Para essa pessoa que me fez a tal afirmação,agradar a Deus é ir à igreja e rezar.Quem disse isso?
Não vou à igreja,é verdade,e porque deveria se professo outra religião,se Deus para mim não está dentro de templo ou Igreja e sim em tudo que  Ele mesmo criou.
Deus está no céu,no mar,nas árvores,na perfeição da natureza com cada detalhe e no seu todo,enfim,ir à igreja para entrar em contato com Deus?Com certeza não precisa.
É um erro se achar superior por ir à igreja,uma vez que essa atitude só agradará realmente a Deus se você tiver fé e for de coração.Quantas pessoas têm o coração impuro,andam com a bíblia para que o vejam com bons olhos,mas não são verdadeiramente bons aos olhos de Deus.
NINGUÉM pode falar em nome de Deus,para mim aquele que acha obrigatório ir à igreja para agradar a Deus além de ignorante,é também uma espécie de ditador religioso.
Agrado a Deus cada vez que aceito os caminhos que ele traça para mim,enquanto luto para permanecer de pé,sendo boa mãe,ajudando ao próximo sem esperar nada em troca,sendo fiel aos meus princípios e respeitando o próximo.
Pois infelizmente,há muitos que se dizem seguidores de Deus porém só dão se tiverem algo em troca,não sabem ser generosos e sequer têm bom coração.
Sou espírita sim,com muito orgulho,umbandista,feita no candomblé,alguém que não só acredita em Deus,mas também na Deusa, nos orixás,nas entidades ,nas forças da natureza,etc,etc..mas tenho certeza que o Deus em que acredito não tem motivo algum para não estar satisfeito comigo,pois nunca roubei,matei,enganei ou traí alguém,ainda que fizesse tais coisas segundo dizem os evangélicos,ele tudo perdoa se o arrependimento for verdadeiro.
Espero que todos que pensam assim nessa obrigatoriedade de ir à igreja,pensem um pouco melhor,pois na verdade,Deus está em toda parte e nada imposto pode ser considerado totalmente verdadeiro.



Um forte abraço e axé.

Renata da Cigana Morgana.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TER PROBLEMAS É NORMAL!!!!

Não importa a sua religião,ou no que você acredita:todos tem ou podem ver a ter problemas.
Muitas pessoas não aceitam que "nada"dê errado e criticam a religião,muitas vezes até se afastam dela por esse motivo.Agradei,acendi vela,fiz isso e aquilo e continuo sofrendo...Mas nem tudo depende só do espiritual.
Conheço umbandistas que correm uma,duas,três até quatro giras buscando algo,porém,como não conseguem,passam a falar mal da religião e se afastam.Como se os guias fossem culpados pelos seus fracassos.
Nem tudo que desejamos podemos conseguir,se fosse assim casamentos não acabavam,desemprego não existia...Todos precisam aprender a aceitar o revés da vida,pois o maior responsável pelos seus fracassos e suas vitórias é você mesmo.
Quantos lembram de ir ao centro pedir uma ajuda em véspera de prova,porém sem preparo,quantos querem que todo o relacionamento seja para sempre,porém mal conhecem a pessoa com a qual se relacionam,e muitos querem subir no trabalho,sem qualquer esforço.Qual entidade faz milagre???
As pessoas precisam entender que garantia não existe,oque existe é uma forma de amenizar,ajudar e principalmente evitar certas coisas,porém tudo vai depender da sua fé,e principalmente,do seu merecimento.
Conheço mulheres que dizem que o relacionamento nunca dá certo,mas elas param para ver no que precisam mudar?Ou se aquele ou aquela pessoa realmente a fará feliz?
Competição acontece o tempo todo,e os problemas não acontecem só na sua vida ou na minha,porém,se tudo está bem agora,pode ser que amanhã já não esteja.E então,oque fazer?
LUTAR,essa é a palavra chave,luta e perseverança,onde há luta e perseverança há vitória.
Não é assim,existe um caminho que cada um tem que percorrer,nem todos nasceram para ganhar na loteria,sempre haverá o empregador e o empregado,porém você não precisa ser rico,ser empresário ou casar com um milionário para ser feliz.Felicidade é estar em paz com a sua consciência e trilhar o seu próprio caminho dando o melhor de si.
Problemas todos têm,uns mais outros menos,oque você não pode aceitar é ter sempre o mesmo problema,aí sim deve questionar
A fé é justamente acreditar sempre,tanto na hora ruim quanto na hora alegre.Lembre-se que o maior responsável pelas suas vitórias e derrotas é você mesmo,nunca culpe orixá,guia ou Deus.
Nem todas as nossas escolhas são acertadas,mas reconhecer o erro e fazer diferente é a melhor maneira de resolver e evitar os problemas.Porém,há sim,aqueles que não tem como ser evitados,aí então peça FORÇA para enfrentar e sair dele mais forte.



