sábado, 11 de junho de 2011

OS EXUS DE UMBANDA

Dia 13 de Junho é dia de Santo Antônio,e também é dia de se agradar exu,pois no sincretismo exu é associado à Santo Antônio.

Exu é guardião e protetor,é o soldado que toma conta da guarda de um quartel defendendo do ataque do inimigo,na terra,no ar,no fogo e na água.São aqueles que foram predestinados por escalas superiores a zelar e defender os homens dos espíritos malignos.Tiveram sua passagem pela terra em várias encarnações onde aqui no mundo adquiriram altos cargos e postos como reis,médicos,advogados,juízes padres e etc.Atuam em demasia com o elemento fogo,falange altamente sábia e trabalhadora da caridade.A exu geralmente pedimos proteção contra os inimigos e dinheiro,pois exu é movimento,força e nunca podemos deixar de agradá-los.Existe um ponto que diz”Sem exu não se pode fazer nada”Tanto na umbanda como no candomblé ele é o primeiro a ser saudado,e nada se faz sem antes pedir licença à exu.
Trabalham como intermediários entre os orixás e os homens,em missão do bem.Formam numerosas falanges lideradas por grandes chefes e agindo diretamente sobre o mundo para levar a justiça onde for preciso no sentido exato da palavra.Além dos seus nomes de identificação possuem seus nomes cabalísticos.
Tem com eles o símbolo da fecundação, do movimento e do desenvolvimento.Cada um de nós tem um exu responsável pela força do nosso desenvolvimento.As suas cores são o vermelho(cura)e preto(trevas).Podemos dizer que exu é a cura sobre as trevas.Todas as cores podem estar relacionadas à exu.
É a força que liga o percurso de limites entre os caminhos verticais e horizontais, por isso foi relacionado a ele a encruzilhada,pela mesma ter o formato da cruz simbolizando o equilíbrio material e o espiritual.O símbolo do exu macho é o tridente quadrado e o caracol que tem como simbologia que de um ponto se abre até o infinito.Exú é o número ímpar pois o par significa a imobilidade e exu imprime o dinamismo.Sua incorporação sempre atua no sistema nervoso do médium fazendo assim o formato de garras nas mãos e as gargalhadas, reflexo direto do centro nervoso de cada um.Não é necessário apagar as luzes ou incorporar de costas para o altar,exu não é sinônimo de palavrão,vandalismo,obscenidades ou prostituição.Aqueles que recorrem a exu para pedir ajuda em atividades criminosas na verdade não recebem deles oque pedem,pois é tabu oque falam que exu só faz o mau.É um erro imaginar que exu tem algo haver com o diabo.Existem muitos espíritos obcessores que se denominam exus batizados,mas na verdade são apenas obcessores se passando por exu.
Muitas vezes têm atos parecidos com os humanos pois estão diretamente ligados à terra.

Seu dia é Segunda–feira e o patrono Santo Antônio.
Saudação: laroiê!
Atuação: mar,estradas,campos,matos e cemitérios.
Oferenda principal: o padê, que é farinha de mandioca com algum outro ingrediente(mel,cachaça,dendê,azeite doce,açúcar,água ou até suco de frutas).
Geralmente bebem cachaça ou bebidas finas,como uísque e licor.
Podemos oferecer a exu o padê de acordo com o caso em questão.Para acalmar uma situação por exemplo usamos água com açúcar,para resolver uma questão com rapidez dendê e etc.
As flores dadas aos exus machos são cravos e palmas vermelhas.
Sua data comemorativa geralmente é no mês de junho,devido ao sincretismo com Santo Antônio.
Pássaros: anun,corvo,pardal,urubu rei.
Ervas: arranha gato,dormideira,pinhão roxo,pó de mico,bambu verde,graveto do diabo,comigo ninguém pode,boldo leiteiro.
Frutas: fruta de conde,amêndoa,limão,cana de açúcar,banana dágua, jaca,Jamelão.
Todo terreiro tem seu exu responsável.
É a polaridade em todos os aspectos.
Chifres, pés de boi e indumentárias satânicas na verdade não tem haver com exu,é devido a um sincretismo com o diabo cristão,mas na verdade desnecessária e fruto da ignorância.
Oferendas para exu: carne crua,vísceras cruas,os nós da cana de açúcar,ovos crus não cozidos,pipocas estouradas na areia e no dendê,bifes de porco,doces,fitas coloridas,cadeados ,e bolas de gude. finos,vísceras de porco,doces pretos e nos trabalhos de descarga usam-se linhas
Suas oferendas geralmente são ofertadas na encruzilhada,nos cemitérios e estradas.
Sem exu realmente não se pode fazer nada,e para aqueles que tem fé com certeza ele nunca deixa de ajudar.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mito ou realidade

