sábado, 25 de agosto de 2012

A iniciação no candomblé.


Como acontece a iniciação no candomblé?

O primeiro contato com o candomblé, é feito através de uma consulta ao jogo de búzios,o oráculo dos orixás.É através do jogo que o consulente fica sabendo qual é o seu orixá de cabeça,e quais são as obrigações espirituais que necessita.
Geralmente o jogo de búzios é procurado quando a pessoa está passando por um problema, seja ele material ou espiritual ,e através do jogo as pessoas buscam respostas.Muitas vezes um simples ebó já resolve,mas há casos mais complexos onde a feitura se faz necessária.
Se o jogo indicar a necessidade de se fazer uma obrigação ,a mãe de santo então elabora uma lista,e em posse dessa lista o futuro Yaô (iniciado)irá começar a sua caminhada rumo à feitura do seu orixá.
Geralmente antes da feitura é feito um bori ,e o futuro iniciado torna-se então um abiã. Porém há casos que o bori somente não resolve, e a feitura se faz necessária.
O chamado do orixá ,ou seja,a forma que ele vai cobrar a feitura, varia muito.Há pessoas que adoecem,outras começam a ter problemas inexplicáveis na família,ou no trabalho,e em muitos casos as pessoas bolam.Bolar é uma espécie de desmaio,onde o orixá se faz presente e dessa forma avisa que quer a obrigação.
Todos têm um orixá,mas nem todos têm a necessidade de fazer o orixá.Se essa necessidade existir,você receberá os sinais,e o seu orixá irá lhe direcionar para esse caminho.
Conheci pessoas que dormiam o dia todo,outras que sentiam uma dor de cabeça insuportável,outras que bolavam e muitas,como eu mesma,que adoeceram.Cada pessoa tem uma estória,e cada um recebe esse aviso de uma forma diferente.
Enfim é um momento de muita responsabilidade, pois ao fazer o orixá você vai passar a pertencer a uma casa de santo, e dentro dela terá várias obrigações a desempenhar ,participando de festas,obrigações e dos preceitos da casa.Também cuidando do seu orixá,que estará representado através de assentamentos que variam de acordo com o orixá.
Difícil é encontrar um lugar para dar a sua cabeça, pois hoje existem tantas pessoas que não estão preparadas, mas que mesmo assim tem casa aberta,que você pode acabar se decepcionando e não alcançando o objetivo desejado.
O importante é procurar casas sérias,de preferência sendo levado por alguém de confiança,para que não se decepcione e acabe interrompendo a sua caminhada dentro da religião.É comum pessoas se afastarem do candomblé por trabalhos feitos errados,e também por não terem encontrado o que realmente procuravam:seriedade e verdade.
A feitura é algo muito sério,que requer muita responsabilidade e necessidade,pois não basta querer ser feito,é preciso existir a necessidade da feitura.Quando chega esse momento o orixá direciona para o caminho,cabe a você saber identificar esse momento, e fazer dele  algo único e especial.

Um forte abraço e axé!
Renata da Cigana Morgana. 

domingo, 5 de agosto de 2012

A importância da gratidão

"A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você...
(Wikipédia)
Deveria  ser algo automático,ou seja,se eu te faço o bem,você me retribui da mesma forma ,porém  não é assim.E ao invés da reciproca acabamos tendo como retorno a temida ingratidão,e sofrendo a ponto de muitas vezes nunca mais ajudarmos alguém.
.Minha mãe costuma dizer que dinheiro se paga,mas favor não pagamos nunca.Isso é verdade,pois quando alguém nos favorece em algo,geralmente ficamos tão agradecidos que acabamos querendo retribuir,e dependendo do gesto achamos que nada que fizermos será suficiente para pagar aquele favor.
Pessoas ingratas não pensam assim e  nunca retribuem,pelo contrário, muitas vezes sequer mencionam a palavra mágica:"obrigada"
Tem um ditado que diz que quem ganha oque não merece raramente agradece oque ganha,isso significa  que nem todos  merecem os nossos favores por isso é preciso selecionar melhor as pessoas que ajudamos,pensar se aquela pessoa realmente merece a nossa ajuda naquele momento.Pois em verdade, existem certas adversidades que são necessárias para o nosso aprendizado,e necessitamos passar por aquilo para aprender e evoluir.
A ingratidão dói,machuca,mas mesmo assim não devemos desistir de sermos bons,pois a retribuição virá. Cada vez que você faz algo de bom por alguém, o universo   cria uma dívida com você,e seu  gesto será retribuído de forma inesperada.Quem dá recebe,esse é um princípio forte e verdadeiro,e aquele que é ingrato em algum momento também será vítima dela e verá o quanto dói.
Faça uma análise das suas atitudes e veja se você foi ou está sendo ingrato com alguém,nunca é tarde para retribuir um favor ou se desculpar,pois enquanto estivermos encarnados nessa terra,nunca saberemos de quem iremos precisar,e nem quando...

Um forte abraço e axé!