"Se o mal tem remédio,por que te afobas?
Se não tem,por que te afobas?"

Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana.


Salve os caboclos!

Ontem várias casas de umbanda festejaram os caboclos!É uma linha muito bonita,pois abrange não só os indígenas, como também várias tribos que se identificam com os mesmos e trabalham nessa falange.
Esses dois pontos são lindos,em homenagem à cabocla Jurema.


Naquela aldeia ela é Jurema
É a mais linda cabocla,de pena
Naquela aldeia,lá na Jurema,
Não se faz nada sem ordem suprema...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jurema seu saiote é muito lindo,seu capacete é azul como brilha o diadema
Jurema,você é linda como a lua,salve a cabocla Jurema,filha de Tupinambá...



Que os caboclos nos protejam sempre!!


Renata da Cigana Morgana.

domingo, 20 de janeiro de 2013

ORAÇÃO DAS SETE LINHAS


Oração das Sete Linhas da Umbanda


Oxalá, vós que refletis o princípio criador, vós que sois o verbo solar a ciência do verbo sublime, vós que fazeis a supervisão de todos os Orixás na terra, vós que sois a luz do Senhor Deus abençoai-nos.

Iemanjá, vós que refletis em vossas cristalinas águas toda a verdade do mundo do poderio de teu reino, rogai por nós.

Onibejada, vós que refletis o princípio de ação da humanidade e do mundo da forma, vós que sois potência divina, rogai por nós.

Xangô, vós que dirigis a Lei das Causas e Efeitos, vós que sois o Senhor das Almas, intercedei por nós.

Ogum, vós que sois o Senhor das batalhas, vós que sois o mediador que controla o amor e os choques. Vós que atendeis nas defesas nas lutas de demanda, rogai por nós.

Oxossi, dono das matas, que caçais almas perdidas, rogai por nós.

Pretos Velhos, vós que sois os maiores compreendedores da magia e do fundamento, livrai-nos do mal.

A todos vós Orixás que são todo o princípio da regência do Universo, rogamos que todos vós derramem sobre nós o conforto de suas vibrações.





Faça essa oração e acenda junto uma vela oferecendo as suas entidades.


Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana

Religião não pode ser só questão de ocasião


Muitos adeptos e simpatizantes da umbanda não exercem a religião da maneira correta,uns por preguiça outros por não achar necessário.São pessoas que creem mas não cuidam e não lembram de entrar em contato com as entidades,somente quando estão nas sessões e giras.

Após as sessões,eles não ficam no centro,eles estarão no astral e quando solicitados,ao nosso lado, basta acender uma vela ou pensar neles com fé para que você possa sentir a sua presença.

Um médium que toma banho de ervas,acende seu anjo de guarda,agrada e louva os seus guias frequentemente,com certeza terá um desenvolvimento espiritual mais forte e enriquecedor,pois terá a sintonia necessária que ajudará no seu enriquecimento espiritual.

Os nossos guias fazem parte da nossa vida,e não podemos solicitá-los só nas horas ruins,temos que lembrar também de agradecer e para manter a paz e a harmonia em nossa vida,nunca podemos deixar de louvar e agradar aos nossos guias e orixás.

Os pais e mães de santo devem ensinar aos novos médiuns que é preciso conversar com os guias,e sempre que possível agradá-los.Claro que tudo deve ser feito de acordo com as suas possibilidades financeiras,pois não é quantidade e sim qualidade oque importa.Você pode fazer uma mesa farta,porém sem a fé e a concentração necessária não lhe trará benefício.