Já tem mais de 10 anos que li esse artigo no jornal o Globo.Como sempre gostei de tudo que cheira a mistério,guardei esse recorte de jornal.Foi escrito por Carlos Alberto Teixeira para uma coluna do Jornal.Achei interessante,pois diz respeito ao naufrágio do Titanic e também aos mistérios que rondam o Antigo Egito.
------------------------------------------------------------------------------------
A URUCUBACA DA PRINCESA

Voltando bastante no tempo a saga se inicia com a princesa de Amen-Ra,que viveu cerca de 1.500 anos antes de Cristo.Quando faleceu,a nobre donzela ,seu belo corpo foi depositado num caixão de madeira ,lindamente ornamentado ,e enterrado profundamente numa câmara em Luxor,ou melhor,do outro lado do Nilo,no Vale dos Reis.

No final da década de 1890,quatro ingleses abastados,visitando as escavações na região,foram contactados por um indivíduo que lhes ofereceu um misterioso sarcófago contendo os restos mortais de uma princesa de Amen-Ra.Eles iniciaram uma disputa monetária pela peça e ofereceram lances cada vez mais altos,tal como num leilão.O vencedor acabou pagando vários milhares de libras esterlinas pelo raríssimo artefato e mandou que o entregassem em seu hotel.Horas mais tarde,o tal cavalheiro foi visto caminhando sozinho deserto adentro .Nunca mais foi encontrado.
N o dia seguinte,um dos três mancebos remanescentes da disputa levou um tiro acidental de um serviçal egípcio que limpava uma arma no salão em que estava.Seu braço foi tão gravemente ferido que teve que ser amputado.o terceiro homem do quarteto de janotas britânicos,ao retornar para a Inglaterra,teve a infeliz notícia de que o banco em que guardava toda a sua poupança de vida acabara de falir.O quarto cidadão do grupo,pobre homem,foi acometido de grave enfermidade.Perdeu seu emprego e reduziu-se a um vendedor de fósforos nas ruas da cidade.
Sabe-se lá como mas o sarcófago acabou chegando à Inglaterra,obviamente causando uma série de desgraças durante o caminho.Em pouco tempo foi adquirido por um negociante residindo em Londres.Depois de ter três de seus familiares feridos num acidente de estrada e de ter sua casa destruída por um incêndio,o tal sujeito rapidamente resolveu doar a peça ao Museu Britânico.Ao descarregar o esquife do caminhão,subitamente engrenou a ré e esmagou um transeunte.Ao levar a urna escada acima,um dos dois carregadores tropeçou e quebrou uma perna.O outro,aparentemente bem de saúde,morreu estupidamente dois dias depois.
Uma vez instalado o sarcófago da princesa na Sala Egípcia,aí sim é que a encrenca realmente começou.Os vigias noturnos ouviam soluços e batidas vindos do interior do caixão.Um dos vigias faleceu em serviço e os outros decidiram abandonar o emprego.Até o pessoal da limpeza passou a se recusar a trabalhar perto da princesa.
Um visitante zombeteiramente esfregou um pano de limpeza no rosto pintado sobre o sarcófago.Seu filho morreu de sarampo dias depois.Por fim,as autoridades acharam melhor transferir a problemática múmia para uma sala isolada no porão,imaginando que lá embaixo ela não poderia causar maiores complicações.Após uma semana,um dos funcionários caiu seriamente enfermo e o supervisor da tarefa de transferir a peça foi encontrado morto em seu escritório.
A essa altura, a imprensa já estava se ocupando do caso.Um fotógrafo retratou a pintura do esquife e,quando foi revelar a chapa,deparou-se com a figura de um rosto humano estampada na tampa do caixão.O assustado profissional foi direto para casa,trancou-se no quarto e se matou com um teco no quengo.Pouco tempo depois,a múmia foi vendida para um colecionador particular.Após vários infortúnios e mortes,o novo dono guardou o malfadado sarcófago no sótão.
A venerável iniciada e expert em ocultismo Madame Helena Petrovna Blavatsk,visitou a morada do colecionador .Logo que adentrou o domicílio foi tomada por um ataque de tremedeira e imediatamente passou a vasculhar a casa inteira em busca de uma influência maligna de incrível intensidade.Finalmente chegou ao sótão e encontrou a urna funerária da princesa.Perguntada se poderia exorcizar o mau espírito,Madame Blavatsky disse que o mal permaneceria para sempre e que nada poderia ser feito.Ela implorou para que o dono se livrasse daquele sarcófago e o mais rápido possível.
No entanto, nenhum museu na Inglaterra queria segurar aquela batata quente.Num período de dez anos,mais de 20 pessoas sofreram alguma desventura grave,desastre ou morte,apenas por ter chegado perto ou manuseado o tal sarcófago.
Mas como se isso tudo não bastasse, um arqueólogo americano cabeça-dura que reputava os acontecimentos sinistros aos caprichos do destino,pagou vultosa soma e providenciou a remoção da múmia e sua urna para Nova York.Em abril de 1912,o novo dono do abacaxi embarcou seu tesouro num grande navio e acompanhou-o nessa viagem.Na noite de 14 de Abril,com cenas de horror sem precedentes, a princesa de Amen-Ra acompanhou os 1.500 passageiros da embarcação em sua morte,nas profundezas do Oceano Atlântico.O nome do navio,era Titanic.

