terça-feira, 6 de março de 2012

Toda escolha gera uma renúncia

Sabemos que toda escolha gera uma renúncia,porém essa frase é muito mais complexa do que parece,pois não se trata somente de renunciar a um casamento para viajar,ou a uma faculdade para ter um filho.Existem escolhas que geram renúncias que nós nem sequer percebemos.
Ao escolher, por exemplo ser mal humorado, intransigente,antipático,você renúncia a ter amigos,ou só terá amigos por interesse, pois a companhia de pessoas assim não costuma agradar.Essa é uma escolha errada,pois com certeza portas se abrirão para uma pessoa sorridente,compreensiva,que gera uma energia boa.
Sei que ninguém se faz,mas o dia à dia nos ensina,nada no mundo é tão forte quanto os exemplos.Aquele que finge não ver,geralmente sofre por repetir atitudes que obviamente não serão favoráveis.Como já diz a frase:"Errar é humano,persistir no erro é burrice. "
O que nos molda são as nossas experiências, pois é através delas que aprendemos a perceber onde estamos errando e onde temos que mudar,renunciando assim a velhos hábitos e fazendo novas escolhas.Para isso é importante estarmos atento aos sinais,pois são esses sinais que nos mostram.Muitas vezes alguém nos fala algo e naquela frase conseguimos perceber uma crítica a nossa atitude,e através dela,se preciso,mudar.
Quando escuto, por exemplo,uma mulher dizer que só encontra homem casado,sei que é ela quem procura ,escolheu esse perfil,talvez por algum motivo que nem ela consiga perceber.Ao proferir essa frase, simplesmente tenta redimir a sua culpa atribuindo sua atitude ao destino.Pois temos o direito de dizer NÃO para tudo que nos faz mal,para tudo que não é BOM.
Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas,se uma pessoa é alcoólotra ou viciada,não pode atribuir seu vício a um ambiente desestruturado na infância,ou a algum mal exemplo,pois ninguém obrigou esse alcoólotra a dar o primeiro gole,e se sabemos aonde a droga pode nos levar,experimentar para quê?
Temos livre arbítrio, e é comum conhecermos pessoas criadas em um mesmo ambiente,e expostas às mesmas dificuldades terem atitudes tão diferentes diante da vida. Ninguém escolhe nascer na miséria,mas muitos escolhem permanecer nela,assim como não se nasce bandido,mas se escolhe ser e continuar a ser mesmo depois que a vida mostra o alto preço a ser pago por isso.
Preste atenção às suas escolhas,pois até mesmo chegando atrasado diariamente ao trabalho você está fazendo uma,está escolhendo não ser confiável,e mostando não estar preparado para assumir um outro cargo,pois você mesmo já lança esse sinal com a sua atitude.
Meu amigo sempre diz que se o malandro soubesse como é bom ser honesto,seria honesto só de malandragem.Apesar de existir uma outra frase que diz, o mundo é dos espertos,prefiro ficar com o primeiro exemplo.Pois concordo que malandro demais se atrapalha,e nunca se engana a todo mundo o tempo todo.Escolher ser honesto,é uma forma de renunciar ao alto preço que se paga pela desenestidade
A verdade não tem dono, mas ela existe,e sempre se mostra,por isso escolher ser verdadeiro e bom é a principal e melhor escolha que podemos fazer na vida,pois estaremos renunciando a sofrer no futuro pela implacável lei do retorno.
A justiça,seja ela de Deus ou de Xangô,pode até tardar,mas nunca falha.

sexta-feira, 2 de março de 2012

A QUESTÃO DA RELIGIOSIDADE NA INFÂNCIA.

Não acho que obrigar uma criança a freqüentar uma igreja evangélica,católica ou uma sessão espírita contra a sua vontade é certo.Muito pelo contrário,a religião deve ser uma escolha pessoal, nunca uma imposição, pois o que nos é imposto não aceitamos de coração, e a religião precisa estar em nosso coração para que possamos praticá-la com fé.
Claro que por ser espírita meus filhos acabam conhecendo os guias com os quais trabalho, e até a gostar deles(ou não),mas sei que nem todos os cinco seguirão a minha fé,isso caberá a eles decidir.
Acho muito importante ter fé em algo,pois não acreditar em nada significa só poder contar com você mesmo.Ou seja,em nenhum momento você poderá recorrer a algo,nem que seja uma simples moedinha da sorte.Ser ateu é um direito do ser humano, mas imagino o quão forte o ser humano precisa ser para não ter fé, ter que explicar tudo pela razão quando sabemos que é impossível, e como disse Shakespeare, "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia".
Respeito todas as crenças, mas agradeço todos os dias por ser uma pessoa cheia de fé,pois é muito bom poder sentir a presença do divino em cada local onde se anda,é maravilhoso acreditar que nunca estou sozinha, e se quiser falar haverá sempre alguém a me ouvir.Os evangélicos tem essa sensação em relação à Deus,os católicos em relação à Deus e os santos da igreja católica, eu tenho essa sensação em relação a Deus,aos santos,guias,orixás,etc..Pois não é à toa que o me denomino MYSTICA.
Em verdade, crianças são como anjos,ainda sem pecado,e na verdade quem zela por elas são os pais,portanto, eu não acredito que uma crianças,por não ser batizada,acaba dormindo mal,tem pesadelos,a minha mãe pensa assim e respeito a sua opinião,até porque só um dos meus 5 filhos não foi batizado,mas cada religião possui o seu batismo porém sao cerimônias distintas.Falar de Deus é importante,mas impor uma crença não.
Cada um apresenta aos seus filhos o que acha certo,mas devemos respeitar as suas escolhas,se você acha correto passar todo o domingo na igreja,mas o seu filho acha chato,com certeza não deve levá-lo,assim como obrigá-lo a freqüentar uma sessão de candomblé ou umbanda também será um martírio.Caráter independe de religião,EDUCAR,isso é mais importante na infância do que qualquer religião,ensinar o respeito ao próximo,e todos os princípios básicos para se viver em sociedade.Pois hoje oque vemos são jovens que parecem ter sido criados entre os lobos,sem qualquer respeito ao próximo,com atitudes que envergonham até aos pais.Oque faltou,religião? Não,com certeza faltou limite e educação.
O princípio maior da religião é evoluir espiritualmente e melhorar como pessoa,se a sua religião não torna você uma pessoa melhor,e se não o auxilia na sua evolução espiritual,então com certeza não é a certa PARA VOCÊ.
Li uma entrevista sobre um ex pai de santo, filho de Xangô, que hoje é pastor evangélico. Gostei da entrevista principalmente porque em nenhum momento ele atacou a sua antiga crença,mas disse estar feliz agora.Isso só prova que cada um tem um caminho,e você pode trilhar por vários até encontrar o seu.Por isso devemos sim,apresentar a religião às crianças,mas permitir que as mesmas escolham se querem ou não participar,pois com a idade mudam os gostos e as escolhas,e esse é um direito de todo ser humano.
Gostaria muito que todos os meus filhos amassem a umbanda e percebessem a força e a grandeza dos orixás,dos quais sempre falo com eles,porém não é assim.Acredito que cada um possui o seu próprio meio de se conectar com o sagrado,às vezes nem precisando para isso frequentar um templo ou igreja.
Com certeza religião é algo que não se discute,porém deixemos as crianças serem crianças,e as reponsabilidades e necessidades da vida adulta,podem esperar.


UM GRANDE BEIJO E AXÉ.
Renata da Cigana Morgana.