Gosto de conversar com os meus guias antes de dormir,pois o silêncio facilita esse contato,essa entrega,pois através da intuição as respostas surgem sem a necessidade de receber a entidade em questão.

Hoje,por exemplo,é dia de São Sebastião,no sincretismo representa caboclo na umbanda ou oxossi em alguns candomblés que adotam o sincretismo.

O ideal seria colocar frutas,milho,carne seca com abóbora,vinho,charuto,enfim,fazer um agrado para o seu caboclo ou cabocla,porém,se isso não é possível,basta acender uma vela e pedir com fé.

Os nossos perseguidores(evangélicos)oram quase que o tempo todo e não se envergonham de andar com a bíblia na mão,mas admiro a maneira como eles oram e falam em Deus o tempo todo.

Exagero não,por favor!!!!Mas valorize oque você tem. Não tenha vergonha também dos seus fios de conta,seja umbandista ou candomblecista e assuma,pois só assim iremos nos fazer respeitar.

Porém nunca se esqueça que o caminho é traçado por nós mesmos,e nunca podemos nos distanciar do princípio da umbanda: a caridade.



"Nunca te afastes do caminho do bem e da virtude,é a única maneira de se encontrar a felicidade"


Um forte abraço e axé!

Renata da Cigana Morgana

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Falando sobre ciganos


Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, e “carregam as falanges ciganas juntamente com as falanges orientais uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um seguimento espírita e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.
Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço.
O povo cigano designado ao encarne na Terra, através dos tempos e de todo o trabalho desenvolvido até então, conseguiu conquistar um lugar de razoável importância dentro deste contexto espiritual, tendo muitos deles alçado a graça de seguirem para outros espaços de maior evolução espiritual, juntamente com outros grupos de espíritos, também de longa data de reencarnações repetidas na Terra e de grande contribuição, caridade e aprendizado no plano imaterial.
A argumentação de que espíritos ciganos não deveriam falar por não ciganos ou por médiuns não ciganos e que se assim o fizessem deveriam faze-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente descabida e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade sua doutrina evangélica, até as impossíveis limitações que se pretende implantar com essa afirmação na evolução do espírito humano e na lei de causa e efeito, pretendendo alterar a obra divina do Criador e da justiça divina como se possível fosse, pretendendo questionar os desígnios da criação e carregar para o universo espiritual nossas diminutas limitações e desinformação, fato que nos levaria a inviabilização doutrinária. Bem como a eleger nossa estada na Terra como mera passagem e de grande prepotência discriminatória, destituindo lamentavelmente de legitimidade as obras divinas.
Outrossim, mantêm-se as falanges ciganas, tanto quanto todas as outras, organizadas dentro dos quadros ocidentais e dos mistérios que não nos é possível relatar. Obras existem, que dão conta de suas atuações dentro de seu plano de trabalho, chegando mesmo a divulgar passagens de suas encarnações terrenas. Agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e tem um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e falanges.
Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.
Trabalham preferencialmente na vibração da direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda, não são os mesmo espíritos de ex ciganos, que mantêm-se na direita, como não poderia deixar de ser, e, ostentam a condição de Guardiões e Guardiãs. O que existe são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que são verdadeiros Guardiões à serviço da luz nas trevas, como todo Guardião e Guardiã dentro de seus reinos de atuação, cada um com seu próprio nome de identificação dentro do nome de força coletivo, trabalhando na atuação do plano negativo à serviço da justiça divina, com suas falanges e trabalhadores, levando seus nomes de mistérios coletivos e individuais de identificação, assunto este que levaria uma obra inteira para se abordar e não se esgotaria.
Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas chefiadas por ciganos diversos em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais. Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.