domingo, 5 de junho de 2011

OBARÁ,O ODU DA PROSPERIDADE.

Dia 06/06,para os candomblecistas é dia de obará,odú da prosperidade.Obará é representado pelo número 6. OBARÁ – O sexto Odu do jogo de búzios. Traz o número 6 e representa a prosperidade no caminho das pessoas.


LENDA DE OBARÁ


Dizem que no principio do mundo, 15 dos 16 odus seguiram todos à casa do Oluwo, afim de procurar os meios que os fizessem mudar de sorte, mas nenhum deles fez o que foi determinado pelo Oluwo. Obará um dos dezesseis odus existentes,não se encontrava no grupo na ocasião em que os demais foram consultar o oluô. Sendo ele, porém, sabedor do ocorrido, apressou-se em fazer o que o oluô determinara. É que os demais odús não fizeram por simples capricho da sorte. Obará com afinco fez o máximo que pode para conseguir seu desejo, dada a sua condição precária (de pobreza).
Como era de costume, os 15 odús de cinco em cinco dias iam à casa de Olofin, e nunca convidavam obará , por ser ele muito pobre, tanto que olhavam para ele sempre com menosprezo. Pois, então, foram a casa de olofim, jogaram e até altas horas do dia não acertaram o que queriam que Olofin adivinhasse e, com isso, acabou que todos eles se retiraram sem ter sido satisfeita sua curiosidade. Olofin, com desprezo, ofereceu uma abóbora a cada um deles, e eles, para não serem indelicados levaram consigo as abóboras ofertadas.
No caminho, porém, alguém se lembrou apontando para a casa de obará, de fazer ali uma parada, embora alguns fossem contra, dizendo que não adiantaria dar semelhante honra a obará, pois ele era um homem simples que nunca influía em nada.
Mas um deles, mais liberal, atreveu-se a cumprimentar obara-meji com estas palavras:
-Obará, bom dia ! Como vais de saúde? Será que hás de comer com estes companheiros de viajem?
Imediatamente respondeu ele que entrassem e se servissem da comida que quisessem. Dito isso, foram entrando todos, eles que já vinham com muita fome, pois estavam desde a manhã sem comer nada na casa de olofim.
A dona da casa foi ao mercado comprar carne para reforçar a comida que tinha em casa e, em poucas horas, todos almoçaram à vontade. Depois, obará convidou todos para que se deitassem para uma madorna, pois estavam todos cansados e o sol estava ardente. Mais tarde, eles se despediram do colega e lhe disseram:
-Fica com estas abóboras para ti . E lá se foram satisfeitos com a gentileza e a delicadeza do colega pobre e, até então, sem valia.
Mais tarde, quando Obará procurou por comida, sua mulher o censurou por sua fraqueza e liberalidade, dizendo que ele tinha querido mostrar ter o que não tinha, agradando a eles que nunca olharam para ele, e nunca ligaram nem deram importância ao colega.
Porém as palavras de obará eram simples e decisivas.
-Eu não faço mais do que ser delicado aos meus pares, estou cumprindo ordens e sei que fazendo estes obséquios, virá à nossa casa prosperidade instantânea.

Finda explicação, Obará pegou uma faca e cortou uma abóbora, surpreendendo-se com a quantidade de ouro e pedras preciosas que haviam dentro dela. Surpreso, e com muita felicidade, viu que em uma abóbora havia lhe dado o título de odú mais rico, porém logo percebeu que haviam mais outras 14 abóboras a serem abertas e em cada uma delas haviam outras riquezas em igual quantidade.