Dentro os mais conhecidos, podemos citar os ciganos Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros, da mesma forma as ciganas, como Esmeralda, Carme, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também. É imprescindível que se afirme que na ordem elencada dos nomes não existe hierarquia, apenas lembrança e critério de notoriedade, sem contudo, contrariar a notoriedade de todos os outros ciganos e ciganas, que são muitos e com o mesmo valor e importância.
Por sua própria razão diferenciada, também diferenciado como dissemos é a forma de cultuá-los, sem pretender em tempo algum estabelecer regras ou esgotar o assunto, o que jamais foi nossa pretensão, mesmo porque não possuímos conhecimento de para tanto. A razão é que a respeito sofremos de uma carência muito grande de informação sobre o assunto e a intenção é dividir o que conseguimos aprender a respeito deste seguimento e tratamento. Somos sabedores que muitas outras forças também existem e o que passamos neste trabalho são maneiras simples a respeito, sem entrar em fundamentos mais aprofundados, o que é bom deixar induvidosamente claro.
É importante que se esclareça, que a vinculação vibratória é de axé dos espíritos ciganos, tem relação estreita com as cores estilizadas no culto e também com os incensos, pratica muito utilizada entre ciganos. Os ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação é utilizada para velas em seu louvor. Uma das cores, a de vinculação raramente se torna conhecida, mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.
Os incensos são sempre utilizados em seus trabalhos e de acordo com o que se pretende fazer ou alcançar.
Para o cigano de trabalho se possível deve-se manter um altar separado do altar geral, o que não quer dizer que não se possa cultua-lo no altar normal. Devendo esse altar manter sua imagem, o incenso apropriado, uma taça com água e outra com vinho, mantendo a pedra da cor de preferencia do cigano em um suporte de alumínio, fazendo oferendas periódicas para ciganos, mantendo-o iluminado sempre com vela branca e outra da cor referenciada. Da mesma forma quando se tratar de ciganas, apenas alterando a bebida para licor doce. E sempre que possível derramar algumas gotas de azeite doce na pedra, deixando por três dias e depois limpá-la.
Os espíritos ciganos gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo se encher jarras de vinho tinto com um pouco de mel. Podendo ainda fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal e leva-los ao forno, por alguns minutos, muitas flores silvestres, rosas, velas de todas as cores e se possível incenso de lótus.
As saias das ciganas são sempre muito coloridas e o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, a dança e a música, moedas, medalhas, são sempre instrumentos magísticos de trabalho dos ciganos em geral. Os ciganos trabalham com seus encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.
Uma das lendas ciganas, diz que existia um povo que vivia nas profundezas da terra, com a obrigação de estar na escuridão, sem conhecer a liberdade e a beleza. Um dia alguém resolveu sair e ousou subir às alturas e descobriu o mundo da luz e suas belezas. Feliz, festejou, mas ao mesmo tempo ficou atormentado e preocupado em dar conta de sua lealdade para com seu povo, retornou à escuridão e contou o que aconteceu. Foi então reprovado e orientado que lá era o lugar do seu povo e dele também. Contudo, aquele fato gerou um inconformismo em todos eles e acreditando merecerem a luz e viver bem, foram aos pés de Deus e pediram a subida ao mundo dos livres, da beleza e da natureza. Deus então, preocupado em atende-los, concedeu e concordou com o pedido, determinando então, que poderiam subir à luz e viver com toda liberdade, mas não possuiriam terra e nem poder e em troca concedia-lhes o Dom da adivinhação, para que pudessem ver o futuro das pessoas e aconselha-las para o bem.
É muito comum usar-se em trabalhos ciganos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes e escolher datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua…”
Trecho extraído do livro “Rituais e Mistérios do Povo Cigano ”

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A responsabilidade de ser pai ou mãe de santo.