Obará comprou tudo que precisava, palácio e até cavalos de várias cores.
Daí que estava marcado o dia para todos os odús irem novamente à conferencia no palácio de olófim, como era de costume, já muito cedo, achavam-se todos no palácio, cada um no seu posto junto a olofim.
Quando obará veio vindo de sua casa com uma multidão que o acompanhava, até mesmo os músicos de uma enorme charanga. Enfim, todos numa alegria sem par. De vez em quando, obará mudava de um cavalo para outro em sinal à nobreza.

Os invejosos começaram a tremer e esbravejar, chamando a atenção de olofim que indagou o que era aquilo. Foi então que lhe informaram que era obará. Então perguntou olofim aos demais odús o que tinham feito com as abóboras que presenteara a eles. Responderam todos que haviam jogado no quintal de obará. Disse então olofim que a sorte estava destinada a ser do rico e próspero obará. O mais rico de todos os odús.



PARA OBARÁ TRAZER PROSPERIDADE

Pegue 3 maçãs,corte cada uma em duas partes,coloque seis moedas e cubra com açucar cristal,ofereça à Obará pedindo prosperidade.

Como acontece a iniciação na umbanda?

Afinal,como acontece a iniciação na umbanda?

Esse início acontece de forma parecida para a maioria das pessoas.Geralmente o médium vai a uma sessão de umbanda e recebe a informação de que é médium e precisa colocar roupa.Os guias costumam usar o termo”colocar roupa”que significa passar a freqüentar as sessões de umbanda usando a tradicional roupa branca.Então,surge aquele dúvida. Devo ou não colocar roupa?
Essa dúvida muitas vezes surge por temer algo que não se conhece,e também por experiências negativas de outras pessoas.Pois infelizmente há pessoas que se tornam umbandistas por algum interesse e quando não conseguem aquilo que almejavam,abandonam tudo e se tornam evangélicas,inventando mentiras em relação à umbanda e criando mitos inexistentes na religião.
Quando comecei na umbanda,aos 16 anos,sempre escutava os mais velhos dizendo:é muita responsabilidade,se entrar não pode nunca mais sair,e assim as pessoas acabam até ficando amedrontadas,pois iniciar algo em que não se pode sair sob o risco de sofrer algum castigo com certeza é um pouco amedrontador.Mas na verdade não é assim,é que ao criar um vínculo com as entidades,você passará a ter um elo e eles estarão próximos á você,irão esperar pela sua presença e pela sua dedicação.Você vai passar a fazer parte do culto,participar de preceitos,e se de uma hora para outra,abandonar tudo,os guias podem sim cobrar o seu comparecimento,ou às suas obrigações.Não se trata de castigo,nem de nunca mais poder sair,cada caso é um caso e se você irá ou não sofrer alguma cobrança vai depender dos motivos que te levaram a se afastar.
As pessoas precisam em primeiro lugar saber que a umbanda é uma religião de respeito e não uma bagunça.Muitos incorrem no erro de colocar roupa para conseguir algo e quando não conseguem simplesmente abandonam,como se fosse uma roupa ou sapato que já não se quer usar.
O princípio da umbanda é a caridade.Você passará a ser um canal através do qual os seus guias passarão a fazer a caridade,ajudando todo aquele que for em busca de algum auxílio ou amparo.Não pense que por ter uma pomba-gira terá os homens aos seus pés,ou por cuidar de um exu nunca mais será enganado,roubado ou sofrerá qualquer mal.Isso é outro erro,pois você só terá aquilo que estiver no seu caminho e tiver que ser seu.Os guias e orixás ajudam sim,não há dúvida,mas é preciso fazer por merecer e buscar aquilo que se deseja,com luta e determinação.Aquele que pensa que por ser umbandista terá algum poder extraordinário está enganado
No início o médium passa por um desenvolvimento,onde os guias muitas vezes não vêm,apenas deixam o médium tonto ou o fazem balançar,e noutras incorporam mas não falam,e nem dão consultas.Pouco a pouco os guias passarão a vir de forma diferente,e também irão falar e conversar com as pessoas falando o seu nome e as suas preferências.Não acontece sempre assim.Muitas pessoas quando iniciam,ficam confusas pois pode ser pois que os guias deixem o médium semi consciente,ou até consciente,mas isso não significa que ele não esteja incorporado.
É preciso sempre conversar com o pai ou mãe de santo e tirar todas as suas dúvidas.
Com certeza o que é preciso é ter o coração aberto,e amar a umbanda,pois para mim não há maior prazer do que poder colocar a minha cigana,meus caboclos exus e minha vovó e as minhas entidades para trabalhar,pois os amo de paixão.É muito gratificante poder ajudar ao próximo,e a umbanda para quem sabe amá-la e respeita-la é sem dúvida,maravilhosa.