Há pessoas que têm a ilusão que para ser pai ou mãe de santo basta ter um cargo, outros nem se valem de cargo e acham que basta fazer a obrigação do sétimo ano(quando se tornará uma ebame)para abrir um terreiro. Infelizmente o que mais se vê por aí são pessoas que tem sim o cargo e abrem um terreiro, porém não estão preparadas para exercer tão importante função,e acabam se perdendo e fazendo com que muitos também se percam. Quando você se torna uma yalorixá ou babalorixá você passa a ser responsável pelos orixás e também pela vida dos seus filhos,pois a cada problema ou dúvida é na casa de santo que um filho procura resposta. Por desilusão com casas de santo mal administradas,muitas pessoas abandonam a religião e não querem nunca mais saber,pois a decepção faz com que desistam e sigam outro caminho. Não basta cuidar do orixá,é preciso cuidar também da pessoa,pois todo babalorixá e yalorixá também precisa ser um pouco psicólogo para poder acolher e aconselhar os seus filhos.Precisa aprender a lidar com os defeitos e qualidades de cada um,pois os filhos de santo precisam sim servir,mas é ao ORIXÁ. Conhecimento,postura,humildade e desprendimento,sem essas características não é possível chefiar um terreiro,seja ele de umbanda ou de candomblé,pois quando a vaidade chega o espiritual acaba dando lugar ao interesse,à ganância e é por esse motivo que tantas pessoas abandonam a religião,pois depois que ingressam na casa,percebem que toda aquela atenção,carinho e cuidado deixa de existir,o que causa grande decepção. Por desilusão com casas de santo mal administradas ,muitas pessoas abandonam a religião e não querem mais saber,pois a decepção faz com que desistam e sigam outro caminho. Costumo dizer que o orixá é puro,e nem todos estão preparados para lidar com essa pureza,muitos se valem de cargo,tempo de santo e conhecimento para humilhar e destratar as pessoas da casa.Esquecem que também já foram iaôs,abiãs e também já precisaram de uma ajuda para tirar dúvidas e também para aprender e pagar as suas obrigações. É muito comum fazer o santo com uma pessoa,e dar obrigação com outra,pois há yalorixás e babalorixás,que não sabem dar a assistência necessária para os seus filhos,e por não ter o conhecimento necessário”BRINCAM” com a cabeça do yaô,fazendo coisas erradas e prejudicando ao invés de ajudar. Existem muitos pais e mães de santo que parecem artistas,costumam deixar as pessoas esperando para falar com os mesmos por horas e nunca podem atender um filho,a menos que tenham algo a receber em troca Procure sempre casas sérias,que realmente honrem a religião,porém não se humilhe para ninguém,respeite a hierarquia e as regras da casa,isso é primordial,mas não se esqueça que tratar bem e respeitar também é um dever

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013,mais um recomeço

Enfim mais um ano: 2013.Um novo ano é como uma sucessão de páginas em branco aguardando para serem escritas.E, é claro que todos desejam escrever histórias lindas nessas páginas,todos desejam ter um ano repleto de coisas boas,sorte,saúde,amor,enfim todos querem recomeçar,renovando as esperanças. Desejo à todos os meus leitores que 2013 seja um ano de maior comunhão com a nossa espiritualidade e com o sagrado,que todos possam se atentar mais para os detalhes,e para os sinais,pois existem sinais que precedem vários acontecimentos da nossa vida,tanto os bons quanto os ruins. Mas como detectar esses sinais?É preciso um pouco de sensibilidade e uma dose de bom senso,pois caso você finja não ver os sinais,aos poucos eles vão parando de existir,e aí você se afasta do seu eu interior,e começa a viver uma vida puramente material. Até um sonho pode nos dar respostas,desde que você saiba interpretar e valorize esse dom. A vida é uma mágica.O dia de hoje é sem dúvida carregado de energia e de magia,pois todos estão juntos em um só pensamento,paz,prosperidade,dinheiro,saúde...É como se realmente o fato de ser primeiro de janeiro fosse uma espécie de trégua e à partir daí tudo pudesse realmente ser diferente. Não é o ano que faz a mudança,pois um ano é só um número,a mudança precisa nascer dentro de nós mesmos,precisamos correr atrás,recomeçar e ter esperança no futuro diariamente.Se quer começar algo,simplesmente comece,não diga ah ano que vem eu faço... Até porque as circunstâncias da vida podem acabar mudando tudo de repente. Desejo que todos reforcem a sua fé,em Deus e nas entidades maravilhosas da umbanda,e nos orixás,pois tenho muito que agradecer ano após ano aos meus amigos espirituais. Que Deus abençoe a todos vocês!! Feliz ano novo. Um forte abraço e axé! Renata da Cigana Morgana